diokhan Posted November 27, 2009 at 04:11 PM Report Share #297790 Posted November 27, 2009 at 04:11 PM Boas, eu sou novo por ca, tenho alguma ou mesmo pouca experiencia em php, mas ja sei fazer qualquer coisa, principiante. Na empresa onde trabalho deram-me um projecto, onde preciso preencher varias forms aos mesmo tempo e guardar na base de dados, mas as forms estao relacionadas todas a mesma tabela. e por exemplo nao sou obrigado a preencher todas as forms. ha algum ciclo while que possa fazer para verificar as que estao ou nao preenchidas e inserir esses dados na base de dados? cumprimentos EDIT: Titulo modificado ...Join the dark side...and get a free cookie... Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted November 27, 2009 at 05:48 PM Report Share #297804 Posted November 27, 2009 at 05:48 PM Existe alguma razão para ter várias forms em vez de só uma? before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction Link to comment Share on other sites More sharing options...
diokhan Posted November 27, 2009 at 05:54 PM Author Report Share #297808 Posted November 27, 2009 at 05:54 PM por exemplo..a cada projecto posso ter varias tarefas..e cada tarefa tem diferentes dados mas que vao ser guardados todos na mesma tabela, sao todas as tarefas do mesmo projecto mas com dados diferentes uns dos outros ...Join the dark side...and get a free cookie... Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted November 27, 2009 at 06:03 PM Report Share #297811 Posted November 27, 2009 at 06:03 PM Isso não implica ter de usar vários formulários. Se têm todos a mesma estrutura, basta dar nomes diferentes aos inputs. before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction Link to comment Share on other sites More sharing options...
diokhan Posted November 27, 2009 at 10:33 PM Author Report Share #297856 Posted November 27, 2009 at 10:33 PM como assim? podes explicar melhor a ideia por favor ...Join the dark side...and get a free cookie... Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted November 27, 2009 at 11:40 PM Report Share #297868 Posted November 27, 2009 at 11:40 PM Cada campo (input) tem um nome, se sabes à partida quantos campos tens, podes dar-lhe nomes diferentes, tipo nome1, nome2, nome3, morada1, morada2, morada3 .. before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted November 27, 2009 at 11:43 PM Report Share #297870 Posted November 27, 2009 at 11:43 PM Se a tua ideia é criares vários forms todos para o mesmo ficheiro PHP, para a mesma tabela, basta criares um form. Lá dentro, os inputs terão nomes diferentes, tais como txt_email e txt_password, isto apenas um exemplo. No script PHP fazes apenas uma estrutura condicional (if, elseif, else) e verificas se esse input foi preenchido ($_POST["txt_email"], por exemplo). 🙂 PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
diokhan Posted November 27, 2009 at 11:44 PM Author Report Share #297871 Posted November 27, 2009 at 11:44 PM mas por exemplo...eu preciso d ter acesso as forms para poder preencher..do tipo..eu fiz uma select box para apresentar ate quantas form quero que apareça, e depois é so preencher. o maximo é 9, mas posso so usar 1, por isso que é do meu interesse ter esta "flexibilidade", porque tanto posso usar apenas uma form como duas ou mais, nunca é o mesmo numero de forms a ser usado. nao sei se me fiz perceber. mas desde ja agradeço a ajuda ...Join the dark side...and get a free cookie... Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted November 27, 2009 at 11:47 PM Report Share #297872 Posted November 27, 2009 at 11:47 PM Aí é que está. Verificas se o input está em branco, se estiver esse "form" não é utilizado. No entanto, é tudo um só form, só que com inputs com nomes diferentes. 🙂 PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
diokhan Posted November 27, 2009 at 11:50 PM Author Report Share #297873 Posted November 27, 2009 at 11:50 PM podes colocar aqui um exemplo...um bocado de codigo para eu perceber melhor a ideia..se nao for muito incomodo e obrigado 🙂 ...Join the dark side...and get a free cookie... Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted November 27, 2009 at 11:56 PM Report Share #297874 Posted November 27, 2009 at 11:56 PM Noutra perspectiva, podes usar os nomes com este formato : name="morada[]" E lê-los por php como se de arrays se tratassem (o nome sempre igual como está). Nunca usei isto, mas já vi funcionar. before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction Link to comment Share on other sites More sharing options...
diokhan Posted November 28, 2009 at 12:01 AM Author Report Share #297876 Posted November 28, 2009 at 12:01 AM hmm..tao eu posso dar o nome d cada input como se fosse um array..e na hora de inserir na base de dados ele insere varias vezes? e por exemplo..para aparecer no ecran as forms. posso manter como tenho? ou tenho de alterar? ...Join the dark side...and get a free cookie... Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted November 28, 2009 at 12:07 AM Report Share #297877 Posted November 28, 2009 at 12:07 AM @diokhan, por exemplo: <form name="nome_do_form" action="ficheiro_php.php" method="post"> <input name="morada1" type="text"> <input name="email1" type="text"> <input name="email2" type="text"> <input name="morada2" type="text"> </form> E no PHP: if ($_POST["morada1"] != null){ //executa a query com o primeiro "form". mysql_query($query); } if ($_POST["morada2"] != null){ //executa a query com o segundo "form". mysql_query($query); } PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
diokhan Posted November 28, 2009 at 12:09 AM Author Report Share #297878 Posted November 28, 2009 at 12:09 AM hmm..acho que ja percebi..e sera possivel fazer o mesmo sql mas em pdo? que na empresa eles usam pdo para evitar o sql injection, nao quero dar muito trabalho, ja me ajudaram muito, eu tambem posso pensar um pouco que nao faz mal nenhum 🙂 ...Join the dark side...and get a free cookie... Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted November 28, 2009 at 12:14 AM Report Share #297879 Posted November 28, 2009 at 12:14 AM hmm..acho que ja percebi..e sera possivel fazer o mesmo sql mas em pdo? que na empresa eles usam pdo para evitar o sql injection, nao quero dar muito trabalho, ja me ajudaram muito, eu tambem posso pensar um pouco que nao faz mal nenhum 🙂 Em principio sim. O SQL é sempre o mesmo, o motor de Base de Dados é que muda. Neste caso é mesmo a forma de trabalhar com o determinado motor, que é com classes, pelo que eu percebi. PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
diokhan Posted November 28, 2009 at 12:17 AM Author Report Share #297880 Posted November 28, 2009 at 12:17 AM segunda feira quando voltar po trabalho vou experimentar e depois digo algo..obrigado pela ajuda 🙂 ...Join the dark side...and get a free cookie... Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted November 28, 2009 at 05:07 AM Report Share #297889 Posted November 28, 2009 at 05:07 AM SQL injections podem ser prevenidas por php, não é necessário usar PDO. Para bom programador, meia duzia de linhas de código bastam 🙂 before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction Link to comment Share on other sites More sharing options...
diokhan Posted November 28, 2009 at 07:52 AM Author Report Share #297890 Posted November 28, 2009 at 07:52 AM o problema é que eu tenho de seguir ordens do meu chefe..e ele quer com pdo e quer com pdo..e la tenho eu de adaptar-me ao que ele quer 🙂 ...Join the dark side...and get a free cookie... Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted November 28, 2009 at 05:21 PM Report Share #297922 Posted November 28, 2009 at 05:21 PM Não é por isso que se torna mais complicado, aliás, a filosofia do PDO é tornar as coisas mais simples .. before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction Link to comment Share on other sites More sharing options...
diokhan Posted November 30, 2009 at 09:17 AM Author Report Share #298050 Posted November 30, 2009 at 09:17 AM Boas, hoje voltei a empresa para alterar o meu trabalho, e tenho uma duvida.. eu fiz como me indicaram para fazer: @diokhan, por exemplo: <form name="nome_do_form" action="ficheiro_php.php" method="post"> <input name="morada1" type="text"> <input name="email1" type="text"> <input name="email2" type="text"> <input name="morada2" type="text"> </form> E no PHP: if ($_POST["morada1"] != null){ //executa a query com o primeiro "form". mysql_query($query); } if ($_POST["morada2"] != null){ //executa a query com o segundo "form". mysql_query($query); } e deparei-me com um problema..na pagina aparece-me todos os campos para preencher. E tipo, eu gostaria que apenas mostrasse na pagina as forms que vao ser preenchidas, por exemplo, se num projecto eu tiver apenas 3 tarefas so aparecem 3 "forms" para preencher, assim nao seria necessario aparecer varios campos que depois ficariam em branco, porque o maximo de tarefas que um projecto pode ter sao 9, e isto seriam imensos campos em branco na pagina. Mas obrigado pela ajuda 🙂 ...Join the dark side...and get a free cookie... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts