kazzx Posted November 26, 2009 at 04:03 PM Report Share #297632 Posted November 26, 2009 at 04:03 PM Viva novamente. ora, desta vez a minha questão é a seguinte .. tenho um formulário com: uma caixa de texto, um botão e uma listview. este formulário dá a possibilidade de fazer consultas na base de dados de alguém que é inserido na caixa de texto. como por exemplo, ao inserir o nome 'João' na caixa de texto e clicar no botão, se existir o nome João na base de dados então na listview aparecerá todas as pessoas com o nome João existentes. as minhas duvidas são, como faço para independentemente de escrever 'joao' ou 'João', aparecer pessoas com esse nome. gostava também de saber como fazer aparecer na listview por exemplo mais que um parametro referente a essa pessoa, como por exemplo, se escrever o nome de João aparecer por exemplo o email dele, porque se existirem mais que um se poder identificar. acho que me fiz entender. antes deste processo todo houve um registo com vários parametros como telemovel, email e por aí fora. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted November 26, 2009 at 04:41 PM Report Share #297636 Posted November 26, 2009 at 04:41 PM Podes condicionar a tua consulta, neste caso, com o operador LIKE. Para as restantes dúvidas é necessário saber que motor de base de dados estás a usar. Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
kazzx Posted November 26, 2009 at 04:52 PM Author Report Share #297638 Posted November 26, 2009 at 04:52 PM eu coloquei o LIKE mas se escrever 'joao' NÃO me aparece 'João', faço-me entender? estou a usar o Access .. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted November 26, 2009 at 05:11 PM Report Share #297640 Posted November 26, 2009 at 05:11 PM Em mySQL, por exemplo, tanto %joao% como %Joao% ou %JoAo% devolvem um registo que contenha João no campo especificado. Penso que em MSSQL o caso não mude de figura, não tenho como testar agora. Já em Access... sinceramente não te sei dizer. Exprimenta usar a wildcard (%) Alguém que saiba, ou que possa testar vai to dizer com certeza. Para devolveres mais do que um "parametro", passo a expressão, basta indicares na consulta o que queres que venha mais. Por exemplo: Queres que venha o Nome, Email e Telemovel: SELECT Nome,Email,Telemovel FROM ..... Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
kazzx Posted November 26, 2009 at 05:50 PM Author Report Share #297647 Posted November 26, 2009 at 05:50 PM eu coloquei cmd.CommandText = "Select Nome,Telemóvel,E-Mail from Utilizadores Where Nome Like '%" & txtverifica.Text & "%'" " e deu-me um erro dizendo: Não foi fornecido nenhum valor para um ou mais parâmetros necessários Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted November 26, 2009 at 05:54 PM Report Share #297648 Posted November 26, 2009 at 05:54 PM Como te disse, Access não faço ideia, nem tenho como testar agora. Mas ainda assim, estão aí uns erros graves. Não podes usar acentos e caracteres especiais nos nomes das colunas. A síntaxe pede: SELECT coluna,coluna,coluna,.... Tenta: cmd.CommandText = "Select coluna,coluna,coluna from Utilizadores Where Nome Like '%" & txtverifica.Text & "%'" Onde os "coluna" são obviamente os nomes das tuas colunas. Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
kazzx Posted November 26, 2009 at 06:00 PM Author Report Share #297650 Posted November 26, 2009 at 06:00 PM é a primeira vez que trabalho com consultas no VB.NET e também é a primeira vez que trabalho com ligações a Access. mas o código que disse não deu, não faz mal eu vou continuar a pesquisar até isto dar. tem de dar. obrigado 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Chamuanza Posted November 27, 2009 at 08:50 PM Report Share #297841 Posted November 27, 2009 at 08:50 PM Tenta assim: cmd.CommandText ="Select Id, Nome, Sobrenome, Endereco, Nascimento " & _ "From Amigos " & _ "Where Endereco Like '" & TextBox4.Text & "%'" Espero ter ajudado, eu tenho um select assim e funciona Link to comment Share on other sites More sharing options...
kazzx Posted November 29, 2009 at 01:09 AM Author Report Share #297962 Posted November 29, 2009 at 01:09 AM não consegui :X será por a base de dados estar em Access? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Chamuanza Posted November 29, 2009 at 11:54 AM Report Share #297975 Posted November 29, 2009 at 11:54 AM Coloca o exemplo que te mandei no evento Private Sub TextBox4_TextChanged(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles TextBox4.TextChanged assim o select inicia -se logo que introduzes o primeiro caractere e resolves em parte o que pretendes Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts