Jump to content

Login simples

Ivo Pereira
 Share

Recommended Posts

Sorry pela pergunta noob mas isso do backend dá-me a volta à cabeça.  😛

Como é que se faz um backend? ? (tipo ando a aprender PHP por isso ainda não sei muito)

A minha ideia de um backend simples é uma serie de forms que pedem o que definirmos e isso vai guardar na DB e depois o frontend vai consultar na DB automaticamente. É mais ou menos assim que funciona certo?

Sorry pela pergunta noob mas isso do backend dá-me a volta à cabeça.  😛

Como é que se faz um backend? ? (tipo ando a aprender PHP por isso ainda não sei muito)

A minha ideia de um backend simples é uma serie de forms que pedem o que definirmos e isso vai guardar na DB e depois o frontend vai consultar na DB automaticamente. É mais ou menos assim que funciona certo?

Sim 👍 é um painel de administração para o teu site por exemplo.

Sir Pereira, há já tantos posts relativos a este assunto, não era necessário teres aberto um novo... Usa o search antes.

Quanto à tua pergunta, se for só um utilizador um if($utilizador=='john' && $password=='xpto') serve e não tens grandes problemas ao nível de segurança.

Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King

Sir Pereira, há já tantos posts relativos a este assunto, não era necessário teres aberto um novo... Usa o search antes.

Quanto à tua pergunta, se for só um utilizador um if($utilizador=='john' && $password=='xpto') serve e não tens grandes problemas ao nível de segurança.

Aichh é verdade, desculpa aí.  :dontgetit:

O querer fazer tudo à pressa antes de me ir deitar dá nisto, desculpa aí mais uma vez 😛

E obrigado pela resposta, pois é exactamente algo desse género que estou a usar 👍

Sim. Não é possível descodificar. Assim protejes-te se alguém te tentar "roubar" o conteúdo do ficheiro PHP.

o md5 é suposto ser irreversível, mas é possivel descodificar recorrendo a tabelas de hashs md5 (há sites online que permitem descodificar), mas só permite casos relativamente "simples".

Claro que vamos assumir que mais ninguém tem acesso ao ficheiro source onde a verificação é feita, sendo que o md5 é apenas uma protecção para os olhares alheios quando estamos a editar ficheiros em lugares públicos (faculdade, escola, etc.) e eventuais acessos.

Para ser realmente quase irreversível, normalmente eu recorro a combinações de md5 e sha1 (e operações de strings) para encriptar passwords, mas para este caso tanto não será necessário.

Em sistemas de login mais complexos, recorro tambem a sal (salt) para heterogenizar as passwords.