diokhan Posted December 9, 2009 at 03:56 PM Report Share #299487 Posted December 9, 2009 at 03:56 PM boas, eu pesquisei no forum sobre isto, encontrei um topico com uma discussao sobre isto, mas como la nao tinha o que precisava decidi abrir um novo topico. eu preciso de um wysiwyg, editor online, para por no meu site, mas, toda a informaçao que escrever preciso guardar na base de dados, é possivel? e como faço? ? ...Join the dark side...and get a free cookie... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Knitter Posted December 9, 2009 at 05:40 PM Report Share #299507 Posted December 9, 2009 at 05:40 PM Existem vários editores desse tipo, o que tenho usado mais é o TinyMCE. Como qualquer editor é apenas uma componente visual, os dados tratas como queres e tipicamente esses editores usam uma textarea. Basta colocares a textarea num formulário e tratares os dados com PHP como te convir. Vê o site do tinyMCE que tem imensa informação e exemplos simples de seguir. www.sergiolopes.eu Link to comment Share on other sites More sharing options...
diokhan Posted December 9, 2009 at 05:43 PM Author Report Share #299508 Posted December 9, 2009 at 05:43 PM eu por acaso encontrei esse e achei simples de implementar na pagina..mas falta-me descobrir como codificar os dados para inserir na base de dados e depois para descodificar os dados para mostrar ao utilizador..tambem encontrei o fckeditor mas achei mais complexo de utilizar obrigado pela sugestao 😄 ...Join the dark side...and get a free cookie... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Knitter Posted December 9, 2009 at 05:55 PM Report Share #299512 Posted December 9, 2009 at 05:55 PM Depende do que queres fazer com os dados, mas podes simplesmente pegar nos valores que vêm no $_POST correspondentes à caixa de texto, e gravar isso num campo TEXT numa tabela da base de dados. É sempre conveniente tratar os dados, para isso existem também vários tutoriais, não sei aqui pelo fórum existe mas é bem possível. Mas na forma mais simplista é mesmo pegar nos dados e fazer o insert/update na BD. www.sergiolopes.eu Link to comment Share on other sites More sharing options...
diokhan Posted December 10, 2009 at 09:23 AM Author Report Share #299551 Posted December 10, 2009 at 09:23 AM mas é que sempre que escrevo algo e faço gravar ele nao insere nada na base de dados. fica um registo vazio 😄 ...Join the dark side...and get a free cookie... Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted December 10, 2009 at 09:29 AM Report Share #299552 Posted December 10, 2009 at 09:29 AM Mostra o teu código. 😄 PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
diokhan Posted December 10, 2009 at 09:32 AM Author Report Share #299553 Posted December 10, 2009 at 09:32 AM esta parte ta no index.php <script type="text/javascript" src="http://js.nicedit.com/nicEdit-latest.js"></script> <script type="text/javascript"> //<![CDATA[ bkLib.onDomLoaded(function() { nicEditors.allTextAreas();}); //]]> </script> este é o textarea em questao: <td>Description:</td> <td><textarea name='description2'rows=10 cols=70 value=$r->DESCRIPTION></textarea></td> e aqui supostamente ele gravava na base de dados: try{ $stmt = $dbh->prepare("UPDATE task SET NAME_TASK = :name_task, DESCRIPTION = :description, PLATE_NUMBER = :plate_number, REF_TASK = :ref_task, NUMBER_READS = :number_reads, NUMBER_CONTIGS = :number_contigs WHERE ID_TASK = :id"); $stmt->bindParam(':id', $_GET['id']); $stmt->bindParam(':name_task', $_POST['taskname']); $stmt->bindParam(':description', $_POST['description2']); $stmt->bindParam(':plate_number', $_POST['platenumber']); $stmt->bindParam(':ref_task', $_POST['reftask']); $stmt->bindParam(':number_reads', $_POST['number_reads']); $stmt->bindParam(':number_contigs', $_POST['number_contigs']); $stmt->execute(); } catch ( PDOException $e ) ele supostamente gravava algo na base de dados, mas nada, aparece o campo vazio. ps: estao a vontade para dizer que tenho tudo errado, é a 1ª vez que preciso de fazer algo deste genero 😄 ...Join the dark side...and get a free cookie... Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted December 10, 2009 at 09:41 AM Report Share #299554 Posted December 10, 2009 at 09:41 AM Mas aparece só o da descrição? Tenta fazer isto para ver se o problema é do form ou da query SQL. echo $_POST["description2"]; Se ele imprimir, na página onde fazes isso do Query SQL, o problema deve estar noutra coisa que não a TextArea. PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
diokhan Posted December 10, 2009 at 09:42 AM Author Report Share #299555 Posted December 10, 2009 at 09:42 AM sim é so a descriçao que quero editar, porque é o campo com mais texto e detalhado. vou experimentar o que disseste 😄 Mas aparece só o da descrição? Tenta fazer isto para ver se o problema é do form ou da query SQL. echo $_POST["description2"]; Se ele imprimir, na página onde fazes isso do Query SQL, o problema deve estar noutra coisa que não a TextArea. fiz o que disseste na pagina onde fazer o UPDATE e nao devolve nada na variavel ? PS: se eu nao usar esta ferramenta o sistema grava na base de dados normalmente sem problemas, quando coloco esta ferramenta a funcionar ja da barraca. ha alguma outra forma de utilizar isto? ...Join the dark side...and get a free cookie... Link to comment Share on other sites More sharing options...
diokhan Posted December 10, 2009 at 09:55 AM Author Report Share #299557 Posted December 10, 2009 at 09:55 AM eu saquei agora o tinymce 3.2.7 como faço para configurar na minha pagina? quais os ficheiros que preciso e como os ordenar? é a 1ª vez que uso este tipo de ferramentas, ando um pouco perdido 😄 se alguem puder ajudar-me PS: problema resolvido 😛 usei o tinymce, grava na base de dados codigo html mas nao ha problema obrigado pela ajuda 😄 ...Join the dark side...and get a free cookie... Link to comment Share on other sites More sharing options...
diokhan Posted December 10, 2009 at 11:48 AM Author Report Share #299572 Posted December 10, 2009 at 11:48 AM é normal que no fim do ficheiro ao buscar a base de dados para exibir aparercer ">" no fim?? ...Join the dark side...and get a free cookie... Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted December 10, 2009 at 12:08 PM Report Share #299574 Posted December 10, 2009 at 12:08 PM Não, mas já me aconteceu no passado, não me recordo é do problema. before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction Link to comment Share on other sites More sharing options...
diokhan Posted December 10, 2009 at 12:15 PM Author Report Share #299578 Posted December 10, 2009 at 12:15 PM é que sempre que faço mostrar os dados da tabela aparece este caracter no fim, e nao sei de onde vem, porque na base de dados nao esta ? ...Join the dark side...and get a free cookie... Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted December 10, 2009 at 12:22 PM Report Share #299581 Posted December 10, 2009 at 12:22 PM Verifica o markup a ver se tens lá algum caracter a mais. before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction Link to comment Share on other sites More sharing options...
diokhan Posted December 10, 2009 at 12:24 PM Author Report Share #299583 Posted December 10, 2009 at 12:24 PM Verifica o markup a ver se tens lá algum caracter a mais. e onde posso ver isso? 😄 ...Join the dark side...and get a free cookie... Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted December 10, 2009 at 12:26 PM Report Share #299584 Posted December 10, 2009 at 12:26 PM markup = html verifica se dentro da textarea tens algum caracter a mais. before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction Link to comment Share on other sites More sharing options...
diokhan Posted December 10, 2009 at 12:28 PM Author Report Share #299585 Posted December 10, 2009 at 12:28 PM essa do markup nao sabia o codigo tenho assim: while($r = $res->fetch(PDO::FETCH_OBJ)) { $description = $r->DESCRIPTION; //echo $description; echo"</td> </tr><tr> <td>Task Name:</td> <td><input type='text' name='taskname' size='95' value=$r->NAME_TASK></td> </tr><tr> <td>Description:</td> <td><textarea name='description2'rows='15' cols='80' style='width: 80%' value=$description></textarea></td> </tr><tr> nao tenho nenhum caracter a mais ? ...Join the dark side...and get a free cookie... Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted December 10, 2009 at 12:33 PM Report Share #299586 Posted December 10, 2009 at 12:33 PM Não tens caracteres a mais mas tens um problema. A textarea não funciona como os inputs, tem de ficar assim : <textarea name='description2'rows='15' cols='80' style='width: 80%' >$description</textarea></td> before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction Link to comment Share on other sites More sharing options...
diokhan Posted December 10, 2009 at 12:35 PM Author Report Share #299587 Posted December 10, 2009 at 12:35 PM e isso resolveu o meu problema..ja desapareceu o caracter do fim..obrigado 😄 ...Join the dark side...and get a free cookie... Link to comment Share on other sites More sharing options...
diokhan Posted January 20, 2010 at 03:33 PM Author Report Share #307200 Posted January 20, 2010 at 03:33 PM vou voltar a reabrir este tópico para evitar abrir um novo. eu tenho uma duvida, eu quero fazer com que algumas textarea que são formatadas pelo TinyMCE fiquem readonly, mas só algumas, porque algumas posso inserir informações, mas outras que só preciso para apresentar a informação inserida na base de dados, desta forma não dando privilegio do utilizador escrever, mesmo que não grave na base de dados alguém sabe como o fazer? ja vi no site do TinyMCE mas a forma que eles tem é de deixar todas as textareas a readonly e não apenas algumas como eu quero 😉 ...Join the dark side...and get a free cookie... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts