Danicas Posted November 27, 2009 at 10:19 PM Report Share #297852 Posted November 27, 2009 at 10:19 PM Boa noite pessoal, É o seguinte: eu estou a fazer um trabalho sobre matrizes em que o objectivo do trabalho é manipular uma matriz 10x10 e para isso vou ter diversas funções: escrever_coluna, escrever_linha, limpa_matriz, escreve_matriz etc. por exemplo eu tenho a função: char escrever_coluna (char vector [TAM][TAM],int coluna, char caracter) // esta função escreve o carácter ‘a’ (parâmetro de entrada) na coluna i (também parâmetro de entrada); { int i; printf ("Escolha uma coluna\n"); scanf ("%d", &coluna); printf ("Escreva o carácter que deseja introduzir na coluna %d\n", coluna); scanf (" %c", &caracter); for (i=0; i<TAM; i++) { vector [j] [coluna]=caracter; // o j é um i mas aqui nao tava a aparecer nsei pq } return vector [j] [coluna]; // o j é um i mas aqui nao tava a aparecer nsei pq } que vai pedir ao utilizador para escolher uma coluna que irá ser escrita toda com o carácter que o utilizador escolher. o meu problema é quando chego à funçao escreve_matriz: escreve a matriz no ecrã. como é que eu vou "chamar" tudo o que foi alterado na matriz e mostrar nesta funçao? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Baderous Posted November 27, 2009 at 10:34 PM Report Share #297857 Posted November 27, 2009 at 10:34 PM O problema do 'i' é porque a tag [ i] (sem o espaço) serve para colocar a letra em itálico. Estás a cometer um erro que é misturar código de I/O com implementação do algoritmo. Esse código de pedir a coluna e o caracter deve ser feito fora dessa função, idealmente na main, depois de leres esses parâmetros na main é que os passas na invocação da função. Quanto à dúvida, não percebi bem. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts