Jump to content

Formularios

sfapereira
 Share

Recommended Posts

Boas Pessoal!

Gostaria de saber se me podiam ajudar:

Tenho um Form com uma serie de campos que vai buscar informação à BD,onde existe um botão,que depois de clicado, surge outro Form servindo de calculo de alguns dos dados do form anterior.

isto se calhar não esta muito claro..mas a ideia seria bloquear todos os campos  do 1º form e surgir um segundo Form (editavel) . Quando quisesse voltar a tras (com o btn por exemplo) o primeiro Form iria surgir como se nada fosse fechando-se o segundo..

Acham isto perceptivel/possivel?? Sou um cado leigo no campo da programação...

Abraço a todos e obrigado

SP

Se percebi bem, o ShowDialog resolve-te o problema, pois abre o form Modal, ou seja, a execução de código no form de chamada fica estanque e só retoma quando o form modal for fechado.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Desde já o meu obrigado às vossas respostas/sugestões..

A ideia seria continuar com o form inicial com todos os campos/botoes não editaveis (ficava em background, mas visivel) e o outro surgiria como um popup no qual poderia mexer. Assim que sai deste o que estava por detrás ficaria de novo com os valores e editável..

A questão do me.hide() é o que tenho e ele faz a troca de forms que quando volto atras perco toda a informação (isso já é outra guerra..). Mas a ideia original seria mesmo a que expliquei acima.

A função showdialog posso testar, primeiro tenho de ver como posso implementar isso no meu projecto..posso aplicar o modelo apresentado pelo legd1991

Muito obrigado a todos e volto a dar novas assim que surgir oportunidade e razões para tal!

Abraço

SP

Boas Ribeiro55,

realmente não consigo mexer-lhe, está porreiro, mas quando faço voltar fecha-me todos os forms..  ?

eu vou deixar-vos o codigo dos dois forms

Form Principal:

If objfrmRecibo Is Nothing Then
            objfrmRecibo = New frmRecibo
            objfrmRecibo.Owner = Me
        End If
        objfrmRecibo.ShowDialog()
        Me.Hide()

Form Secundario:

If objFuncionario Is Nothing Then
            objFuncionario = New frmFuncionario
            objFuncionario.Owner = Me
        End If
        objFuncionario.Show()
        Me.Close()

Possivelmente alguma barbaridade...  :bored:

Ou é da hora, ou não estou a perceber bem o que queres fazer...

O form principal chama o secundário com um simples ShowDialog. O form secundário só tem de ser fechado para que o principal volte a ficar acessível.

Não há truques com Hides, Closes ou lá o que seja.

Se queres que o form principal desapareça simplesmente, mostrando o segundo, e que fechando o segundo re-apareça o principal, joga com visibilidades apenas (Visible=True / False) e usa Show.

Só tens de ter cuidado em dar um FormPrincipal.Visible=True no evento FormClosing do secundário.

Se estás a criar instâncias novas, é tudo reinicializado.

Sérgio Ribeiro

"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Brutal Sergio Ribeiro!

Esta resolvido, realmente não fazia sentido o que estava a fazer! Deixo aqui o codido alterado de ambos os forms!

Form Principal:

objfrmRecibo.Owner = Me
        End If

Form Secundario:

Me.Close() 

Obrigado mais uma vez a todos pela ajuda!!

Grande abraço e bom resto de fds

SP

O form principal chama o secundário com um simples ShowDialog. O form secundário só tem de ser fechado para que o principal volte a ficar acessível.

Não há truques com Hides, Closes ou lá o que seja.

Esta resolvido, realmente não fazia sentido o que estava a fazer! Deixo aqui o codido alterado de ambos os forms!

Form Principal:

objfrmRecibo.Owner = Me
        End If

Form Secundario:

Me.Close() 

Só um comentário, se me permites: lê 🙂 :)

Sérgio Ribeiro