Jump to content

Jogo tipo brasfoot

mariopedro
 Share

Recommended Posts

Boas, este ano tenho de entregar um trabalho de final de curso. O que me propus a fazer juntamente com um colega foi um jogo tipo brasfoot. Várias pessoas já nos disserem que iria ser muito complicado, mas nós queremos mostrar que conseguimos fazer. Por isso vinha pedir a vossa a ajuda pois não sabemos por onde começar. O nosso professor acompanhante disse-nos para começar a pensar na base de dados e foi o que fizemos mas agora não sabemos para onde nos vamos virar. Não queremos uma coisa muito complexa fazer uns jogos, transferências, pesquisas e pouco mais. Também não somos mestres de programação. Portanto que nos pudessem dar uma luzes sobre o assunto.

Desde já muito obrigado.

EDIT: Assunto modificado!

Várias pessoas já nos disserem que iria ser muito complicado, mas nós queremos mostrar que conseguimos fazer.

Por isso vinha pedir a vossa a ajuda pois não sabemos por onde começar.

Também não somos mestres de programação. Portanto que nos pudessem dar uma luzes sobre o assunto.

Como é? São capazes ou não?

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Como é? São capazes ou não?

😛🙂😄👍 👍 👍😄

mariopedro, sem grandes rodeios:

Não é difícil. E não é só para vos encorajar. Não é difícil mesmo.

Pensaram e/ou fizeram a estrutura da base de dados e que mais? Estancaram onde?

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

😛🙂😄👍 👍 👍😄

mariopedro, sem grandes rodeios:

Não é difícil. E não é só para vos encorajar. Não é difícil mesmo.

Pensaram e/ou fizeram a estrutura da base de dados e que mais? Estancaram onde?

Fizemos a base de dados como foi dita pelo prof em SQL, diz ele que é simples rapido e gratuito. Agora queriamos começar a programação, mas não sabemos por que sitio.

Bem, como em qualquer jogo, deviam escrevinhar papel até mais não.

Nunca se deve passar para a frente de um ecrã sem saber exactamente o que certo personagem vai dizer no nível 12, quando encontra a tartaruga.

MAS, no caso de um jogo com o brasfoot, elifoot e afins, acho que o mais importante é desenvolver um motor onde possas conjugar os elementos da equipa e suas características e simular um jogo.

Começar a escrevinhar cálculos, enfim o que for necessário para que um jogo corra.

Isto porque no fundo, o grosso do jogo são os jogos.

Transferências, estádios, contratos, etc, etc não passam de movimentação e afectação de dados.

Comecem por desenvolver um motor de jogo básico. Nem que sejam duas caixas de texto que mostrem os golos de cada equipa.

Só depois de terem um motor de jogo é que devem começar a florear.

Sérgio Ribeiro

"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Bem, como em qualquer jogo, deviam escrevinhar papel até mais não.

Nunca se deve passar para a frente de um ecrã sem saber exactamente o que certo personagem vai dizer no nível 12, quando encontra a tartaruga.

MAS, no caso de um jogo com o brasfoot, elifoot e afins, acho que o mais importante é desenvolver um motor onde possas conjugar os elementos da equipa e suas características e simular um jogo.

Começar a escrevinhar cálculos, enfim o que for necessário para que um jogo corra.

Isto porque no fundo, o grosso do jogo são os jogos.

Transferências, estádios, contratos, etc, etc não passam de movimentação e afectação de dados.

Comecem por desenvolver um motor de jogo básico. Nem que sejam duas caixas de texto que mostrem os golos de cada equipa.

Só depois de terem um motor de jogo é que devem começar a florear.

Ok, obrigado. Vamos começar por aí.

mariopedro, já decidiram quais vão ser os critérios para que uma equipa possa ou não ser melhor que a outra?

o motor de jogo passa por ai.

talvez seria um bom principio, digo eu!

Isso passa pelas características dos jogadores das equipas, claro que um barcelona tem uma probabilidade maior de ganhar ao carcavelinhos do que ao contrário. Temos de ver isso. Pensar como isso vai estar na programação, converter o algorito em papel para código.

claro que um barcelona tem uma probabilidade maior de ganhar ao carcavelinhos do que ao contrário.

Não penses assim. Não é verdade.

Tens de baixar a abstracção até ao algoritmo.

Vence a equipa que tiver a maior soma de características. Não há nomes.

Até porque a certa altura do jogo, o "carcavelinhos" pode ter o alinhamento inicial do "barcelona" por esta ou aquela situação ou transferência.

O que interessam são os números que cada objecto jogador representa.

Antes de ser relvado, é binário! 😛

Sérgio Ribeiro

Não penses assim. Não é verdade.

Tens de baixar a abstracção até ao algoritmo.

Vence a equipa que tiver a maior soma de características. Não há nomes.

Até porque a certa altura do jogo, o "carcavelinhos" pode ter o alinhamento inicial do "barcelona" por esta ou aquela situação ou transferência.

O que interessam são os números que cada objecto jogador representa.

Não estou a falar dos nomes, mas sim como disseste das caracteristicas.

olha eu já tive a pensar fazer uma coisa do genero, mas por falta de tempo não o fiz, mas agora quando tiver tempo a ver se faço é um excelente projecto.

eu não sou um excelente programador, mas desenrasco-me se precisarem de algo e só dizerem.

se quizerem o mail digam

Obrigado, mandei PM. Ajudas são sempre bem-vindas e obrigado desde já a todos.

Adorei esta frase :o

Tal como o ribeiro disse vocês deviam por primeiro gatinhar para depois andar. Um projecto deve sempre começar por papel. Tudo que é ideias para o papel. Depois de terem tudo esquematizado fazer a base de dados consoante as vossas necessidades.

Eu na minha PAP também entreguei os papeis dos apontamentos e rascunhos etc.... e isso valeu-me pontos... é assim vocês têm de ir por Lógica. um bebe anda antes de gatinhar? não... então gatinhem também primeiro. usem o velhinho papel e lápis 🙂