Jump to content
Sign in to follow this  
edumicro

Colocar um Visual Style dentro da aplicação

Recommended Posts

edumicro

Boas,

Tenho estado a criar um programa em C#, e tenho andado há procura pela Internet de maneiras para incluir um theme/visual style na aplicação.

Ou seja fazer com que o theme/look desta seja independente do theme que está activado no SO e fique sempre com um Visual Style pre-definido. Por exemplo o Windows Live Messenger tem um theme próprio, a suite Microsoft Office também, o COMMODO Firewall também tem um visual style próprio... etc...

Portanto bastava só arranjar um visual style já feito e incluí-lo na aplicação. Só preciso de saber como o fazer, e não tenho encontrado nada da nada.

Bem, acho que deu para entender o que quero dizer.

P.S. Apenas trabalho com o C# há 2 meses, portanto ainda sou um pouco iniciante nestas andanças.  ;)

Share this post


Link to post
Share on other sites
saramgsilva

boas,

em WindowsForms não vais conseguir aplicar estilos aos teus controlos, forms....

Agora se fizeres uma aplicação em WPF, já podes fazer o que queres, a liberdade é total :P

WPF Themes

How to Apply a Default Theme to Your WPF Application

apesar de estar inglês, penso que é facil perceber.

Cumprimentos

tofas

Share this post


Link to post
Share on other sites
TheDark

"não vais conseguir"? "a liberdade é total", e em Windows Forms não? Estranho.

Pode dar mais trabalho, mas as palavras usadas são demasiado fortes.


Desaparecido.

Share this post


Link to post
Share on other sites
saramgsilva

Quando me refiro a mudar o estilo não me estou a referir a mudar a cor do Brackground, ForeColor, FontSize, Font ( entre outras relacionadas )

Podemos pegar numa form e altera-la para um formato circular, eliptico,... para isso teremos que  usar o objecto Graphic da Form, o GraphicPath, o Region.... e com isso alterar o aspecto da form.

Isto vai contra aquilo que acabei de dizer no outro post, admito!

Para dizeres a um controlo que queres que ele seja transparente tens que descer a baixo nivel e tens que criar um controlo próprio que herde do Control e depois defini-lo como transparente, não é trivial e foi estremamente dificil encontrar esta solução, porque o controlo dentro de uma form ou dentro de um user control herda o background do "parent".

Acho que podia estar a tentar encontrar soluções, mas acho que é extremamente complexo e uma pessoa com 2 meses de experiência não me parece que esteje a vontade para fazer qualquer uma das opções anteriores, e dai ter me direccionado para o WPF.

Tenho trabalhado tanto em Windows Forms como WPF, e com WPF o meu trabalho é muito mais simplificado no que toca aplicar styles.

Eu posso reforçar os estilos de acordo com vários temas, tanto do Windows Vista com XP, os chamados luna e aero ( por exemplo)

Eu posso definir os meu próprios estilos para cada controlo que tenho WPF,  posso ter uma form com o aspecto que quero sem ter grandes trabalho, por exemplo, basta aplicar um border e aplicar um grandiente linear e já tenho uma form com um aspecto mais bonito....

Posso definir o DataTemplate, Template, ControlTemplate dos diversos controlos...sou eu que defino como quero apresentar a informação...

Por exemplo, é ridiculo mas eu posso colocar dentro de um botão uma combobox, basta definir o controlTemplate como sendo uma combobox...

Posso chegar ao pé de uma lisbox e definir que cada item é formado por uma imagem, e 3 labels e para cada um dizer qual é a propriedade do objecto que se esta a mostar na lisbox a que corresponde.

Acho que em WPF tudo é possível e da forma como quisermos e em Windows Form acho que estamos muito limitados ou é extremamente complexo.

cumprimentos

tofas

Share this post


Link to post
Share on other sites
TheDark

São maneiras diferentes de pensar. Eu trabalho diariamente com Windows Forms e MFC, com controlos desenhados por mim, e não considero muito complexo.

Não tenho experiência com WPF, experimentei uma vez e decidi que era perder tempo desnecessariamente, quando podia fazer o mesmo com uma tecnologia que já conheço (GDI+).

Claro que é mais simples definir atributos e está feito. Mas daí a sugerir uma mudança dessas... Além de que a performance não deve ser a mesma (não sei mesmo, estou a mandar bitaites. Já Windows Forms eu considero lento, imagino que WPF seja pior), e tendo eu um bocado de pancada pela performance... ::P

Além disso, há motores de temas para aplicações (como, assim de repente, este) que são menos violentos que mudar de WinForms para WPF.


Desaparecido.

Share this post


Link to post
Share on other sites
edumicro

As WPF talvez me poderão vir a dar um JEITÃO no meu próximo projecto. Uma espécie de dock. :)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.