Jump to content

Glassfish: Adicionar directorias à PATH

MK
 Share

Recommended Posts

Estou  a seguir o tutorial da sun para a versão JAVA EE 5 (ainda em fase inicial).

Após instalar e configurar todo o software para correr os exemplos, surgiu aqui uma pequena dúvida.

...Instalei o Glassfish v3 como Application server e para evitar estar a escrever o caminho completo dos comandos, gostava de adicionar a PATH para especificar as seguintes directorias como mostro em baixo:

"After you install the Application Server, add the following directories to your PATH to avoid having to specify the full path when you use commands:

as-install/bin

as-install/lib/ant/bin"

Alguém pode ajudar-me a solucionar esta situação?

A solução dependerá do SO que usas, já que a PATH é um variável do Sistema Operativo e a forma de configurar será ligeiramente diferente de SO para SO.

Se for em Windows, nas propriedades do sistema, quando carregas com o botão direito em cima do ícone "Meu Computador", ou através do painel de controlo, tens opções para definir a PATH, basta adicionares esses dois caminhos, completos, na PATH de utilizador. Podes ter de reiniciar o sistema operativo.

No caso de Linux podes adicionar ao ficheiro que controla a tua consola, .rc_profile, ou .profile, ou outro dependendo da distribuição.

Agora, para ser mais específico é preciso saber que OS estás a usar 🙂

Pois esqueci-me de especificar.

Uso o Windows 7.

Eu já tinha ido às variáveis de ambiente (nas var de utilizador) do windows e coloquei na path do java assim:

C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_17\bin;C:\glassfishv3\glassfish\bin;C:\glassfishv3\glassfish\lib\ant\bin;

Como podes ver acrescentei a linha seguinte ao caminho do java:

C:\glassfishv3\glassfish\bin;C:\glassfishv3\glassfish\lib\ant\bin;

Só que não funcionou...

No caso do Windows, os problemas que tive foi ele não actualizar a PATH sem reiniciar, mas isso foi em XP.

Essas são as opções que terás de actualizar, neste caso não sei até que ponto é necessário alterar a ordem, não tenho conhecimento de problemas com essas pastas específicas, mas podes tentar colocar primeiro as do glassfish, antes das do Java.

No final de 2009, iniciei o tutorial da sun para a versão Java EE 5, mas fiquei algum tempo sem me debruçar sobre isso...

O problema que tinha verificado em relação à PATH, foi resolvido para reconhecer o asadmin. Contudo, na altura não tinha testado ainda o ant que estava agora a testar para fazer o build do 1º exemplo.

- Tinha 1º testado através do Netbeans e deu build failed, com o erro:

C:\javaeetutorial5\examples\web\hello1\nbproject\build-impl.xml:201: The Java EE server classpath is not correctly set up. Your active server type is J2EE.

Either open the project in the IDE and assign the server or setup the server classpath manually.

- Fazer o build através do ant, também não foi possível pois não é reconhecido.

Alguém me pode ajudar com isto?