Jump to content

Fechar automaticamente um ficheiro exel

andre_franco
 Share

Recommended Posts

Eu tenho um ficheiro de exel já com bastante codigo disponibilizado numa rede de uma empresa, como é um ficheiro de preenchimento diario e muito util, há sempre algum utilizador que utiliza e se esquece dele aberto, então os outros já so podem aceder a ele atravez de "read only".

O que eu pretendia era que depois de aberto ele automaticamente grava-se e se fecha-se ao fim de 5 minutos, para que os outros utilizadores introduzirem os seus dados.

Conheço um modo de o fazer, mas é em VBA, e como por defeito o Excell bloqueia as macros, para que possa funcionar todos os utilizadores têm de permitir a execução de macros neste ficheiro.

Além disso basta o utilizador usar Ctrl+Break e pode parar a macro.

Por último, este procedimento é invulgar porque leva o processador a trabalhar sempre, no entanto deixa as outras aplicações trabalhar normalmente.

Este é o código a colocar no Workbook(EsteLivro):

Option Explicit

'Fechar um minuto depois de abrir
Private Sub Workbook_Open()
    Dim D As Date, N As Integer
    On Error Resume Next

Inicio:

D = Now + TimeSerial(0, 1, 0) 'Um minuto . Pode ser outro valor

While D > Now
        DoEvents        
    Wend

N = MsgBox("Este documento irá fechar." & vbCrLf & _
                "Pretende gravar as alterações?", vbDefaultButton1 + vbYesNoCancel)
    If N = vbCancel Then GoTo Inicio
    If N = vbYes Then Me.Close True Else Me.Close False

End Sub

O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles