QuickFire Posted June 13, 2006 at 10:47 AM Report #32707 Posted June 13, 2006 at 10:47 AM Pois bem, estava eu a navegar nos sites do costume e encontrei um blog com um artigo bem porreiro 🙂 Quando se fala em relação a cor, muitas vezes temos opiniões diferentes, como por exemplo, o tom de verde que eu acho muito bonito pode não trazer a mesma sensação agradável a outra pessoa. Isso fica muito claro nessa nossa vida de Webdesigner, um layout que me agrada muito pode não agradar tanto a outra pessoa e por aí vai. Quando passei a estudar um pouco mais sobre a teoria da cor, passei a notar o quanto a cor traz certas sensações às pessoas, um exemplo muito claro é: Uma pessoa encontra a outra e pergunta: - E aí, tudo azul? O outro responde: - Não, tudo preto! É a grande demonstração de como as cores nos remetem a sensações pessoais ou seja, uma determinada cor, nesse caso o preto, serve para explicar aque a pessoa não está tão bem, mas quem disse que estar bem e estar azul? Isso dependerá de pessoa pra pessoa. Em relação a teoria da cor, é interessante antes sabermos um pouco mais em relação aos efeitos físicos e psicológicos que as cores influenciam no ser humano, darei uma breve explicação em relação a umas cores e como reagimos a elas: Azul: Sensação de tranquilidade em geral, em tom escuro:profundidade em tom claro:limpeza; Amarelo: Transmite alegria e vivacidade, é uma cor que chama bem a atenção; Laranja: Cor que “alimenta”, produz uma estranha sensação de saciedade, aconchego, intimidade. É uma cor quente e permite resultados excelentes quando utilizada na intensidade e nos lugares certos; Rosa: É uma cor feminina, por excelência. Sugere: doçura, simplicidade, intimidade; Vermelho: O vermelho está intimamente ligado aos desejos passionais. É quente, imponente, chamativo. Suas diversas nuances apresentam diversos significados: o vermelho escuro sugere sobriedade e poder; o vermelho cereja é apaixonado, feminino, sensual; o vermelho mais claro é energizante e forte. Com isso podemos ter uma breve e melhor noção a respeito das cores, mas saber simplesmente isso não basta, muitos podem estar perguntando sobre a questão da combinação de cores. Assim como o gosto em relação a cada cor, isso também se aplicará às cores escolhidas para o layout, mas é muito melhor se escolher cores que sejam de “agrado” mais geral. Algumas cores que são bastante usadas e que dão certo (na maioria das vezes) são: Amarelo x Azul: Azul em tons mais claros e o amarelo vivo Verde x Branco: O verde é uma cor um tanto perigosa para se usar por conta das diferentes sensações que esta pode trazer, mas uma boa dica é usar o verde para o tom mais metálico e usar o branco, que sugere limpeza, para complementar o tom do verde. Azul x Cinza: Combinação de cores muito feliz, pois são duas cores frias e muito agradáveis, mas deve-se prestar bastante atenção em relação aos tons, por exemplo, usar o tom de azul puro, este é o que era usado nos primórdios dos links, ou seja, é considerada uma cor ultrapassada para muitos. Esses exemplos são de cores e tons que podem vir a dar certo se usadas de maneira correta e sensata, mas também existem certas combinações que não agradam como o uso de vermelho e preto, por mais flamenguista que você seja, tome bastante cuidado ao usar estas cores juntas em um layout, são cores muito fortes e podem até intimidar o usuário, vale-se ressaltar que o que digo, não é que não pode ficar massa um layot com determinadas cores, isso vale da critividade e sensatez que você desenvolvedor deve ter. Outro exemplo de uma combinação não muito feliz é Amarelo com Laranja e Vermelho, estas sendo usadas como únicas em um layout não se torna muito agradável, se usá-las em tons puros, com certeza se for um layout para um site de carnaval, este fará bastante sucesso! Busque dar uma lida em livros e sites que falem a respeito desta teoria, isso com certeza lhe trará boa melhoras na implementação de seus sites! Espero ter sido útil! Abraços e até a próxima! Por acaso o artigo está bem escrito e chama a atenção a vários aspectos 🙂 Aspectos que normalmente se devem ter em conta quando se faz um site e claro que isto varia consoante o assunto do site... não vão fazer um site sobre os Lordi (Ehehe 👍 ) Em Branco e Verde, porque fica bem 😄 Mas mesmo esses sites que se querem negros e obscuros têm muita teoria por trás 🙂 Enfim leiam e deixem opiniões
perdido_e_sozinho Posted June 13, 2006 at 12:16 PM Report #32720 Posted June 13, 2006 at 12:16 PM Eu tento implementar isso mesmo nos meus sites. A forma como se utilizam a cor no próprio design é importante. Reparem o porquê de quase todos os bancos e seguradoras usarem sempre um pouco de azul, e reparem como a optimus e a tmn mudaram a cor dos logotipos. Isto aplica-se ao web design, marketing e decoração. Se tiverem um escritório com uma enorme parede laranja é ver as ideias virem ao de cima. E se a vossa maria tiver vestida uma lingerie branca nao causa tanto efeito como uma vermelha! O hipers também usam as cores para nos trocarem as voltas. Na maioria dos casos as coisas não estão colocadas de qualquer maneira. Com os melhores cumprimentos, Sérgio Matias
perdido_e_sozinho Posted June 13, 2006 at 12:40 PM Report #32722 Posted June 13, 2006 at 12:40 PM Vistem este site sobre as cores principais e o seu significado, que também é cultural. http://www.mariaclaudiacortes.com/colors/Colors.html
David Pintassilgo Posted June 13, 2006 at 06:00 PM Report #32818 Posted June 13, 2006 at 06:00 PM Muito interecante realmente, estava longe de imaginar aqui á um ano que se discutiria um assunto destes num forum de programação! 😄 Good post! cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
pebat Posted June 14, 2006 at 03:26 PM Report #32930 Posted June 14, 2006 at 03:26 PM muito bom... ja me tinha aprecebido das combinaçoes de cores k ficava melhor umas com as outras... mas nunca tinha tido a nocçao que isso tinha um significa..
skin Posted June 14, 2006 at 05:19 PM Report #32957 Posted June 14, 2006 at 05:19 PM tópico muito interessante...tipo eu concordo com isto porque às vezes vemos sites assim umas cores para o...pronto nos sabemos... Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King
deathseeker25 Posted June 18, 2006 at 10:32 AM Report #33539 Posted June 18, 2006 at 10:32 AM Bem, e eu que sou um grande noob em webdesign adorei ler o texto. Já conhecia alguns dos significados das aplicações práticas das cores, pelo que gostei de aprender sobre as combinações e sobre outras cores. Interessante, sem dúvida e um texto a reter. 😄
Recommended Posts