Jump to content

Vários forms e apenas um ficheiro PHP

diokhan
 Share

Recommended Posts

Boas,

eu sou novo por ca, tenho alguma ou mesmo pouca experiencia em php, mas ja sei fazer qualquer coisa, principiante.

Na empresa onde trabalho deram-me um projecto, onde preciso preencher varias forms aos mesmo tempo e guardar na base de dados, mas as forms estao relacionadas todas a mesma tabela. e por exemplo nao sou obrigado a preencher todas as forms. ha algum ciclo while que possa fazer para verificar as que estao ou nao preenchidas e inserir esses dados na base de dados?

cumprimentos

EDIT: Titulo modificado

...Join the dark side...and get a free cookie...

Se a tua ideia é criares vários forms todos para o mesmo ficheiro PHP, para a mesma tabela, basta criares um form. Lá dentro, os inputs terão nomes diferentes, tais como txt_email e txt_password, isto apenas um exemplo. No script PHP fazes apenas uma estrutura condicional (if, elseif, else) e verificas se esse input foi preenchido ($_POST["txt_email"], por exemplo). 🙂

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

mas por exemplo...eu preciso d ter acesso as forms para poder preencher..do tipo..eu fiz uma select box para apresentar ate quantas form quero que apareça, e depois é so preencher. o maximo é 9, mas posso so usar 1, por isso que é do meu interesse ter esta "flexibilidade", porque tanto posso usar apenas uma form como duas ou mais, nunca é o mesmo numero de forms a ser usado. nao sei se me fiz perceber. mas desde ja agradeço a ajuda

@diokhan, por exemplo:

<form name="nome_do_form" action="ficheiro_php.php" method="post">
<input name="morada1" type="text">
<input name="email1" type="text">

<input name="email2" type="text">
<input name="morada2" type="text">
</form>

E no PHP:

if ($_POST["morada1"] != null){
    //executa a query com o primeiro "form".
    mysql_query($query);
}

if ($_POST["morada2"] != null){
    //executa a query com o segundo "form".
    mysql_query($query);

}

hmm..acho que ja percebi..e sera possivel fazer o mesmo sql mas em pdo? que na empresa eles usam pdo para evitar o sql injection, nao quero dar muito trabalho, ja me ajudaram muito, eu tambem posso pensar um pouco que nao faz mal nenhum  🙂

Em principio sim. O SQL é sempre o mesmo, o motor de Base de Dados é que muda. Neste caso é mesmo a forma de trabalhar com o determinado motor, que é com classes, pelo que eu percebi.

Boas,

hoje voltei a empresa para alterar o meu trabalho, e tenho uma duvida.. eu fiz como me indicaram para fazer:

@diokhan, por exemplo:

<form name="nome_do_form" action="ficheiro_php.php" method="post">
<input name="morada1" type="text">
<input name="email1" type="text">

<input name="email2" type="text">
<input name="morada2" type="text">
</form>

E no PHP:

if ($_POST["morada1"] != null){
    //executa a query com o primeiro "form".
    mysql_query($query);
}

if ($_POST["morada2"] != null){
    //executa a query com o segundo "form".
    mysql_query($query);

}

e deparei-me com um problema..na pagina aparece-me todos os campos para preencher. E tipo, eu gostaria que apenas mostrasse na pagina as forms que vao ser preenchidas, por exemplo, se num projecto eu tiver apenas 3 tarefas so aparecem 3 "forms" para preencher, assim nao seria necessario aparecer varios campos que depois ficariam em branco, porque o maximo de tarefas que um projecto pode ter sao 9, e isto seriam imensos campos em branco na pagina. Mas obrigado pela ajuda  🙂