Jump to content

wysiwyg

diokhan
 Share

Recommended Posts

boas,

eu pesquisei no forum sobre isto, encontrei um topico com uma discussao sobre isto, mas como la nao tinha o que precisava decidi abrir um novo topico.

eu preciso de um wysiwyg, editor online, para por no meu site, mas, toda a informaçao que escrever preciso guardar na base de dados, é possivel? e como faço? ?

...Join the dark side...and get a free cookie...

• Replies 47
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Existem vários editores desse tipo, o que tenho usado mais é o TinyMCE. Como qualquer editor é apenas uma componente visual, os dados tratas como queres e tipicamente esses editores usam uma textarea. Basta colocares a textarea num formulário e tratares os dados com PHP como te convir.

Vê o site do tinyMCE que tem imensa informação e exemplos simples de seguir.

eu por acaso encontrei esse e achei simples de implementar na pagina..mas falta-me descobrir como codificar os dados para inserir na base de dados e depois para descodificar os dados para mostrar ao utilizador..tambem encontrei o fckeditor mas achei mais complexo de utilizar

obrigado pela sugestao 😄

Depende do que queres fazer com os dados, mas podes simplesmente pegar nos valores que vêm no $_POST correspondentes à caixa de texto, e gravar isso num campo TEXT numa tabela da base de dados.

É sempre conveniente tratar os dados, para isso existem também vários tutoriais, não sei aqui pelo fórum existe mas é bem possível. Mas na forma mais simplista é mesmo pegar nos dados e fazer o insert/update na BD.

esta parte ta no index.php

<script type="text/javascript" src="http://js.nicedit.com/nicEdit-latest.js"></script> 
<script type="text/javascript">
//<![CDATA[
bkLib.onDomLoaded(function() { nicEditors.allTextAreas();});
//]]>
</script>

este é o textarea em questao:

<td>Description:</td>
<td><textarea name='description2'rows=10 cols=70 value=$r->DESCRIPTION></textarea></td>

e aqui supostamente ele gravava na base de dados:

try{
$stmt = $dbh->prepare("UPDATE task SET 
  NAME_TASK = :name_task, DESCRIPTION = :description, 
  PLATE_NUMBER = :plate_number, REF_TASK = :ref_task, 
  NUMBER_READS = :number_reads, NUMBER_CONTIGS = :number_contigs
  WHERE ID_TASK = :id");

$stmt->bindParam(':id', $_GET['id']);
$stmt->bindParam(':name_task', $_POST['taskname']);
$stmt->bindParam(':description', $_POST['description2']);
$stmt->bindParam(':plate_number', $_POST['platenumber']);
$stmt->bindParam(':ref_task', $_POST['reftask']);
$stmt->bindParam(':number_reads', $_POST['number_reads']);
$stmt->bindParam(':number_contigs', $_POST['number_contigs']);
$stmt->execute();

}
catch ( PDOException $e )

ele supostamente gravava algo na base de dados, mas nada, aparece o campo vazio.

ps: estao a vontade para dizer que tenho tudo errado, é a 1ª vez que preciso de fazer algo deste genero 😄

Mas aparece só o da descrição?

Tenta fazer isto para ver se o problema é do form ou da query SQL.

echo $_POST["description2"];

Se ele imprimir, na página onde fazes isso do Query SQL, o problema deve estar noutra coisa que não a TextArea.

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

sim é so a descriçao que quero editar, porque é o campo com mais texto e detalhado. vou experimentar o que disseste 😄

Mas aparece só o da descrição?

Tenta fazer isto para ver se o problema é do form ou da query SQL.

echo $_POST["description2"];

Se ele imprimir, na página onde fazes isso do Query SQL, o problema deve estar noutra coisa que não a TextArea.

fiz o que disseste na pagina onde fazer o UPDATE e nao devolve nada na variavel ?

PS: se eu nao usar esta ferramenta o sistema grava na base de dados normalmente sem problemas, quando coloco esta ferramenta a funcionar ja da barraca. ha alguma outra forma de utilizar isto?

eu saquei agora o tinymce 3.2.7

como faço para configurar na minha pagina? quais os ficheiros que preciso e como os ordenar?

é a 1ª vez que uso este tipo de ferramentas, ando um pouco perdido 😄

se alguem puder ajudar-me

PS: problema resolvido 😛 usei o tinymce, grava na base de dados codigo html mas nao ha problema obrigado pela ajuda 😄

essa do markup nao sabia

o codigo tenho assim:

while($r = $res->fetch(PDO::FETCH_OBJ))
	        {
	        	$description = $r->DESCRIPTION;
				//echo $description;
	        	echo"</td>
					</tr><tr>
				      <td>Task Name:</td>
				      <td><input type='text' name='taskname' size='95' value=$r->NAME_TASK></td>
				    </tr><tr>
				      <td>Description:</td>
				      <td><textarea name='description2'rows='15' cols='80' style='width: 80%' value=$description></textarea></td>
				    </tr><tr>

nao tenho nenhum caracter a mais ?

vou voltar a reabrir este tópico para evitar abrir um novo.

eu tenho uma duvida, eu quero fazer com que algumas textarea que são formatadas pelo TinyMCE fiquem readonly, mas só algumas, porque algumas posso inserir informações, mas outras que só preciso para apresentar a informação inserida na base de dados, desta forma não dando privilegio do utilizador escrever, mesmo que não grave na base de dados

alguém sabe como o fazer? ja vi no site do TinyMCE mas a forma que eles tem é de deixar todas as textareas a readonly e não apenas algumas como eu quero

😉