Jump to content

Framework de persistência

Guest NoOne
 Share

Recommended Posts

Não sei bem o que estás à procura mas se a ideia é teres um estado na tua aplicação, puderes fechar o browser e mais tarde continuar onde estavas... Uma solução pode passar por usares POO e depois é uma questão de serializares os objectos, gravares no disco e quando precisares voltas a carrega-los.

Eu estava à procura de uma cena do género hibernate:

Hibernate is a powerful, high performance object/relational persistence and query service. Hibernate lets you develop persistent classes following object-oriented idiom - including association, inheritance, polymorphism, composition, and collections. Hibernate allows you to express queries in its own portable SQL extension (HQL), as well as in native SQL, or with an object-oriented Criteria and Example API.

Com o hibernate ao criar um objecto ele faz a sua persistência na base de dados, a ideia disto é abstrair um bocado a programação da chata camada de acesso a dados. Mas isto é para java, queria saber se há algo semelhante para PHP.

A questão de ser interpretado ou não não é importante para o que ele quer.

O que ele precisa é de persistir objectos, e não só em memória. Como é q voces fazem um site que dê para registar um sem número de clientes? Não fica em memória, querem persistir a informação numa base de dados, e geralmente usam SQL para isso. Como uma framework do tipo hibernate é possível mapear os objectos directamente num modelo relacional, abstraindo de toda a chatice de fazer as tabelas à mão.

Respondendo à tua pergunta, eu já usei uma framework de persistência para um trabalho, versão 1.1.6 do ezpdo, e é muito idêntico ao hibernate para java. Eu usei mysql como base de dados mas podes usar outra qq. Funciona muito bem e acho q é exactamente o que precisas.

Neste momento o site parece estar em baixo mas depois podes pesquisar: EZPDO

Não sei bem o que estás à procura mas se a ideia é teres um estado na tua aplicação, puderes fechar o browser e mais tarde continuar onde estavas... Uma solução pode passar por usares POO e depois é uma questão de serializares os objectos, gravares no disco e quando precisares voltas a carrega-los.

Solução válida mas só se os dados couberem todos em memória, ou a coisa complica-se...

Kohana não é uma framework de ORM. Ou foi acrescentado recentemente suporte para ORM?

Para PHP não conheço nenhuma framework ORM de qualidade, nunca experimentei EZPDO mas das pesquisas que tinha feito nunca encontrei algo que funcionasse tão bem como os sistemas de ORM para Java. Parece que não é algo muito usado no ambiente de PHP.

Parece-me que estás a confundir ORM com Hibernate, mas deve ser impressão minha.

A funcionalidade que mais preciso para este projecto é mesmo ORM, mas se houvesse algo com todas as funcionalidades do hibernate não me importava 😄

A questão de ser interpretado ou não não é importante para o que ele quer.

O que ele precisa é de persistir objectos, e não só em memória. Como é q voces fazem um site que dê para registar um sem número de clientes? Não fica em memória, querem persistir a informação numa base de dados, e geralmente usam SQL para isso. Como uma framework do tipo hibernate é possível mapear os objectos directamente num modelo relacional, abstraindo de toda a chatice de fazer as tabelas à mão.

Respondendo à tua pergunta, eu já usei uma framework de persistência para um trabalho, versão 1.1.6 do ezpdo, e é muito idêntico ao hibernate para java. Eu usei mysql como base de dados mas podes usar outra qq. Funciona muito bem e acho q é exactamente o que precisas.

Neste momento o site parece estar em baixo mas depois podes pesquisar: EZPDO

Muito obrigado, vou pesquisar 😕

PS: encontrei agora este (uma vez que o site do EZPDO estava realmente em baixo) : http://www.doctrine-project.org/  parece-me bem, até tem uma linguagem de queries sql tipo hql... 😄