Steiger!! Posted June 14, 2006 at 11:09 PM Report #33038 Posted June 14, 2006 at 11:09 PM Ola Queria que todos os que me pudessem me ajudassem no seguinte: Imagine um ficheiro de texto ... dê ao utilizador a possibilidade de convertê-lo para maiúsculas ou minúsculas, indicando também qual o nome do ficheiro resultante. Usando soluções basicas, podiam me dar umas luzes sobre como o fazer?? Obg Ps- ja nao venho ao forum a algum tempo, se fiz alguma coisa de errado sobre o topic, ou tenho que cumprir algumas regras, nao hesitem e digam me.
maiden Posted June 14, 2006 at 11:51 PM Report #33041 Posted June 14, 2006 at 11:51 PM Tens uma função em pascal para converter minusculas em maiusculas: Upcase(). Também podes usar (dá mais trabalho) uma estrutura case of: case caracter of 'a': caracter:='A'; 'b': caracter:='B'; ... end; Cumps,
visk0nde Posted June 15, 2006 at 12:35 AM Report #33043 Posted June 15, 2006 at 12:35 AM eu tb tenho um trabalho assim pa fazer... quanto a mini para maisculo , o melhor e usares a funcao upcase... como tas a querer ler um ficheiro, deve ficar aqq coisa assim while not eof(fx) do begin read(fx,ch); write (fxdestino, upcase(ch) ); end; para passar para minuscula, eu tava a tentar fazer tipo ir a tabela de caracteres, e ver onde s situam as letras maisculas. dps meter um IF a dizer que se o caracter estiver entre xx e xx, entao o ch := ch + 32 {32 e a difrenca das maiusculas pas minusculas..} agr n sei como fica isso em codigo enao tenho a certeza da posicao na tabela de caracteres... mas penso as as maiusculas sejam entre a posicao #65 e #90 ne? dps em codigo fica como? ch := (ch + #32) {? assim nao me da lol} cumpts
ReXatoZ Posted June 16, 2006 at 12:23 AM Report #33213 Posted June 16, 2006 at 12:23 AM Talvez o k vocês procuram esteja aki no tutorial do deathseeker25: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=138
maiden Posted June 16, 2006 at 01:35 PM Report #33268 Posted June 16, 2006 at 01:35 PM A função que te dá o código de um caracter é a ord(). write(ord('a')); {Escreve no monitor o código do caracter a na tabela ASCII} Depois podes fazer uma comparação if codigo=x then {x=codigo do caracter maiusculo} codigo:=y; {y=codigo do mesmo caracter mas minusculo} Não tenho a certeza se dá para fazeres a tal soma (subtracção porque se queres passar de maiuscula pa minuscula subtrais ao 60 (por exemplo) 32). Se der deve ficar algo do género minuscula:=chr(cod_caracter_maiusculo-32); P.S.: Para tornares o teu código mais legível utiliza o GeSHi ao escreveres a mensagem (encontra-se por cima dos emoticons). Espero ter ajudado. Cumps,
Recommended Posts