Ivo Pereira Posted December 15, 2009 at 11:34 PM Report Share #300642 Posted December 15, 2009 at 11:34 PM Boas pessoal, para fazer um backend, estou a pensar utilizar um método de login muito simples, apenas para um utilizador, e como tal, gostaria de saber se uma simples comparação de strings, estaria correcta, ou se haveria muitas desvantagens, mesmo que a segurança, na utilização desta. Cumps 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
IRX773 Posted December 15, 2009 at 11:48 PM Report Share #300649 Posted December 15, 2009 at 11:48 PM Sorry pela pergunta noob mas isso do backend dá-me a volta à cabeça. 😛 Como é que se faz um backend? ? (tipo ando a aprender PHP por isso ainda não sei muito) A minha ideia de um backend simples é uma serie de forms que pedem o que definirmos e isso vai guardar na DB e depois o frontend vai consultar na DB automaticamente. É mais ou menos assim que funciona certo? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ivo Pereira Posted December 15, 2009 at 11:53 PM Author Report Share #300651 Posted December 15, 2009 at 11:53 PM Sorry pela pergunta noob mas isso do backend dá-me a volta à cabeça. 😛 Como é que se faz um backend? ? (tipo ando a aprender PHP por isso ainda não sei muito) A minha ideia de um backend simples é uma serie de forms que pedem o que definirmos e isso vai guardar na DB e depois o frontend vai consultar na DB automaticamente. É mais ou menos assim que funciona certo? Sim 👍 é um painel de administração para o teu site por exemplo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
skin Posted December 15, 2009 at 11:57 PM Report Share #300652 Posted December 15, 2009 at 11:57 PM Sir Pereira, há já tantos posts relativos a este assunto, não era necessário teres aberto um novo... Usa o search antes. Quanto à tua pergunta, se for só um utilizador um if($utilizador=='john' && $password=='xpto') serve e não tens grandes problemas ao nível de segurança. Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ivo Pereira Posted December 16, 2009 at 12:14 AM Author Report Share #300653 Posted December 16, 2009 at 12:14 AM Sir Pereira, há já tantos posts relativos a este assunto, não era necessário teres aberto um novo... Usa o search antes. Quanto à tua pergunta, se for só um utilizador um if($utilizador=='john' && $password=='xpto') serve e não tens grandes problemas ao nível de segurança. Aichh é verdade, desculpa aí. :dontgetit: O querer fazer tudo à pressa antes de me ir deitar dá nisto, desculpa aí mais uma vez 😛 E obrigado pela resposta, pois é exactamente algo desse género que estou a usar 👍 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jakoozie9 Posted December 18, 2009 at 09:09 PM Report Share #301356 Posted December 18, 2009 at 09:09 PM Quanto à tua pergunta, se for só um utilizador um if($utilizador=='john' && $password=='xpto') serve e não tens grandes problemas ao nível de segurança. Boas, Esse codigo está em que linguagem? Desculpem esta pergunta de noob. Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted December 18, 2009 at 09:59 PM Report Share #301363 Posted December 18, 2009 at 09:59 PM PHP. @Sir Pereira, codifica a password para MD5 ou SHA1. Depois, fazes: if ($utilizador == 'john' && md5($password) == '56273jdds8kjdy') É mais seguro. 😛 PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jakoozie9 Posted December 18, 2009 at 11:02 PM Report Share #301367 Posted December 18, 2009 at 11:02 PM Boas, Exprimentei no Adobe Dreamweaver CS4 trial mas não deu Desculpei lá a minha noobice. Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted December 18, 2009 at 11:08 PM Report Share #301368 Posted December 18, 2009 at 11:08 PM http://joaopedropereira.com/blog/2009/08/15/php-developer-caminho/ http://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_web:php:iniciacao PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ivo Pereira Posted December 19, 2009 at 02:23 PM Author Report Share #301409 Posted December 19, 2009 at 02:23 PM PHP. @Sir Pereira, codifica a password para MD5 ou SHA1. Depois, fazes: if ($utilizador == 'john' && md5($password) == '56273jdds8kjdy') É mais seguro. 😛 Estas codificações só têm um output certo? 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted December 19, 2009 at 03:33 PM Report Share #301427 Posted December 19, 2009 at 03:33 PM Sim. Não é possível descodificar. Assim protejes-te se alguém te tentar "roubar" o conteúdo do ficheiro PHP. PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ivo Pereira Posted December 19, 2009 at 03:45 PM Author Report Share #301435 Posted December 19, 2009 at 03:45 PM Sim. Não é possível descodificar. Assim protejes-te se alguém te tentar "roubar" o conteúdo do ficheiro PHP. Isso seria possível? O roubo de um ficheiro que no browser apenas mostra o output? Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted December 19, 2009 at 04:37 PM Report Share #301441 Posted December 19, 2009 at 04:37 PM Sim, mas há programas que tentam extrair o conteúdo do ficheiro, e às vezes com sucesso. No entanto, nós programadores, em termos de segurança, temos de pensar que tudo é possível. 😛 PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Darthx Posted December 19, 2009 at 06:13 PM Report Share #301453 Posted December 19, 2009 at 06:13 PM Sim. Não é possível descodificar. Assim protejes-te se alguém te tentar "roubar" o conteúdo do ficheiro PHP. o md5 é suposto ser irreversível, mas é possivel descodificar recorrendo a tabelas de hashs md5 (há sites online que permitem descodificar), mas só permite casos relativamente "simples". Claro que vamos assumir que mais ninguém tem acesso ao ficheiro source onde a verificação é feita, sendo que o md5 é apenas uma protecção para os olhares alheios quando estamos a editar ficheiros em lugares públicos (faculdade, escola, etc.) e eventuais acessos. Para ser realmente quase irreversível, normalmente eu recorro a combinações de md5 e sha1 (e operações de strings) para encriptar passwords, mas para este caso tanto não será necessário. Em sistemas de login mais complexos, recorro tambem a sal (salt) para heterogenizar as passwords. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts