Jump to content

Problemas em Linux

Localhost
 Share

Recommended Posts

Olá pessoal, bem o Linux está-me a dar alguns problemas em termos de programação e confesso que tinha muitas mais facilidades no Windows...

Ora bem é o seguinte eu estou aqui com um projecto que está a dar mesmo pica  😉, no entanto o Linux não me deixa ver os resultados, eu compilo tudo direitinho mas quando chega a hora de executar aparece o seguinte: Segmentation Fault, alguém me podia ajudar? Obrigado desde já, a todos!

here since 2009

Desculpa esqueci-me do código  ?

Aí vai:

#include <stdio.h>
#include <string.h>

int main()
{
  int x,i,len=4;
  char str[4];
  char abc[26] = {'a','b','c','d',
                 'e','f','g','h','i','j','l','m','n','o','p','q','r','s',
                 't','u','v','x','z','k','y','\0'};
  while(strlen(str) <= len)
  {
    srand(time(NULL));
    x = rand() % 26 + 1;
    str[i] = abc[x];
    i++;
  }
  printf("%s", str);
  return 0;
}

here since 2009

Não sei porquê, mas devido ao facto de não teres o str inicializado, o strlen estava a devolver-me o valor 7, pelo que não processava o ciclo.

Isso do símbolo é porque estás a escrever mais caracteres para o array do que aqueles que ele suporta.

EDIT: Já sei o porquê do strlen dar 7. É que este utiliza o '\0' como marca do fim de contagem do número de caracteres, e devido ao facto de não teres inicializado o str, o strlen vai dar um valor diferente que nunca se saberá qual é, depende sempre da existência de um 0 na memória.

The length of a C string is determined by the terminating null-character: A C string is as long as the amount of characters between the beginning of the string and the terminating null character.