costricardo Posted December 16, 2009 at 08:00 PM Report Share #300832 Posted December 16, 2009 at 08:00 PM Boas pessoal, 😛 Estou com um grande problema, estudo no ensino universitario e o meu projecto de programaçao é fazer o jogo chamado fanorona, só que eu nao percebo nada. Tenho que o entregar em janeiro. AInda não tenho anda feito :bye2: O seguinte link tem o tabuleiro desenhado e o que é o jogo http://pt.wikipedia.org/wiki/Fanorona ajudem-me porfavor I´m a Geek and you?www.tecnologias.in Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ferreira Posted December 16, 2009 at 08:41 PM Report Share #300848 Posted December 16, 2009 at 08:41 PM Em que parte tens dúvidas? http://twitter.com/ferreira Link to comment Share on other sites More sharing options...
costricardo Posted December 29, 2009 at 09:50 PM Author Report Share #303061 Posted December 29, 2009 at 09:50 PM em tudo, nao consigo mesmo faze-lo e tenho de apresentá-lo em janeiro la para dia 10 I´m a Geek and you?www.tecnologias.in Link to comment Share on other sites More sharing options...
Localhost Posted December 29, 2009 at 10:03 PM Report Share #303072 Posted December 29, 2009 at 10:03 PM Bem primeiro, tens de fazer o tabuleiro que pode ser com uma matriz por exemplo, depois é só pedires ao usuário para pôr as coordenadas, depois se for contra o computador o que fazes é percorrer a matriz e escolher uma posição vazia para jogar ou escolheres uma posição randomica vazia. Finalmente, é só verificares, todas as vezes que o pc ou o usuário jogar se existem vencedores, aà já tens de fazer umas quantas verificações e ver as regras do jogo... here since 2009 Link to comment Share on other sites More sharing options...
costricardo Posted December 29, 2009 at 10:06 PM Author Report Share #303075 Posted December 29, 2009 at 10:06 PM mas eu tou mesmo mal em programação, nao pesco nada =/ podia dar um ajuda B) I´m a Geek and you?www.tecnologias.in Link to comment Share on other sites More sharing options...
Localhost Posted December 29, 2009 at 10:07 PM Report Share #303077 Posted December 29, 2009 at 10:07 PM Ok, posso-te ajudar mas não penses que te vou fazer o trabalho. Sabes o que é uma matriz? here since 2009 Link to comment Share on other sites More sharing options...
costricardo Posted December 29, 2009 at 10:08 PM Author Report Share #303078 Posted December 29, 2009 at 10:08 PM sim , e sei guardar dados em arreys e imprimi los , pouco mais I´m a Geek and you?www.tecnologias.in Link to comment Share on other sites More sharing options...
Localhost Posted December 29, 2009 at 10:26 PM Report Share #303091 Posted December 29, 2009 at 10:26 PM Pronto, sabes percorrer uma matriz do género: int l,c; int matriz[3][3]; for(l=0; l<3; l++){  for(c=0; c<3; c++){   matriz[l][c] = l * c;  } } here since 2009 Link to comment Share on other sites More sharing options...
costricardo Posted December 30, 2009 at 07:23 PM Author Report Share #303274 Posted December 30, 2009 at 07:23 PM por acaso nao =/ I´m a Geek and you?www.tecnologias.in Link to comment Share on other sites More sharing options...
Localhost Posted December 30, 2009 at 07:46 PM Report Share #303278 Posted December 30, 2009 at 07:46 PM Pois, então é o seguinte, tu para percorreres um vector metes um while loop correcto? Do género: int teste[10]; int x; for(x=0; x<10; x++){  //instrução aqui } Para percorreres uma matriz é a mesma coisa só que com dois loops porque vais entrar no primeiro loop n vezes (que é o número de linhas que a matriz tem) e no segundo loop vais fazê-lo y vezes (que é o número de colunas), tu só vais entrar nas linhas outra vez quando as colunas que estiverem nessa linha tenham sido totalmente percorridas. Supondo que tens uma matriz de 3 x 3. int linha, coluna; int matriz[3][3]; for(linha=0; linha<3; linha++){ // ele entra com zero aqui e só volta quando o segundo for estiver em três, quando este tiver três terminam os loops  for(coluna=0;coluna<3;coluna++){   /*instrução aqui */ } } Quanto ao teu jogo o que tens de começar a fazer é a ver quantas linhas e colunas tem o tabuleiro. Depois crias uma matriz(segue os meus exemplos) da quatidade de linhas e colunas, não te esqueças que primeiro vêm as linhas! Depois crias uma outra função que pede ao jogador para jogar do género: int l; int c; printf("Qual a linha que quer jogar: "); scanf("%d", &l); printf("E a coluna: "); scanf("%d", &c); Depois disto é simples, gravas na matriz a posição: matriz[l][c] = 'x' //Aqui o sinal x pûs só como exemplo, tinhas de ver qual é o simbolo utilizado no jogo Depois vem o mais trabalhoso que são as checagens, para ver quem ganhou, aqui eu não te posso ajudar porque nem sequer conheço o jogo, tens de conhecer as regras e utilizar if's a torto e a direito para as verificações, não utilizes assim tantos, tente reduzir o máximo possivel. Bem isto já foi grande demais, espero ter servido para alguma coisa.... here since 2009 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Create an account or sign in to comment
You need to be a member in order to leave a comment
Create an account
Sign up for a new account in our community. It's easy!
Register a new accountSign in
Already have an account? Sign in here.
Sign In Now