chalkos Posted October 25, 2009 at 03:54 PM Report Share #293294 Posted October 25, 2009 at 03:54 PM Boas, Eu estou a desenvolver um projecto para o qual preciso de usar MySQL e queria ligar duas tabelas. Tabela_clientes -> id,nome,contacto Tabela_compras -> idcliente,id,idproduto,hora Tabela_produtos -> id,nome,preco queria saber como se pode ligar o ID da tabela_clientes ao idcliente da tabela_compras e o id da tabela_produtos ao idproduto sa tabela_compras. Mas queria uma ligação interna do mysql. tipo eu tentar inserir uma row na tabela_compras com um idcliente que nao existe no id da tabela_clientes e ele dar erro e nao deixar criar. Acho que isso dá para fazer pois quando estive a estagiar lembro-me que era preciso apagar um registo de uma tabela de mysql e nao deixava porque esse registo ja estava ligado a outro registo de outra tabela. Obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
Baderous Posted October 25, 2009 at 05:01 PM Report Share #293300 Posted October 25, 2009 at 05:01 PM Tens de definir o idcliente e idproduto da tabela Compras como chaves estrangeiras que referenciam os respectivos ids das tabelas Clientes e Produtos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
chalkos Posted October 25, 2009 at 05:20 PM Author Report Share #293303 Posted October 25, 2009 at 05:20 PM Tens de definir o idcliente e idproduto da tabela Compras como chaves estrangeiras que referenciam os respectivos ids das tabelas Clientes e Produtos. Hmm... E qual é o comando que devo usar? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Baderous Posted October 25, 2009 at 05:25 PM Report Share #293305 Posted October 25, 2009 at 05:25 PM Tens de usar o REFERENCES na chave estrangeira aquando da criação da tabela. Mas não tenho a certeza se todos os engines do MySQL suportam chaves estrangeiras. Tenta ver na documentação. http://dev.mysql.com/doc/refman/5.1/en/ansi-diff-foreign-keys.html http://dev.mysql.com/doc/refman/5.1/en/innodb-foreign-key-constraints.html http://dev.mysql.com/doc/refman/5.1/en/create-table.html Link to comment Share on other sites More sharing options...
chalkos Posted October 25, 2009 at 05:59 PM Author Report Share #293311 Posted October 25, 2009 at 05:59 PM Ok, obrigado [edit] já estive a ver nos links que me deste. só funciona bem (a verificar sempre as referencias quando se inserem dados, alteram tables, eliminam, etc) em base de dados que usem o engine InnoDB, se for com o engine que uso por predefinição ( MyISAM ) não faz verificações. Não tenho esse engine no meu pc (localhost) onde tenho agora o site. pode ser que quando o alojar tenham lá esse engine. (tag adicionada) Mais uma vez obrigado. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts