Jump to content

A importância da cor


QuickFire

Recommended Posts

Pois bem, estava eu a navegar nos sites do costume e encontrei um blog com um artigo bem porreiro 🙂

Quando se fala em relação a cor, muitas vezes temos opiniões diferentes, como por exemplo, o tom de verde que eu acho muito bonito pode não trazer a mesma sensação agradável a outra pessoa. Isso fica muito claro nessa nossa vida de Webdesigner, um layout que me agrada muito pode não agradar tanto a outra pessoa e por aí vai.

Quando passei a estudar um pouco mais sobre a teoria da cor, passei a notar o quanto a cor traz certas sensações às pessoas, um exemplo muito claro é:

Uma pessoa encontra a outra e pergunta:

- E aí, tudo azul?

O outro responde:

- Não, tudo preto!

É a grande demonstração de como as cores nos remetem a sensações pessoais ou seja, uma determinada cor, nesse caso o preto, serve para explicar aque a pessoa não está tão bem, mas quem disse que estar bem e estar azul? Isso dependerá de pessoa pra pessoa.

Em relação a teoria da cor, é interessante antes sabermos um pouco mais em relação aos efeitos físicos e psicológicos que as cores influenciam no ser humano, darei uma breve explicação em relação a umas cores e como reagimos a elas:

Azul: Sensação de tranquilidade em geral, em tom escuro:profundidade em tom claro:limpeza;

Amarelo: Transmite alegria e vivacidade, é uma cor que chama bem a atenção;

Laranja: Cor que “alimenta”, produz uma estranha sensação de saciedade, aconchego, intimidade. É uma cor quente e permite resultados excelentes quando utilizada na intensidade e nos lugares certos;

Rosa: É uma cor feminina, por excelência. Sugere: doçura, simplicidade, intimidade;

Vermelho: O vermelho está intimamente ligado aos desejos passionais. É quente, imponente, chamativo. Suas diversas nuances apresentam diversos significados: o vermelho escuro sugere sobriedade e poder; o vermelho cereja é apaixonado, feminino, sensual; o vermelho mais claro é energizante e forte.

Com isso podemos ter uma breve e melhor noção a respeito das cores, mas saber simplesmente isso não basta, muitos podem estar perguntando sobre a questão da combinação de cores.

Assim como o gosto em relação a cada cor, isso também se aplicará às cores escolhidas para o layout, mas é muito melhor se escolher cores que sejam de “agrado” mais geral.

Algumas cores que são bastante usadas e que dão certo (na maioria das vezes) são:

Amarelo x Azul: Azul em tons mais claros e o amarelo vivo

Verde x Branco: O verde é uma cor um tanto perigosa para se usar por conta das diferentes sensações que esta pode trazer, mas uma boa dica é usar o verde para o tom mais metálico e usar o branco, que sugere limpeza, para complementar o tom do verde.

Azul x Cinza: Combinação de cores muito feliz, pois são duas cores frias e muito agradáveis, mas deve-se prestar bastante atenção em relação aos tons, por exemplo, usar o tom de azul puro, este é o que era usado nos primórdios dos links, ou seja, é considerada uma cor ultrapassada para muitos.

Esses exemplos são de cores e tons que podem vir a dar certo se usadas de maneira correta e sensata, mas também existem certas combinações que não agradam como o uso de vermelho e preto, por mais flamenguista que você seja, tome bastante cuidado ao usar estas cores juntas em um layout, são cores muito fortes e podem até intimidar o usuário, vale-se ressaltar que o que digo, não é que não pode ficar massa um layot com determinadas cores, isso vale da critividade e sensatez que você desenvolvedor deve ter. Outro exemplo de uma combinação não muito feliz é Amarelo com Laranja e Vermelho, estas sendo usadas como únicas em um layout não se torna muito agradável, se usá-las em tons puros, com certeza se for um layout para um site de carnaval, este fará bastante sucesso!

Busque dar uma lida em livros e sites que falem a respeito desta teoria, isso com certeza lhe trará boa melhoras na implementação de seus sites!

Espero ter sido útil!

Abraços e até a próxima!

Por acaso o artigo está bem escrito e chama a atenção a vários aspectos 🙂 Aspectos que normalmente se devem ter em conta quando se faz um site e claro que isto varia consoante o assunto do site... não vão fazer um site sobre os Lordi (Ehehe 👍 ) Em Branco e Verde, porque fica bem 😄 Mas mesmo esses sites que se querem negros e obscuros têm muita teoria por trás 🙂

Enfim leiam e deixem opiniões

Link to comment
Share on other sites

Eu tento implementar isso mesmo nos meus sites.

A forma como se utilizam a cor no próprio design é importante.

Reparem o porquê de quase todos os bancos e seguradoras usarem sempre um pouco de azul, e reparem como a optimus e a tmn mudaram a cor dos logotipos.

Isto aplica-se ao web design, marketing e decoração.

Se tiverem um escritório com uma enorme parede laranja é ver as ideias virem ao de cima.

E se a vossa maria tiver vestida uma lingerie branca nao causa tanto efeito como uma vermelha!

O hipers também usam as cores para nos trocarem as voltas. Na maioria dos casos as coisas não estão colocadas de qualquer maneira.

Com os melhores cumprimentos,

Sérgio Matias

ser.gifsartim.gif

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.