tOSTAS Posted November 10, 2009 at 07:19 PM Report Share #295477 Posted November 10, 2009 at 07:19 PM Boas, eu estou a desenvolver a minha PAP e precisava de gerar, por exemplo, declaração de justificação de faltas... Eu estive a pensar fazer em Crystal Reports mas nunca mexi naquilo e parece ser um pouco confuso 😉, mas a minha pergunta é será que é possível? Se for gostava que me orientassem um pouco :S Link to comment Share on other sites More sharing options...
pmaster Posted November 10, 2009 at 11:46 PM Report Share #295515 Posted November 10, 2009 at 11:46 PM Eu perfiro fazer tudo à unha. Dá sempre muito mais trabalho mas pronto. Uso um Print Document. Sobre Crystak Reports nao percebo muito mas dá para fazer imensa coisa. Vê se isto ajuda http://www.truquesedicas.com/tutoriais/crystal_report/00001a.php Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gooden Posted November 11, 2009 at 10:10 AM Report Share #295542 Posted November 11, 2009 at 10:10 AM não gosto de crystal reports. Eu gosto de algo chamado active reports http://www.componentsource.com/popup.asp?/lib/grapecitydatadynamics/activereports-6/000_full.png o problema é ser pago 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
paulo silva Posted November 11, 2009 at 10:26 AM Report Share #295548 Posted November 11, 2009 at 10:26 AM Boas, Crystal reports é uma ferramenta muito poderosa, mas como tudo tem o seu senão. se fores mostrar a tua pap a correr no teu pc, ou em algum que tenhas o reportviewer nao tem problemas e é relativamente facil de mexer, mas se for para alojar em um servidor web terás o eterno problema em arranjar todas as dll's para colocar na pasta bin. Também tens outra opção que é o reportviewer, muito mais simples. Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted November 11, 2009 at 10:34 AM Report Share #295551 Posted November 11, 2009 at 10:34 AM Crytall Reports dá para fazer tudo e mais uns trocos, mas não é propriamente facil de se trabalhar nele. Obriga a alguma pratica e estudo (eu que o diga). Trabalho com essa "coisa" à alguns anos... Sinceramente gosto do Active Reports ou do Fast Reports Dot Net que são bastante parecidos um com o outro. Ambos dão para fazer imensa coisa, e a aprendizagem é minima. Dá uma olhade-la na net que por certo encontras alguma coisa interessante. Se realmente quizeres aprender crystal, avisa para te deixar aqui o link para um how-to de crystall. Cumprimentos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
tOSTAS Posted November 11, 2009 at 01:10 PM Author Report Share #295566 Posted November 11, 2009 at 01:10 PM Boa obrigado pessoal, mas qual me aconselham mais ? O mais simples mas eficaz 🙂 Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted November 11, 2009 at 01:29 PM Report Share #295567 Posted November 11, 2009 at 01:29 PM FastReports.Net é bastante simples e eficaz, mas não é free. Dá para utilizar na PAP mas lembra-te que não se pode utilizar para fins comerciais sem ter licença dele. Acho que deve ser o mais simples que podes encontrar, mas opiniões não discuto, dou a minha e ouço a dos outros. Cumprimentos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
tOSTAS Posted November 11, 2009 at 02:29 PM Author Report Share #295570 Posted November 11, 2009 at 02:29 PM Obrigado, mas tive a exprimentar o printdocument que ja vem com o VB mas eu ao imprimir nao consigo que ele mude de linha.. e tambem gostava e por o logotipo da empresa? é possivel assim? ou só com software ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted November 11, 2009 at 02:35 PM Report Share #295571 Posted November 11, 2009 at 02:35 PM Possivel é, mas dá mais trabalho. Uma das vantagens de usar uma reporting tool como o crystall, o active reports, o fast reports ou outras é mesmo o facilitar a vida na hora de desenvolver. Podes dar uma olhade-la neste. É free e parece ser porreinho, ainda não o testei em promenor. http://www.codeproject.com/KB/dotnet/myneoreportintro.aspx Cumprimentos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
tOSTAS Posted November 11, 2009 at 02:47 PM Author Report Share #295572 Posted November 11, 2009 at 02:47 PM Bem apocsantos, eu decidi usar o fast reports.net mas o que eu quero fazer não é um report mas sim um carta padrão.. Por exemplo.. "Declara-se que o Sr.(a) "+ nome.text +", esteve presente na Clinica Medica Sta.Olália." É possivel ? nao tou a ver como vou por o nome.text Cumprimentos Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted November 11, 2009 at 02:54 PM Report Share #295573 Posted November 11, 2009 at 02:54 PM É possivel, se não tens os dados numa bd, podes ir busca-los à form aberta em runtime, desde que esteja numa textbox Dim repnome As String Report1.RegisterData(dt, "tuadatatable") repnome = "C:\teuprogama\teureport.frx" Report1.Load(repnome) Report1.Show() ' caso queiras editar o report em runtime para puderes ir buscar o valor à textbox subsituies o report1.show() por 'Report1.Design() Acho que com isto já te deves conseguir desenrascar "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
tOSTAS Posted November 11, 2009 at 02:57 PM Author Report Share #295574 Posted November 11, 2009 at 02:57 PM É possivel, se não tens os dados numa bd, podes ir busca-los à form aberta em runtime, desde que esteja numa textbox Dim repnome As String Report1.RegisterData(dt, "tuadatatable") repnome = "C:\teuprogama\teureport.frx" Report1.Load(repnome) Report1.Show() ' caso queiras editar o report em runtime para puderes ir buscar o valor à textbox subsituies o report1.show() por 'Report1.Design() Acho que com isto já te deves conseguir desenrascar Obrigado Meu vou tentar 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
tOSTAS Posted November 11, 2009 at 03:10 PM Author Report Share #295577 Posted November 11, 2009 at 03:10 PM nao tou a conseguir :S aparece sempre o nome.text em vez do nome da pessoa Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted November 11, 2009 at 03:13 PM Report Share #295578 Posted November 11, 2009 at 03:13 PM altera o codigo conforme te indiquei para ires para o design nome, aí podes escolher a form aberta, e a caixa de texto onde tens o nome, depois é tão simples como arrastar, pousar, e gravares o report já todo formatadinho. Quando chamares para impressão ele em runtime vai buscar o valor da textbox (nome) e coloca-o no lugar correspondente. "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
tOSTAS Posted November 11, 2009 at 03:17 PM Author Report Share #295579 Posted November 11, 2009 at 03:17 PM mas vou ter de fazer isso sempre que quizer fazer uma declaração ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted November 11, 2009 at 03:28 PM Report Share #295583 Posted November 11, 2009 at 03:28 PM Não. Ok vou por o codigo comentado para perceberes. 'este codigo deve ficar no Click de um botão que dê ordem de impressão 'crias uma variavel repnome que deve conter o nome do modelo que vais imprimir Dim repnome As String 'Report1.registerdata(dt, "tudatatable") basicamente diz que o report1 obtem dados da tua data table caso tenhas uma caso não tenhas remove esta linha Report1.RegisterData(dt, "tuadatatable") 'Aqui dizes o nome do ficheiro do layout e a path de onde ele está repnome = "C:\teuprogama\teureport.frx" ' agora dás a ordem para o carregar (ele vai buscar o ficheiro com o layout criado) Report1.Load(repnome) 'aqui das instrução para fazer o print preview do report Report1.Show() 'como ainda não crias-te o report comentas a linha acima e colocas: 'report1.Design() 'sem o comentário, claro. Depois basicamente é uma ferramenta visual, onde vais buscar a tua form, as textboxes 'com os valores variaveis, preenches o layout todo, e gravas na path e nome definidos no inicio do codigo. Quando tiveres acabado o que está descrito acima, simplesmente voltas a alterar do report1.design para report1.show Nada mais. "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
tOSTAS Posted November 11, 2009 at 03:42 PM Author Report Share #295590 Posted November 11, 2009 at 03:42 PM Ta a dar nó o meu cérebro :S eu ja tentei fazer isso mas nao da.. Certamente eu nao tou a fazer bem, nao tou a entender.. Eu no Report tenho 2 textbox. a primeira diz " Declara-se que " e na segunda tenho "nome.text"... Quando eu faço preview aparece tudo como escrevi :S Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted November 11, 2009 at 04:48 PM Report Share #295602 Posted November 11, 2009 at 04:48 PM estás a usar uma bd certo?? para não te dar mais nó nenhum, cria uma tabela de "lixo" na bd com 2 campos e no report adiciona como datasource a tabela de "lixo" da bd. é a forma mais simples e pratica, doutra forma tens de criar uma datatable em realtime, e colocar-lhe valores. o que te vai dar mais trabalho mas também é uma possibilidade a considerares. são só mais umas 5 linhas. 🙂 "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
tOSTAS Posted November 11, 2009 at 04:53 PM Author Report Share #295604 Posted November 11, 2009 at 04:53 PM eu acho que so copiar a textbox é mais facil , mas so nao tou a conseguir entender o que me queres dizer.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts