MetalFatigue Posted November 4, 2009 at 02:35 PM Report Share #294691 Posted November 4, 2009 at 02:35 PM Já li várias coisas sobre ambos. Uns dizem que é melhor MVC, pois dá maior controlo, outros dizem Webforms são melhores porque são mais produtivos e fáceis de usar. Outros ainda dizem que depende, tanto de quem desenvolve como do que se pretende. Eu por mim parece-me esta ultima opinião mais fiável. Mas posso não estar a perceber bem a coisa e é aí que vocês entram 🙂 . A minha situação é a seguinte. Nunca trabalhei com ASP.NET e muito pouco com ASP e PHP e já foi à vários anos. Tenho alguma experiência com aplicações .NET. Eu e um amigo decidimos começar um projecto de um jogo por browser (sim, mais um). Eu só conhecia ASP .NET webforms e ando a ler um livro sobre o assunto. Aquilo parece-me bastante simples e até estou a gostar. No entanto deparei-me com esta framework mais recente (numa divagação pelo google), a MVC. Pelo que percebi funciona mais a um nível mais tradicional e semelhante ao PHP e que dá maior controlo sobre as coisas. Não existindo tantas abstracções procedimentais implícitas na arquitectura (arrastar controlos e esquecer, a quase). O jogo terá de ter um motor de por trás ainda algo complexo. Principalmente a nível de combate. O motor tem de ser também flexível e de fácil alteração. Vamos usar provavelmente também técnicas de AJAX em muitas situações. Pelo compreendi esta técnica tem de ser escrita e aplicada da forma tradicional, escrevendo o código todo em vez de arrastar update panels. A minha pergunta é se acham que devemos seguir e construir o projecto com a framework MVC (que tem também como bonus, SEO) ou devemos manter a forma "tradicional" e ir por Webforms (que o meu colega já tem alguma experiencia)? E porquê? Quais as razões para escolher uma e não a outra no meu caso? Link to comment Share on other sites More sharing options...
bruno1234 Posted November 4, 2009 at 09:06 PM Report Share #294768 Posted November 4, 2009 at 09:06 PM O ASP .net MVC usa o padrão MVC q já provou à alguns anos q é uma maneira fiável de desenhar camadas de apresentação. Em java já se usava este padrão e resultava bem. Quanto à framework em si, já vai na versão 2 e é relativamente estável. Funcionalidades como ajax são facilmente adicionadas se recorreres à jQuery (o template do projecto já inclui a jQuery). Se eu começasse hoje um projecto em asp .net, provavelmente ainda n o faria em mvc, apenas pelo facto de que a propria framework da microsoft ainda está em evolução. Só mesmo quando estabilizar, como os web forms já estabilizaram é q penso adoptar o MVC. Quanto aos web forms, n há mto a dizer, está estável e recomenda-se. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted November 4, 2009 at 09:13 PM Report Share #294771 Posted November 4, 2009 at 09:13 PM Há montes de padrões de design actualmente em uso com PHP (alguns bastante úteis e derivados do MVC, como é o caso do HMVC), só o ASP é que anda para trás como costume nessas andanças. before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction Link to comment Share on other sites More sharing options...
MetalFatigue Posted November 5, 2009 at 12:54 PM Author Report Share #294840 Posted November 5, 2009 at 12:54 PM Há montes de padrões de design actualmente em uso com PHP (alguns bastante úteis e derivados do MVC, como é o caso do HMVC), só o ASP é que anda para trás como costume nessas andanças. Não entendi muito bem a tua ideia. Anda para trás? Ou será que querias dizer anda atrasado em relação ao resto da industria? A minha principal motivação para desenvolver em .NET é a facilidade e alta produtividade disponibilizada tanto pela framework como pelo IDE do VS. Não sei se o PHP teve também grandes avanços nestes campos, mas a ideia que tenho é que continua tudo a ser muito à "unha". É verdade que se tem um controlo total, mas é contra produtivo e mais complexo em alguns aspectos. Se eu começasse hoje um projecto em asp .net, provavelmente ainda n o faria em mvc, apenas pelo facto de que a propria framework da microsoft ainda está em evolução. Só mesmo quando estabilizar, como os web forms já estabilizaram é q penso adoptar o MVC. Quanto aos web forms, n há mto a dizer, está estável e recomenda-se. Se se recomenda qual a razão de criar o MVC? Formas diferentes de se trabalhar, para quem quiser? Acaba por recair em opções? É que pelo que percebi MVC tem as suas vantagens. SEO (acho que o .NET 4.0 vai dar para fazer o mesmo em webforms), quando o projecto já tem alguma complexidade facilita a sua alteração, etc. Por outro lado também li que é possível seguir uma arquitectura e design de MVP com Webforms. Seguindo este arquitectura será possível mais facilmente transferir código para MVC se assim o desejarmos? obrigado pelas respostas Link to comment Share on other sites More sharing options...
bruno1234 Posted November 5, 2009 at 09:20 PM Report Share #294910 Posted November 5, 2009 at 09:20 PM Web Forms tem uma abordagem mto semelhante a uma aplicação em Windows Forms. Se a ideia for fazer uma aplicação web q se comporte como uma aplicação q eu tenho no windows, web forms é a melhor escolha. Mas a ideia da web na maioria das vezes é outra, ou seja, fazer um pedido e obter os dados de resposta. E nesse caso n preciso de manter estado, nem de ter um conjunto rico de controlos, entre outras coisas como é o caso do web forms. (claro q isto tb é possivel no mvc, mas a ideia n é fazê-lo). Mas seja qual for a escolha, asp.net MVC ou web forms, isto é apenas a camada de apresentação de dados. Se tiveres o resto da tua aplicação bem estruturada, consegues mudar de mvc para web forms mudando apenas as páginas em si. Matraquilhos para Android. Gratuito na Play Store. https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos Link to comment Share on other sites More sharing options...
MetalFatigue Posted November 5, 2009 at 11:05 PM Author Report Share #294931 Posted November 5, 2009 at 11:05 PM Web Forms tem uma abordagem mto semelhante a uma aplicação em Windows Forms. Se a ideia for fazer uma aplicação web q se comporte como uma aplicação q eu tenho no windows, web forms é a melhor escolha. Mas a ideia da web na maioria das vezes é outra, ou seja, fazer um pedido e obter os dados de resposta. E nesse caso n preciso de manter estado, nem de ter um conjunto rico de controlos, entre outras coisas como é o caso do web forms. (claro q isto tb é possivel no mvc, mas a ideia n é fazê-lo). Mas seja qual for a escolha, asp.net MVC ou web forms, isto é apenas a camada de apresentação de dados. Se tiveres o resto da tua aplicação bem estruturada, consegues mudar de mvc para web forms mudando apenas as páginas em si. Obrigado pela resposta e esclarecimento. Iremos seguir pelos webforms e tentar estruturar o melhor possível para possiveis alterações futuras. tanto porque o MVC .net ainda não amadureceu como estamos para já mais a vontade com webforms. Obrigado mais uma vez Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts