Jump to content

Duvida vector em C

blue_ice
 Share

Recommended Posts

Boas,

Estou como uma duvida, como é que posso por um programa em c a percorrer um determinado vector de forma a ser circular, também como é que meto o programa a andar x posições para a frente quando lê um determinado numero do vector?

do genro vector 65422583 lê o numero 6 na posição 0 e anda 6 números para a frente até ao 8.

Obrigado pela ajuda disponível

#include <stdio.h>

#define DIM 5

int main(void) {
    int array[DIM]={1,2,3,4,5};
    int i;
    for (i=0;i<10;i++)
        array[i%DIM] = i+1;
    for (i=0;i<DIM;i++)
        printf("%d\n",array[i]);
    return 0;
}

Tens aqui um array de 5 posições que vai ser iterado num ciclo com 10 iterações em que, em cada uma, actualizo a posição do array indicada pelo índice i com o valor do índice incrementado em 1 unidade. Ao utilizar o i%DIM estou a dizer que quando ele chegar à posição final do array, volta ao início, pois sendo i=5 e DIM=5, i%DIM = 0, logo reinicia o índice. As iterações fazem as seguintes substituições:

i: array[ i]

1ª iteração (0<=i<=5)

0: 1

1: 2

2: 3

3: 4

4: 5

2ª iteração (5<=i<10)

0: 6

1: 7

2: 8

3: 9

4: 10

E se o vector não estiver todo preenchido ?

A última posição não pode ser utilizada nos cálculos se o vector não estiver todo preenchido pois não ?

Como fazer neste caso para saber qual a última posição preenchida no vector e torná-lo circular ?

Se for um vector de inteiros como se detecta o preenchimento das posições ?

Obrigado.

Tu precisas de ir estudar arrays antes de fazeres essas perguntas.

1) DIM é o tamanho que eu defini para o meu array. O tamanho NÃO É o número de elementos que eu coloquei no array! Neste caso foi porque me apeteceu.

2) Sempre que crias um array ele é inicializado com valores desconhecidos. Isto é diferente de não ter nada! Ele tem lá valores, mas não se sabe quais são a menos que faças um printf desses valores! Depois é que nós podemos atribuir valores às posições do array que irão sobrepor-se a esses valores já existentes! Capiche?

3) Como controlas o que está preenchido? Podes colocar uma flag na posição seguinte à última que preencheste a indicar que na posição anterior se encontra o último valor introduzido via teclado. É um pouco como o '\0' nas strings.

EDIT: http://stackoverflow.com/questions/201101/how-to-initialize-an-array-in-c

Sim só quero ler inteiros positivos.

A ideia é percorrer o vector de forma circular ou seja da última posição passar para a primeira.

Ex:

int vector[5]={10,9,2,0,0};

1. ler vector[0] que neste caso é 10.

2. Percorrer 10 posições como se o vector fosse circular.

3. Teria que passar por 9,2 -> 10,9,2 -> 10,9,2 -> 10 e parar em 9 -> array[1]

Para isso posso inicializar o vector desta forma ?

int vector[5]={0,0,0,0,0};

E para passar da última posição preenchida do vector para a primeira, como faço ?

Obrigado.

Obrigado Baderous.

Já consigo detectar o último valor preenchido do vector.

Já consigo ler o primeiro valor do vector e calcular  o nº de posições que ele vai percorrer.

Não consigo perceber como voltar ao ínicio do vector continuando a contar posições:

Ex:

int vector[6]={10,11,22,17,0,0};

1. Já controlo o nº de valores preenchidos (neste caso n=4)

2. Já sei que o nº de posições que ele vai percorrer no ínicio (neste caso vector[0]%n=2 -> 10%4=2).

3. Vou ter que me deslocar para a posição vector[2] e calcular o nº de posições a percorrer:

vector[2]%n=2 -> 22%4=2

4. Só que agora tinha que ir para a posição vector[0] (vector[2] + 2 posições) e isso não estou a conseguir.

Baderous podes explicar melhor como conseguir este movimento ?

Obrigado.