kazzx Posted December 2, 2009 at 11:00 PM Report Share #298514 Posted December 2, 2009 at 11:00 PM viva, tenho um formulário para registar pessoas. mas há determinados campos como "Telemóvel" e "EMail" que não são necessários no registo, são indiferentes portanto. acontece que se eu não preencher esses campos o programa não efectua a validação dos dados na BD, mas se eu escrever qualquer coisa nesses dois campos já me valida os dados na BD. a minha dúvida é: como fazer para se escrever algo nesses dois campos ele validar os dados na BD, mas se não inserir nenhum dado nesses dois campos validar à mesma. não sei se me fiz entender. basicamente estou a dizer que esses dois campos são indiferentes, mas se houver algo lá escrito registar esses valores. estou a usar o seguinte código para validar os dados, mas lá está, está a validar todos e eu queria que esses dois que referi, o "Telemóvel" e "Email" fossem indiferentes. Try Dim conn As String = "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=D:\Projecto\GerirFilas\DataBase\DadosFila.mdb" Dim SQL As String = "INSERT INTO Utilizadores ([Nome],[Data de Nascimento], [EMail], [Telemóvel], [Morada], [sexo], [Localidade], [Profissão], [Código-Postal]) values (?,?,?,?,?,?,?,?,?)" Using ConnectionState As New OleDb.OleDbConnection(conn) Dim command As New OleDb.OleDbCommand(SQL, ConnectionState) command.Parameters.Add("Nome", OleDb.OleDbType.VarChar).Value = txtnome.Text command.Parameters.Add("Data de Nascimento", OleDb.OleDbType.DBDate).Value = dtp1.Text command.Parameters.Add("EMail", OleDb.OleDbType.VarChar).Value = txtemail.Text command.Parameters.Add("Telemóvel", OleDb.OleDbType.VarChar).Value = txttelemovel.Text command.Parameters.Add("Morada", OleDb.OleDbType.VarChar).Value = txtmorada.Text command.Parameters.Add("Sexo", OleDb.OleDbType.VarChar).Value = cbsexo.Text command.Parameters.Add("Localidade", OleDb.OleDbType.VarChar).Value = cblocalidade.Text command.Parameters.Add("Profissão", OleDb.OleDbType.VarChar).Value = cbprofissao.Text command.Parameters.Add("Código-Postal", OleDb.OleDbType.VarChar).Value = Val(cp1.Text) & " - " & Val(cp2.Text) & " " & cp3.Text ConnectionState.Open() cumps 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ivo Pereira Posted December 2, 2009 at 11:13 PM Report Share #298516 Posted December 2, 2009 at 11:13 PM Coloca os dados com possibilidade de Null na tabela da BD. Link to comment Share on other sites More sharing options...
kazzx Posted December 2, 2009 at 11:17 PM Author Report Share #298517 Posted December 2, 2009 at 11:17 PM continua igual 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
kazzx Posted December 2, 2009 at 11:19 PM Author Report Share #298519 Posted December 2, 2009 at 11:19 PM oh, esquece. ficou a dar. obrigado e desculpa : ) Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ivo Pereira Posted December 2, 2009 at 11:22 PM Report Share #298520 Posted December 2, 2009 at 11:22 PM Na boa 🙂 Coloca [RESOLVIDO] antes do título do tópico. Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
kazzx Posted December 2, 2009 at 11:45 PM Author Report Share #298526 Posted December 2, 2009 at 11:45 PM epah, estou aqui a ver.. ela só me permite fazer isso uma vez, ou seja, eu crio um registo e não preencho esses campos e tudo bem o programa valida. se eu for a fazer outro registo e não colocar esses dados (estou a falar dos tais campos "Telemovel" e "Email") o programa não me valida, ou seja, nao insere nada na base de dados e pede esses dois campos ? cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts