Rodrigues Posted November 7, 2009 at 06:57 PM Report Share #295057 Posted November 7, 2009 at 06:57 PM Viva ! sou novo nisto do VB2008 É possível criar um array de por exemplo caixas de texto txtNome(0) ....txtNome(n) ?? Como limpar uma dataGridView ? Consigo carregar dados para uma combobox, mas como coloco um dos seus elementos logo visível ? Isto deve ser básico !! Obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
bruno1234 Posted November 7, 2009 at 07:07 PM Report Share #295059 Posted November 7, 2009 at 07:07 PM O array de caixas de texto podes criar da mesma forma que crias outro array qualquer. Para limpares a dataGridView podes afectar o datasource com null. Para a combo box há metodos ou propriedades como o SelectedValue ou o SelectedIndex, n me lembro quais ao certo estão dispiniveis. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos Link to comment Share on other sites More sharing options...
softklin Posted November 7, 2009 at 08:01 PM Report Share #295063 Posted November 7, 2009 at 08:01 PM Suponho que venhas do VB6 ou inferior, e era fácil criar arrays de objectos, bastando apenas copiar e colar, e responder sim à pergunta de clonar objectos. No VB.net isso é um bocado mais difícil, e tens de o fazer programaticamente, ou seja, via código. A lógica é criares os teus objectos como se fossem variáveis do tipo TextBox, Listbox, etc, e adcicioná-los oficialmente à lista de objectos do formulário. Deixo-te um exemplo de como adicionar um conjunto de 10 textboxes: Private Sub criarTextbox(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click ' criar um array para criar os nosso objectos Dim arraytxt(9) As TextBox For i As Integer = 0 To 9 ' criar um novo objecto do tipo texbox para a posição i arraytxt(i) = New TextBox() ' definirmos as diversas propriedades para essa textbox i ' o operador with, tal como no VB6, serve para acedermos ' directamente às propriedades do objecto com o . (ponto) With arraytxt(i) .Name = "txtBox" & i ' o nome vai-nos permitir aceder ao objecto mais tarde .Text = "Textbox nr " & i .BackColor = Color.Blue .ForeColor = Color.White .Left = 0 .Top = i * .Height .Show() End With Next ' o passo mais importante, adicionar o array oficialmente à ' lista de controlos do formulário. ' Só após este passo é que os controlos estarão visiveis. Me.Controls.AddRange(arraytxt) End Sub Para aceder aos seus conteúdos, podes utilizar uma função tal como: Private Sub Button2_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button2.Click Dim str As String = InputBox("Qual o nome do objecto") If str <> "" Then ' O acesso aos objectos é feito pelo seu name, que na lista de objectos é a chave (identificador) ' que te permite aceder apenas a esse controlo (tal como no VB6 apenas podias ter um controlo com ' um nome único (excepto arrays)) If Me.Controls.ContainsKey(str) Then MsgBox("Ele está cá sim senhor, vamos espreitar o seu conteúdo") ' Ver o conteúdo da propriedade text, para esse item (a textbox com o nome desejado) MsgBox(Me.Controls.Item(str).Text) Else MsgBox("Não, não existe nada com esse nome no formulário") End If End If End Sub Podes experimentar estas funções criando um novo projecto e adicionando dois botões, sem alterar o seu nome (ou seja, ficas com Button1 e Button2). Copias os 2 códigos para o teu projecto, e exploras conforme quiseres. 😛 Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rodrigues Posted November 9, 2009 at 10:49 PM Author Report Share #295349 Posted November 9, 2009 at 10:49 PM M.to obrigado softclean. Efectivamente venho do VB 6. Estou a tentar migrar uma bd que fiz no access 2003 com VBA para vb2008. Há realmente uma abordagem diferente no BV2008. Estou a adaptar-me. Percebi os exemplos que enviaste. Grande ajuda . Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts