Jump to content

[duvida] porque aprender java

diogo2009
 Share

Recommended Posts

"NetBeans", e não "feijões da net" 😉

Para mim foi um pouco evolução natural no uso de linguagens influenciada pela forma como vejo o desenvolvimento de software. Comecei com C no curso, passei por várias linguagens no curso, a que usámos para aprender POO era Java. Nunca vi outra linguagem orientada a objectos com a qual me identificasse mais.

Por outro lado, para mim, multiplataforma é algo importante, actualmente uso 3 sistemas operativos diferentes com alguma regularidade e é algo que considero vantajoso, além disso não fico preso a um fornecedor específico ou a uma tecnologia, excepto a linguagem naturalmente.

Já usei muitas outras tecnologias e linguagens, Java acaba por ser sempre a que mais uso.

Como todas as linguagens tem inúmeras vantagens e inúmeras desvantagens, e a cada projecto novo uso a linguagem que se adequar melhor, não tem de ser necessariamente Java, no entanto há sempre uma tecnologia onde nos especializamos, nunca vamos saber tudo, no meu caso foi Java, por vários motivos como ter todas as ferramentas que preciso a custo de aquisição zero, ser ter uma portabilidade elevada, ter um mercado gigantesco, e ser uma linguagem/tecnologia bem estruturada, testada e evoluída. Não que outras não sejam, mas isto acaba por ser uma escolha pessoal, e neste caso, eu fiquei com Java.

Actualmente uso pouco Java, profissionalmente passei a usar mais PHP e os projectos que tenho estão, neste momento, a ser desenvolvidos em ObjectiveC/Cacoa.

Por motivos de emprego. O motivo pelo qual uso é porque o meu trabalho a isso o obriga, tenho que usar java, não é escolha minha. Assim como eu, há milhares de outros programadores, pelo motivo de ser das linguagens mais usadas.

E porque é que é das mais usadas? Perguntarás. É por causa da plataforma na qual acenta.

A linguagem se formos a analisar bem nem é o que interessa mais. Pessoalmente, analisando a sintaxe não vejo nenhuma grande diferença entre o java e muitas outras.

Se me perguntarem a mim, o melhor do java é que se faz download do JDK e assim logo sem mais glitches temos um ambiente de desenvolvimento com ferramentas de qualidade profissional, completamente gratuito, e compatibilidade com bibliotecas para tudo e mais alguma coisa.

Aqui a sublinho a compatibilidade. Quem trabalha com linguagens que compilam nativamente, ou fica prezo a um sistema operativo, ou tem que andar com workarrounds marados para suportar isto ou aquilo.

Em java TUDO funciona graciosamente e sem truques escondidos.

De referir que a SUN e a fundação Apache dispõem de cunjunto impressionantemente vasto de bibliotecas de qualidade para tudo e mais alguma coisa. Tudo software de qualidade irrepreensivel.

A resposta curtá é: é a mais usada porque é a que dispões de mais ferramentas.