Jump to content

Livro J2EE

MK
 Share

Recommended Posts

Viva!

Pessoal, este é o primeiro post que faço aqui no fórum do portugal-a-programar.org.

Estou à procura de um livro para JAVA Enterprise Edition e gostava que me aconselhassem da melhor forma.

Já procurei aqui no fórum na secção de Pesquisa, mas não encontrei nada. Por isso, se estiver a repetir um tópico, peço desculpa...

Obrigado.

Obrigado pela resposta.

Já tinha procurado no fórum da sun e também aconselhavam esse tutorial.

Estou só a certificar-me de qual será a melhor opção antes de iniciar a aprofundar as coisas.

O que me podem dizer sobre os seguintes?

- Java 2 Enterprise Edition 1.4 Bible

- Head 1st Servlets and JSP

- Beginning Java EE 5, From Novice to Professional

O primeiro é antigo, o EE está actualmente na versão 6 esse é para a 4 e muita coisas mudou entretanto.

O segundo não sei versões mas só abrange Servlets e JSP e JavaEE não é só isso tem tambem JPA, JDBC, XML, WS, JSF...

O ultimo parece-me bem mas eu no teu lugar tentaria talvez alguma coisa de EE 6 já que é para aprender que se aprenda logo o mais recente.

I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere!

Se é para iniciar em JEE, o tutorial da Sun é o melhor. Dos livros que apresentaste apenas conheço o primeiro, e como todos os outros "bible" deixa muito a desejar na explicação e no conteúdo.

No entanto não subscrevo a ideia de se aprender já o JEE 6, existe ainda pouco suporte para essa versão, quer em ferramentas de desenvolvimento quer em documentação, e a versão usada é a 5, que nem difere muito da 6. Pelo que aprender a 5 não é uma perda de tempo ou estar a aprender uma tecnologia velha.

O tutorial tem a vantagem de seguir um exemplo prático, muito comum ao que é feito na vida real, e introduzir os conceitos de forma fácil.