andre_franco Posted November 15, 2009 at 12:36 AM Report Share #296248 Posted November 15, 2009 at 12:36 AM Olá a todos, antes de mais queria saudar todo o pessoal do fórum. Sou novo por aqui... e no VBA vou tentar aprender mt e tentar ajudar com o pouco que sei... 😁 Gostaria de saber como é que posso obrigar um utilizador a preencher uma determinada célula, ou seja, se o utilizador preencher a célula a1 eu queria que ele fosse obrigado a preencher a célula a2 (se não for assim não dar para gravar o documento) e que desse para copiar a formula para toda a coluna. estou farto de pesquisar em foruns mas não encontro nada... agradecia ajuda... 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
FreiNando Posted November 15, 2009 at 05:08 PM Report Share #296337 Posted November 15, 2009 at 05:08 PM Se é para usar em Excell, basta usares o evento Workbook_BeforeClose(Cancel As Boolean) do Livro e colocares lá as condições pretendidas, que caso não sejam cumpridas metes Cancel = True e o documento não fecha. Convém colocar uma mensagem em caso de bloqueio para o utilizador saber o que fazer, e não ficar a penar que o Excell está com problema. O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles Link to comment Share on other sites More sharing options...
andre_franco Posted November 16, 2009 at 10:18 PM Author Report Share #296574 Posted November 16, 2009 at 10:18 PM tem logica... mas eu não sei como é que isto se usa 😛 algem me pode mostar um exemplo? Link to comment Share on other sites More sharing options...
FreiNando Posted November 16, 2009 at 10:55 PM Report Share #296584 Posted November 16, 2009 at 10:55 PM Imaginemos que você quer que a Célula 'A1' seja preenchida: - Abre a janela do VBA (Alt+F11); - No explorador do projecto, duplo click em 'EsteLivro' ou algo parecido; - Na janela do código, parte superior esquerda seleciona Workbook, parte direita BeforeClose; - Insere o código: Private Sub Workbook_BeforeClose(Cancel As Boolean) If Range("A1") = "" Then If MsgBox("Falta Inserir dados na Celula: A1" & vbCrLf & _ "Quer sair sem introduzir os dados?", _ vbDefaultButton2 + vbYesNo) = vbYes Then Exit Sub Cancel = True End If End Sub Uma imagem ajuda: http://img198.imageshack.us/img198/8308/vba.png O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles Link to comment Share on other sites More sharing options...
jpaulino Posted November 17, 2009 at 07:50 AM Report Share #296610 Posted November 17, 2009 at 07:50 AM Bem detalhado FreiNando! 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
andre_franco Posted November 18, 2009 at 01:28 AM Author Report Share #296739 Posted November 18, 2009 at 01:28 AM Muito obrigado Freinando. Fico a dever-te uma. já consegui adaptar ao ficheiro que eu queria. mais una vez obrigado. 😉 Link to comment Share on other sites More sharing options...
FreiNando Posted November 18, 2009 at 08:49 AM Report Share #296743 Posted November 18, 2009 at 08:49 AM Fico satisfeito poder ajudá-lo, e convém notar que, como outros já disseram, este forum serve para partilhar informação e esclarecer dúvidas, e esta informação não é particular, é da comunidade. quando você puder contribuir para a comunidade não se acanhe e partilhe também. O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles Link to comment Share on other sites More sharing options...
Adriano Nogueira Posted June 13, 2012 at 06:53 PM Report Share #462550 Posted June 13, 2012 at 06:53 PM Imaginemos que você quer que a Célula 'A1' seja preenchida: - Abre a janela do VBA (Alt+F11); - No explorador do projecto, duplo click em 'EsteLivro' ou algo parecido; - Na janela do código, parte superior esquerda seleciona Workbook, parte direita BeforeClose; - Insere o código: Private Sub Workbook_BeforeClose(Cancel As Boolean) If Range("A1") = "" Then If MsgBox("Falta Inserir dados na Celula: A1" & vbCrLf & _ "Quer sair sem introduzir os dados?", _ vbDefaultButton2 + vbYesNo) = vbYes Then Exit Sub Cancel = True End If End Sub Uma imagem ajuda: http://img198.imageshack.us/img198/8308/vba.png Eu estou passando pelo mesmo problema. Mas e quando as células são separadas umas das outras. Como eu faço? As células são E12; E14: E16 Link to comment Share on other sites More sharing options...
FreiNando Posted June 13, 2012 at 08:57 PM Report Share #462567 Posted June 13, 2012 at 08:57 PM Substitui If Range("A1") = "" Then por If Range("E12") = "" Or Range("E14") = "" Or Range("E15") = "" Or Range("E16") = "" Then e claro, altera a mensagem. O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts