bgmc Posted December 11, 2009 at 11:58 PM Report Share #299970 Posted December 11, 2009 at 11:58 PM Boas a todos. Não sei se é o sitio indicado para meter a minha questão, se for não for peço desculpa. Estou a iniciar os primeiros passos em visual basic 2008, e estou a gostar. Estou as voltas com um exercicio: Dado um numero e indicar se ele é inteiro ou decimal. Muito obrigado. Link to comment Share on other sites More sharing options...
vbtipo Posted December 12, 2009 at 10:17 AM Report Share #299986 Posted December 12, 2009 at 10:17 AM Tens que verificares se existe algum ponto ou uma virgula, ou seja, 1 - Transformas esse valor inteiro numa string; 2 - Verificas se existe algum algarismo que não seja numérico, isto é, alguma virgula ou ponto; 3 - Invertes novamente a string em numérico. Lema: Se eu não saber de alguma coisa não se preocupem porque tento sempre ajudar alguma coisita, nem que seja, por palpites/sugestões. Link to comment Share on other sites More sharing options...
softklin Posted December 12, 2009 at 11:09 AM Report Share #299996 Posted December 12, 2009 at 11:09 AM Numa perspectiva mais matemática, também podes comparar os valores obtidos pelos arredondamentos por excesso e por defeito. Isto é, se tivermos o número 7.3, se o arredondarmos por excesso, obtemos o valor 8, e se arredondarmos por defeito obtemos o valor 7, logo, sabemos que se trata de um número decimal, pois são diferentes. Em VB, podes recorrer às funções Math.Ceiling e Math.Floor para fazer os arredondamentos por excesso e defeito, respectivamente. Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post. Link to comment Share on other sites More sharing options...
AMateus Posted December 12, 2009 at 11:08 PM Report Share #300094 Posted December 12, 2009 at 11:08 PM Boas, Aqui vai uma função: Private Function IsValueInteger(ByVal num As Double) As Boolean Return num Mod 1 = 0 End Function Abraços R. Tape Loading Error Link to comment Share on other sites More sharing options...
FreiNando Posted December 12, 2009 at 11:50 PM Report Share #300110 Posted December 12, 2009 at 11:50 PM Ou ainda, seguindo o método do AMateus: Private Function IsValueInteger(ByVal num As Double) As Boolean Return Int(num) = num End Function E caso queiras saber a parte inteira e a parte decimal: Private Function ValueInteger(ByVal num As Double) As Integer Return Int(num) End Function Private Function ValueDecimal(ByVal num As Double) As Double Return num Mod 1 End Function O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts