Jump to content

Diferença na declaração de variaveis.

pedrosimoes
 Share

Recommended Posts

Boas, a minha dúvida é o seguinte:

Quando fazemos um programa em c, normalmente usamos varias funções cada uma destinada a uma determinada tarefa. A minha duvida é saber qual a diferença entre:

#include <stdio.h>
funcao (int x)
{}

e

#include <stdio.h>
funcao ()
{ int x;}

Já tentei testar com varios programas e continuo a não eprceber muito bem a diferença!

A diferença é que se chamares a função a partir de outra, por exemplo do main, se tiveres funcao(int x), vais poder associar um parâmetro... ou seja, passar um valor para a função que estas a chamar enquanto que a outra apenas estás a declarar uma variável que é usada dentro da função e não podes atribuir um valor directamente a partir de um outro local.

Um exemplo é uma simples função de somar...

Caso tenhas:

int somar (int v1, int v2){

return v1 + v2;

}

int main(){

printf("A soma e %d", somar(5,3)); // Estás a passar um 5 e um 3 o que vai dar 8, mas a utilização faz com que decidas os parâmetros da função que vais chamar por aqui

return 0;
}

Por outro lado:

int somar (){ // Aqui não recebes nada da função através da qual chamas esta, logo vais trabalhar com variáveis apenas dentro da função..

return 5 + 3;

}

int main(){

printf("A soma e %d", somar()); // Não podes passar nada pois a função não aceita parâmetros e estás limitado ao que acontecer na função..

return 0;
}

Sim, já entendi! Já agora podem dar uma vista de olhos no programa que fiz? É simples mas foi mesmo so para aplicar a materia das funçoes.

#include <stdio.h>

int ler ()
{
int x;
printf("Escolha o numero da tabuada:");
scanf("%d", &x);
return x;

}
void escrever(int x, int y)
{

printf("\n%d * %d =%d",x,y,x*y);
}
void tabuada ()
{
int y;

for (y=1;y<11;y++)

}
void main()
{
int a;
a=ler();
tabuada (a);

Nao faz exactamente o que queria. Só indica a primeira multiplicaçao da tabuada e queria ate 10.

Bem acho que estão aí algumas coisas mal, na função main usaste a função tabuada com um argumento, e na própria função não existe nenhum, depois a função tabuada está incompleta. O código ficaria mais ou menos assim:

#include <stdio.h>

int ler ()
{
        int x;
        scanf("%d", &x);
        return x;
}
void escrever(int x)
{
        int y;
        for(y=0; y<11; y++)
       { 
       }
}

void main()
{
        int a;
        a=ler();
        escrever(a);
        printf("\n");
        system("pause");
}

p.s. Tirei-te aí uma função por achar inútil e acrescentei um system("pause"); caso estejas em windows, caso não tira 😄

here since 2009

Eu fiz assim e deu.me bem!

#include <stdio.h>

int ler ()
{
int x;
scanf("%d", &x);
return x;

}
void escrever(int x, int y)
{

}
void tabuada (int x)
{
int y;
for (y=1;y<11;y++)
	escrever (x,y);

}
void main()
{
int a;
a=ler();
tabuada(a);
}

Não tenho a certeza do que estás a perguntar mas acho que o que queres é mudar o valor de uma variável que está numa outra função, para fazeres isso tens de usar uma coisa chamada 'Chamada por referência' em que forneces o endereço de memória de uma variável de uma outra função e que podes mudá-la com uma simples atribuição.

here since 2009