Jump to content

Recommended Posts

Posted
Assim por alto, PIC é um circuito integrado, um microprocessador. e trata-se de programa-lo para funcionar por exemplo como o "cerebro" de um robot...

E com que linguagem é que se programam as PICs...???

Não deve ser com C, nem Pascal, nem PHP ou Java.....É com código binário???

Posted

Eu como já disse anteriormente tambem nao sou perito (nem de perto nem de longe LOL) na matéria, mas pelo que eu já precebi 'da coisa' há programas para fazer a programação dos CI.

http://www.bobblick.com/techref/projects/picprog/picser.zip (por exemplo)

A linguagem a usar não é "000" e "111" mas deve de ser quase! LOL Penso que dá pra programar em linguagems de baixo nivel, tipo assembler.

cool stuffs to check.

http://blog.zxcoders.com//

Posted
Citação
Eu como já disse anteriormente tambem nao sou perito (nem de perto nem de longe LOL) na matéria, mas pelo que eu já precebi 'da coisa' há programas para fazer a programação dos CI.

http://www.bobblick.com/techref/projects/picprog/picser.zip (por exemplo)

A linguagem a usar não é "000" e "111" mas deve de ser quase! LOL Penso que dá pra programar em linguagems de baixo nivel, tipo assembler.

OK..então daqui a uns anos, quando já estiver com o curso de Engenharia Informática acabado ( se lá entrar... 😄 ) eu começo a pensar em programar em PICs....

Devias querer dizer Assembly e não Assembler não era? ;)

[[]]

Posted

Já existem editores e compiladores para criar software para PIC e seus familiares que usam uma linguagem estilo C.

Aqui um colega de trabalho, anda sempre "a brincar" com PIC's e EPROM's e programa os CI's com um compilador que, segundo ele, utiliza como linguagem o C.

Cumps,

Posted
Citação
Já existem editores e compiladores para criar software para PIC e seus familiares que usam uma linguagem estilo C.

Aqui um colega de trabalho, anda sempre "a brincar" com PIC's e EPROM's e programa os CI's com um compilador que, segundo ele, utiliza como linguagem o C.

Cumps,

Isso facilita bastante a programação de PICs então....

Acho que assim daqui a uns mesitos quando dominar o C já posso começar em programar em PICs tambem...

Cumps

Posted
Sim, precisam de toda uma estrutura electronica para eles depois operarem e fazerem o que realmente nos queremos, é uma programação que não tem como fim o mesmo que ao programares qq coisa pra contruires uma determinada aplicação. Mas como é programação tb..😄 aqui está ela! 😄

Alem de que é uma programação muito utilizada nos nossos dias e cada vez mais daqui para a frente, com a entrada na "Era Robótica".....

Por isso, achei que focar aqui o tema de Programação ligada ao Hardware, nomeadamente á Electrónica e Robótica era importante, para desenvolver algumas linguagens não tão comuns quanto aquelas que nós utilizamos....

Cumps

Posted
foi uma optima ideia sim.. eu por acaso nem sonhava com esta tecnologia...

mas tou a ver que não existem mesmo limites nisto.. 😄

Limites existem, só que são tão longínquos quão o tamanho do código do completo de todos os componente so Linux...por isso podemos discutir e discutir que o ser humano normal não os atingirá nunca a 100%...

Nem o Linus Torvalds conhece a 100% o código-fonte do Linux, quanto mais todos nós os aprendizes da programação conseguirmos aprender todas as linguagens....

Daqui a um aninho ou dois, quando o forum tiver uns 5000 ou mais users, abro uma secção de programação de componentes de robótica e reinsiro lá esta secção....

Depois até de projectos de robots seremos responsáveis....

Cumps 😄😄

Posted

se soubesses a % do code do kernel de linux que o linus realmente conhece ficarias parvo..... 😄

enfim, a robotica nao esta tao longinqua quanto isso! Eu mesmo achei piada e vou tentar fazer um semaforo... nao deve ser assim taooooo dificil 😄

Abraços!

Software is like sex... it's better when it's free

in the old days

P@P "C" && "Linux" Moderator

Posted

lol exactamente 😄

O que preciso eh dum timer. aos x push green, aos x+n push yellow... nao sei se tas a perceber...

Software is like sex... it's better when it's free

in the old days

P@P "C" && "Linux" Moderator

Posted

Heyas all...

Responder ao post do redhat...(Porque de PIC's ainda não sei nada, em Julho vou programar um para uma fechadura electrónica com impressão digital e aí espero ficar a saber bastante sobre isso..já sei alguma coisa de microcontroladores já programei um 8031 e programei-o em C...)

Em relação a semáforos...depende do que queres fazer...

Estás-te a referir à parte teórica de por várias coisas a correr ao mesmo tempo, usa-se semáforos para isso..mas são outro género de semáforos..

Ou queres fazer um cruzamento por exemplo?? Se for um cruzamento...

Tenho mesmo o material que tu precisas (não fui eu que fiz é claro..é de uma cadeira que tive)...em que o 1º trabalho era fazer um cruzamento com peões, carros e um comboio..

Podes ver aqui:

http://www-srmi.dee.fct.unl.pt/leec/str/

Secção prática, e depois o 1º trabalho...sacas o doc e vês o que aquilo faz..

Não é a coisa mais simples de fazer, já requer alguma experiência em algoritmia, e é preciso ver que aquilo corre tudo ao mesmo tempo e às vezes um gajo perdesse quando está a programar e quando o prog dá barraca...

Hasta all [[]]

PS: 1º post no fórum 😄

PS1: Este post se calhar estaria melhor na secção de C, ou coisa parecida..estejam à vontade para mudar e apagar..

PS2: Agora vou ver as outras secções que acabei de me registar 😄

http://www.mundodotio.com/ Um mundo à parte...ou então não..http://programming.mundodotio.com/ A vida de um programador WEB