Jump to content

[RESOLVIDO] Validar na base de dados apenas dados necessários

kazzx
 Share

Recommended Posts

viva,

tenho um formulário para registar pessoas.

mas há determinados campos como "Telemóvel" e "EMail" que não são necessários no registo, são indiferentes portanto.

acontece que se eu não preencher esses campos o programa não efectua a validação dos dados na BD, mas se eu escrever qualquer coisa nesses dois campos já me valida os dados na BD.

a minha dúvida é: como fazer para se escrever algo nesses dois campos ele validar os dados na BD, mas se não inserir nenhum dado nesses dois campos validar à mesma.

não sei se me fiz entender.

basicamente estou a dizer que esses dois campos são indiferentes, mas se houver algo lá escrito registar esses valores.

estou a usar o seguinte código para validar os dados, mas lá está, está a validar todos e eu queria que esses dois que referi, o "Telemóvel" e "Email" fossem indiferentes.

Try
            Dim conn As String = "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=D:\Projecto\GerirFilas\DataBase\DadosFila.mdb"
            Dim SQL As String = "INSERT INTO Utilizadores ([Nome],[Data de Nascimento], [EMail], [Telemóvel], [Morada], [sexo], [Localidade], [Profissão], [Código-Postal]) values (?,?,?,?,?,?,?,?,?)"

Using ConnectionState As New OleDb.OleDbConnection(conn)

Dim command As New OleDb.OleDbCommand(SQL, ConnectionState)

command.Parameters.Add("Nome", OleDb.OleDbType.VarChar).Value = txtnome.Text
                command.Parameters.Add("Data de Nascimento", OleDb.OleDbType.DBDate).Value = dtp1.Text
                command.Parameters.Add("EMail", OleDb.OleDbType.VarChar).Value = txtemail.Text
                command.Parameters.Add("Telemóvel", OleDb.OleDbType.VarChar).Value = txttelemovel.Text
                command.Parameters.Add("Morada", OleDb.OleDbType.VarChar).Value = txtmorada.Text
                command.Parameters.Add("Sexo", OleDb.OleDbType.VarChar).Value = cbsexo.Text
                command.Parameters.Add("Localidade", OleDb.OleDbType.VarChar).Value = cblocalidade.Text
                command.Parameters.Add("Profissão", OleDb.OleDbType.VarChar).Value = cbprofissao.Text
                command.Parameters.Add("Código-Postal", OleDb.OleDbType.VarChar).Value = Val(cp1.Text) & " - " & Val(cp2.Text) & "  " & cp3.Text

ConnectionState.Open()

cumps 🙂

epah, estou aqui a ver..

ela só me permite fazer isso uma vez, ou seja, eu crio um registo e não preencho esses campos e tudo bem o programa valida.

se eu for a fazer outro registo e não colocar esses dados (estou a falar dos tais campos "Telemovel" e "Email") o programa não me valida, ou seja, nao insere nada na base de dados e pede esses dois campos  ?

cumps