Jump to content

Recommended Posts

Posted

Ola ppl... gostaria de pedir a vossa ajuda... foi-me proposto apresentar um pequeno programa em assembly, a formula resolvente de equações de 2º grau, uma coisa simples sem menus... gostaria que alguem me ajudasse pois nao sei programar em assembly! Se alguem me podesse arranjar o codigo fonte ou dar 1s dicas era mto fixe... ou entao outra formula qualquer, que calcule uma area ou um volume de um solido... Obrigado a todos...

Posted

1º que tudo, em que plataforma/CPU vais programar? Cada CPU tem o seu proprio Assembly, mas suponho que seja i386.

Depois, já desenvolveste o algoritmo para o problema proposto? Em qualquer linguagem esse é o 1º passo, só depois te deves preocupar com as especificidades de cada linguagem.

Desaparecido.

Posted

eu sinceramente acho um bocado marado alguem fazer um programa desses em assembly sem ter conhecimentos da mesma... assembly não uma linguagem em que se começa logo a ter resultados... ou entendes bem a aquitectura de processadores e as partes mais hard da programação ou não sei...

só para teres um ideia do que falo vou mostrar o código para Assembly x86 e que apenas mostra no ecrã a palavra "Hello World"... posso-te dizer que em python basta uma linha de código...

pint "hello world"

agora em assembly x86 - Assembly Language for the IBM-PC

dosseg
.model small
.stack 100h

.data
hello_message db 'Hello, World!',0dh,0ah,'$'

.code
main  proc
      mov    ax,@data
      mov    ds,ax

mov    ah,9
      mov    dx,offset hello_message
      int    21h

mov    ax,4C00h
      int    21h
main  endp
end   main

como podes ver.. ou sabes bem como funcionam os niveis mais baixos (o nivel que contacta directamente com o hardware) de um computador ou tens uma missão impossivel pela frente

é impossivel dar apoio em assembly a quem não domina estas coisas.. a sério.. não é má vontade... tens mesmo de estudar muita coisa, nomeadmente o funcionamento dos processadores, etc...

posso de dar material para estudares...

um artigo que explica o programa mais simples da informática... o "hello world".. é preciso um capitulo inteiro só para isso... noiutras linguagens como te disse basta uma linha de código...

http://www.inf.ufsc.br/~bratti/assembly/aoahtmlwin/html/HelloWorld.html

o linkj principal de um livro on-line excelente a arte do assembly... "The Art of Assembly Language "

http://www.inf.ufsc.br/~bratti/assembly/aoahtmlwin/html/AoATOC.html

podes sempre ver outros livros em posts que fiz no forum... sinceramente não sei como fazer de outra forma... assemlby não se aprende para fazer isto ou aquilo... ou sabes... ou não...

teckV

• 2 years later...
Posted

Alguém sabe um código em Assembly para converter de decimal para binário e decimal para octal? 😁

Estou ralando para fazer, tá quase impossivel e eu tmbm não me dou muito bem com programação em assembly! :wallbash:

Por favor quem puder me ajude!

Vlw!

Posted

Pergunta ao amigo google:

http://www.google.se/search?q=assembly+decimal+to+binary&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=com.ubuntu:en-US:unofficial&client=firefox-a

Se tiveres dúvidas é que não sei quem te poderá ajudar por aqui... eu estive a olhar para o código e já não me lembro de nada do que cheguei a aprender em assembly.

Qdo for assim abre um tópico novo. Este já tem mais de dois anos.