Jump to content

Jogo em linguagem c ajuda

costricardo
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal, 😛

Estou com um grande problema, estudo no ensino universitario e o meu projecto de programaçao é fazer o jogo chamado fanorona, só que eu nao percebo nada. Tenho que o entregar em janeiro. AInda não tenho anda feito :bye2:

O seguinte link tem o tabuleiro desenhado e o que é o jogo http://pt.wikipedia.org/wiki/Fanorona

ajudem-me porfavor

I´m a Geek and you?www.tecnologias.in

Bem primeiro, tens de fazer o tabuleiro que pode ser com uma matriz por exemplo, depois é só pedires ao usuário para pôr as coordenadas, depois se for contra o computador o que fazes é percorrer a matriz e escolher uma posição vazia para jogar ou escolheres uma posição randomica vazia. Finalmente, é só verificares, todas as vezes que o pc ou o usuário jogar se existem vencedores, aí já tens de fazer umas quantas verificações e ver as regras do jogo...

here since 2009

Pois, então é o seguinte, tu para percorreres um vector metes um while loop correcto? Do género:

int teste[10];
int x;
for(x=0; x<10; x++){
  //instrução aqui
}

Para percorreres uma matriz é a mesma coisa só que com dois loops porque vais entrar no primeiro loop n vezes (que é o número de linhas que a matriz tem) e no segundo loop vais fazê-lo y vezes (que é o número de colunas), tu só vais entrar nas linhas outra vez quando as colunas que estiverem nessa linha tenham sido totalmente percorridas. Supondo que tens uma matriz de 3 x 3.

int linha, coluna;
int matriz[3][3];
for(linha=0; linha<3; linha++){ // ele entra com zero aqui e só volta quando o segundo for estiver em três, quando este tiver três terminam os loops
  for(coluna=0;coluna<3;coluna++){
    /*instrução aqui */
}
}

Quanto ao teu jogo o que tens de começar a fazer é a ver quantas linhas e colunas tem o tabuleiro. Depois crias uma matriz(segue os meus exemplos) da quatidade de linhas e colunas, não te esqueças que primeiro vêm as linhas!

Depois crias uma outra função que pede ao jogador para jogar do género:

int l;
int c;
printf("Qual a linha que quer jogar: ");
scanf("%d", &l);
printf("E a coluna: ");
scanf("%d", &c);

Depois disto é simples, gravas na matriz a posição:

matriz[l][c] = 'x' //Aqui o sinal x pûs só como exemplo, tinhas de ver qual é o simbolo utilizado no jogo

Depois vem o mais trabalhoso que são as checagens, para ver quem ganhou, aqui eu não te posso ajudar porque nem sequer conheço o jogo, tens de conhecer as regras e utilizar if's a torto e a direito para as verificações, não utilizes assim tantos, tente reduzir o máximo possivel.

Bem isto já foi grande demais, espero ter servido para alguma coisa....

here since 2009