rjsma Posted November 4, 2009 at 06:13 PM Report Share #294713 Posted November 4, 2009 at 06:13 PM boas tou a fazer um programa de gestao e numa parte desse programa tenho o registo de clientes e agora cheguei a uma parte e fiquei a nora ja tenho a base de dados sql construida e a form com os campos de inscricao e agora nao sei e enviar as informacoes introduzidas na inscricao para a bd cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted November 4, 2009 at 06:53 PM Report Share #294727 Posted November 4, 2009 at 06:53 PM Se estás a usar binds e outras "facilidades" não te posso ser grande ajuda. Caso contrário, qualquer INSERT te faz a vontade... Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
rjsma Posted November 4, 2009 at 07:04 PM Author Report Share #294731 Posted November 4, 2009 at 07:04 PM para fazer o insert so tenho de acrescentar este codigo a form? INSERT INTO table_name VALUES (value1, value2, value3,...) cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
bioshock Posted November 4, 2009 at 07:28 PM Report Share #294734 Posted November 4, 2009 at 07:28 PM Se fizeste pelas tais "binds" que o Ribeiro se referiu podes utilizar o seguinte código: Me.TabelaBindingSource.AddNew Caso programes o código unha a unha, então utilizas: --------------------------------------------------------//------------------------------------------------------ Imports System.Data.SqlClient ' Texto de ligação à base de dados Dim myConnectionString As String = _ "Data Source=.\SQLEXPRESS;AttachDbFilename='C:\myDatabase.mdf';" & _ ";Integrated Security=True;User Instance=True" ' Comando que irá inserir dados na tabela "MyTable" em que os campos ' "username" e "date" são passados através de parâmetros Dim SQL As String = "INSERT INTO myTable([username], [date]) VALUES (@username, @date);" ' Cria uma nova ligação à base de dados Dim connection As New SqlConnection(myConnectionString) ' Criação do comando indicando a instrução e a ligação Dim command As New SqlCommand(SQL, connection) ' Indicação dos parâmetros que serão inseridos command.Parameters.Add("@username", SqlDbType.VarChar).Value = "jpaulino" command.Parameters.Add("@date", SqlDbType.DateTime).Value = DateTime.Now ' Abre a ligação, executa o comando e guarda em "x" o número de registos inseridos connection.Open() Dim x As Integer = command.ExecuteNonQuery() If x < 1 Then MessageBox.Show("A operação efectuada não retomou qualquer resultado.") End If ' Fecha a ligação e limpa as variáveis connection.Close() connection = Nothing command = Nothing --------------------------------------------------------//------------------------------------------------------ Retirado do Blog http://vbtuga.blogspot.com/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
rjsma Posted November 4, 2009 at 07:35 PM Author Report Share #294737 Posted November 4, 2009 at 07:35 PM o que sao binds? cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted November 4, 2009 at 07:37 PM Report Share #294739 Posted November 4, 2009 at 07:37 PM Os objectos que tens na paleta do visual studio.... Basicamente se crias-te a form colocas-te as caixas de texto, labels, combos etc.... tens que ir por inserts, se pegas-te na tabela e crias-te um binding data source, tens a vida facilitada e podes utilizar o codigo que te foi apresentado acima. "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
rjsma Posted November 4, 2009 at 08:02 PM Author Report Share #294744 Posted November 4, 2009 at 08:02 PM eu criei a form com caixas labels,etc, por isso tenho de ir por inserts ajudava me muito se alguem conseguisse arranjar um exemplo cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted November 4, 2009 at 08:16 PM Report Share #294748 Posted November 4, 2009 at 08:16 PM eu criei a form com caixas labels,etc, por isso tenho de ir por inserts Não quer dizer que tenhas que ir por inserts, é facil se no lado direito do ecrã e tiveres lá a tua datasource e respectivas tabelas, podes simplesmente puxar a tabela para ele te criar um table adapter. Se não tens experiencia com inserts acredita que o binding é a forma mais simples. "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
rjsma Posted November 4, 2009 at 08:21 PM Author Report Share #294749 Posted November 4, 2009 at 08:21 PM o problema e que nao tenho nenhuma tabela no data source cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted November 4, 2009 at 08:24 PM Report Share #294752 Posted November 4, 2009 at 08:24 PM tens o datasource na paleta?? Se puderes coloca o codigo que tens na form aqui para ser mais facil perceber o que tens feito e a melhor forma de te ajudar "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
ribeiro55 Posted November 4, 2009 at 08:25 PM Report Share #294753 Posted November 4, 2009 at 08:25 PM Se não tens experiencia com inserts acredita que o binding é a forma mais simples. Eu cá acho que é uma péssima prática, e acaba por tornar as coisas muito mais complicadas a seu tempo. Resulta em programadores com aplicações que mexem dados de um lado para o outro mas franzem o sobrolho e encolhem os ombros quando alguém lhes fala de queries. Faz me lembrar um pouco o pessoal que desenvolve jogos com gamemakers drag and drop. Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips" Link to comment Share on other sites More sharing options...
rjsma Posted November 4, 2009 at 08:30 PM Author Report Share #294756 Posted November 4, 2009 at 08:30 PM este e o codigo da conexao a bd Imports MySql.Data.MySqlClient Public Class Login Dim conn As New MySqlConnection Dim myCommand As New MySqlCommand 'Move a form Dim applocation, curlocation As New Point(0, 0) Private Sub sync() applocation = Me.Location curlocation = Cursor.Position End Sub Private Sub janelalogin_MouseDown(ByVal sender As Object, ByVal e As System.Windows.Forms.MouseEventArgs) Handles janelalogin.MouseDown Timer1.Enabled = True Timer1.Start() sync() End Sub Private Sub janelalogin_MouseUp(ByVal sender As Object, ByVal e As System.Windows.Forms.MouseEventArgs) Handles janelalogin.MouseUp Timer1.Stop() sync() End Sub Private Sub Timer1_Tick(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Timer1.Tick Me.Location = applocation - curlocation + Cursor.Position sync() End Sub 'Sai do Programa Private Sub KryptonButton3_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles KryptonButton3.Click End End Sub Private Sub KryptonButton1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles KryptonButton1.Click Dim conn As New MySqlConnection conn.ConnectionString = "server=127.0.0.1;user id=administrador;password=software2010;database=software" conn.Open() myCommand.Connection = conn myCommand.CommandText = "SELECT count(* ) N FROM `software`.`login` where utilizador = '" + UsernameTextBox.Text + "'" + " and senha = '" + PasswordTextBox.Text + "'" If (Convert.ToInt32(myCommand.ExecuteScalar()) = 1) Then Principal.Show() Me.Hide() Else MessageBox.Show("Nome de Utilizador ou senha incorrecta") Me.Close() End If End Sub End Class [ /code] Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted November 4, 2009 at 08:32 PM Report Share #294758 Posted November 4, 2009 at 08:32 PM Resulta quando se tem pouca pratica e se precisa de desenvovler rapido. Eu pessoalmente uso querys na maioria das aplicações, mas está visto que a médio e longo prazo as ferramentas microsoft vão estar cada vez com mais "ferramentas graficas" para se trabalhar com bd's. Como sou do tempo em que não havia nada disso, conheço ambas as formas, pois mantenho uma "mente aberta". Fui ensinado a não me limitar ao que já sei, ao que conheço mas sim a "utilizar qualquer tecnica que funcione, e manter uma mente aberta". Não critico nem apoio nenhuma das formas de fazer as coisas! Eu faço da minha, cada um faz da que melhor lhe convem, usa a tecnica que melhor se lhe aplicar, logo que funcione, o resto é "semantica". "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
rjsma Posted November 4, 2009 at 08:41 PM Author Report Share #294760 Posted November 4, 2009 at 08:41 PM pois com o codigo que tenho so da para ir buscar informacao a bd e tambem nao consigo fazer uma query porque nao consigo aceder ao data source Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted November 4, 2009 at 08:53 PM Report Share #294763 Posted November 4, 2009 at 08:53 PM Azevedo, continuas a poder usar as duas form's. No teu codigo tens apenas a connection string, o que te deixa margem para puderes utilizar data tables e binding data source. Assim crias um Table Adapter e podes usar o "bindings" myAdapter.SelectCommand = myCommand myAdapter.Fill(myData) DataGrid1.DataSource = myData Outra forma é mesmo perderes uns minutos e adicionares uma datasource no wizard de bd na paleta do lado direito, em principio o VB vai reconhecer a connectionstring que tens e podes fazer o binding por aí. Se preferires ir por insert's tens que escrever a query inteira, tipo INSERT INTO table_name VALUES (valor1, valor2, valor3,valor4) "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
rjsma Posted November 4, 2009 at 08:59 PM Author Report Share #294765 Posted November 4, 2009 at 08:59 PM nao consigo usar o data source, eu abro e ele nao reconhece nenhuma connection cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted November 4, 2009 at 09:08 PM Report Share #294769 Posted November 4, 2009 at 09:08 PM Podes criar uma nova apartir do interface grafico, ou simplesmente ir por inserts. Agora a decisão é apenas tua. A criação da datasource no interface grafico é facilima. "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
rjsma Posted November 4, 2009 at 09:13 PM Author Report Share #294770 Posted November 4, 2009 at 09:13 PM pois eu vou ao data source,escolho database e new connection e depois a janela da data source fecha Link to comment Share on other sites More sharing options...
bioshock Posted November 4, 2009 at 09:22 PM Report Share #294773 Posted November 4, 2009 at 09:22 PM Eu cá acho que é uma péssima prática, e acaba por tornar as coisas muito mais complicadas a seu tempo. Resulta em programadores com aplicações que mexem dados de um lado para o outro mas franzem o sobrolho e encolhem os ombros quando alguém lhes fala de queries. Faz me lembrar um pouco o pessoal que desenvolve jogos com gamemakers drag and drop. Discordo. Eu sou apologista tanto dos "Bindings" como da programação "unha a unha". E podes facilmente conciliar as duas coisas, poupando bastante tempo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted November 4, 2009 at 09:33 PM Report Share #294777 Posted November 4, 2009 at 09:33 PM pois eu vou ao data source,escolho database e new connection e depois a janela da data source fecha Que versão do VB estás a usar?? "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts