jtiagodias Posted December 16, 2009 at 05:49 PM Report Share #300790 Posted December 16, 2009 at 05:49 PM Viva, boa tarde. Fiz algumas pesquisas no fórum e, apesar de ter encontrado alguns tópicos relacionados, nenhum me satisfez. Precisava de, com base em CheckBox, conseguir proteger/desproteger folhas de cálculo de um documento. A parte do if check box etc eu sei... A questão é mesmo a forma como se dá a instrução de protecção, depois verificar se está protegida e desproteger... Alguém me pode dar umas dicas??? Obrigado desde já. Cumprimentos Link to comment Share on other sites More sharing options...
FreiNando Posted December 16, 2009 at 10:07 PM Report Share #300915 Posted December 16, 2009 at 10:07 PM Usa o Comando Protect para proteger e Unprotect para desproteger. Para verificar o estado tens ProtectContents, ProtectDrawingObjects,ProtectionMode, ProtectScenarios e ainda Protection com items para cada um dos vários parametros de Protect . Podes fazer desta forma: Metes uma checkBox na folha com o código seguinte: Private Sub Worksheet_Activate() chkProtect.Value = Me.ProtectContents End Sub Private Sub chkProtect_Click() If chkProtect.Value = True Then Me.Protect Contents:=True 'aqui tens muitos mais parametros Else Me.Unprotect End If End Sub O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles Link to comment Share on other sites More sharing options...
jtiagodias Posted December 17, 2009 at 04:42 PM Author Report Share #301142 Posted December 17, 2009 at 04:42 PM Viva. Desde já o agradecimento pelo contributo mas quando coloquei o post ainda não sabia muito bem o que queria e portanto não fui suficiente especifico. O que tenho agora é um form com X CheckBox que correspondem a X Folhas de Cálculo. Nesse form tenho um botão que actualizará as istruções dadas pelo utilizador. Qual era o objectivo? O utilizador colocava o check nas folhas que queria bloquear e essa instrução era processada através de If's com o click no botão. Bem sei que deve have rmaneiras mais fáceis mas é a forma como eu o consigo fazer... Por isso acho que o teu código não se está bem ajustado a esta situação que, como disse, desconhecias... Queri aproveitar para perguntar de que forma é que consigo que o utilizador tenha que inserir um código para bloquear a folha de cálculo e depois, para desbloquear, tenha que inserir esse mesmo código... Obrigado Cumprimentos Link to comment Share on other sites More sharing options...
FreiNando Posted December 17, 2009 at 09:16 PM Report Share #301182 Posted December 17, 2009 at 09:16 PM O procedimento Protect tem a Password no primeiro parametro, e o Unprotect tem a Password como único parametro. Quanto às checkBoxes, seja na folha de cálculo ou num formulário o código é o mesmo, só que em lugar de Me usas Worksheets("Nome"/Indice). O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles Link to comment Share on other sites More sharing options...
jtiagodias Posted December 18, 2009 at 04:58 PM Author Report Share #301310 Posted December 18, 2009 at 04:58 PM Vou experimentar mas ver se percebi... Na própria check-box meto o código??? Ou posso pô-lo com um if num botão para executar em difersas folhas de cálculo? Obrigado pela dica. O procedimento Protect tem a Password no primeiro parametro, e o Unprotect tem a Password como único parametro. Quanto às checkBoxes, seja na folha de cálculo ou num formulário o código é o mesmo, só que em lugar de Me usas Worksheets("Nome"/Indice). Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts