anolsi Posted October 24, 2009 at 07:44 PM Report #293213 Posted October 24, 2009 at 07:44 PM Pus-me a experimentar o Ubuntu 9.04 em live CD e gostei, e como tenho tido uns problemas com o meu 8.04, pensei em fazer uma instalação de fresco do 9.04. Mas queria manter o 8.04 (até ter a certeza que não me esqueci de passar nada). Mais, eu queria era instalar num outro disco que tenho. Neste momento tenho dual boot, com o XP e o Ubunto 8.04, mas ambos no mesmo disco. O queria fazer era instalar o 9.04 num outro disco. O que eu não sei é o que vai acontecer com o GRUB. Supostamente, o 9.04 deve trazer um mais recente, e deve colocá-lo em substituição do que eu tenho, o que eu não sei, é se esse novo GRUB, por estar num outro disco, vai listar os meus outros dois SO. Será que alguém me poderia ajudar nesta questão? Ou será melhor instalar no disco que contém o XP? "Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!
David Pintassilgo Posted October 24, 2009 at 08:17 PM Report #293221 Posted October 24, 2009 at 08:17 PM No portatil da minha mulher instalei o 9.04 e o 8.10 ficou em dual boot, assim não precisei de fazer copias de nada, tenho as 2 instalações uam em casa partição. Acho que não fiz nada de especial para ficar assim. não me recordo ao certo. cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
heldercorreia Posted October 25, 2009 at 02:20 AM Report #293270 Posted October 25, 2009 at 02:20 AM Tenho ideia que se instalares noutro disco, ficam as informações do arranque nesse disco. A questão é que o teu computador vai sempre arrancar do disco principal, do master. Portanto para arrancares de um disco slave terás que dizer ao computador de que disco queres que ele arranque. Cheguei a ter isso a funcionar assim, e bastava-me na altura do arranque pressionar F11, após isso surgia-me 1 menu onde podia escolher a drive por onde arrancar. Agora, acho que esse método depende de board para board ou bios para bios.. Alguém pode confirmar?
djthyrax Posted October 25, 2009 at 11:55 PM Report #293348 Posted October 25, 2009 at 11:55 PM Desliga o disco actual e liga só o outro e instala. No fim, ligas os 2 discos e fazes os acertos nos 2 GRUBs que vais ter: um no disco actual e outro no outro. Para escolheres qual deles queres, usas a tecla para o boot list menu da bios e já está. 😛 No final, alteras o grub que queres manter para ter a entrada do outro ubuntu e metes o disco que tem esse grub como o primeiro disco a bootar. Either way, se simplesmente instalares em qualquer um dos discos com os 2 ligados, ele vai simplesmente actualizar-te o GRUB e adicionar no menu.lst a entrada para o novo Ubuntu. Mas posso estar errado, test it first @ VMware. Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!
JoaoRodrigues Posted October 26, 2009 at 12:33 AM Report #293354 Posted October 26, 2009 at 12:33 AM Podes definir (acho eu) no novo GRUB as coisas do antigo. Em principio, muito leigamente, isto deve dar: 1. Instala o novo ubuntu no outro disco 2. Copia a linha do grub.conf que o novo ubuntu instalou 3. Cola-a no grub.conf do antigo (deve ser o disco que tens a arrancar) Deve dar.. mas como diz o tirácio, VMWARE first 😛
anolsi Posted October 26, 2009 at 04:48 PM Author Report #293420 Posted October 26, 2009 at 04:48 PM Experimentei instalar via VMware, simulando os dois discos rígidos, e o GRUB do 9 colocou-me automaticamente os SOs anteriores, e o novo. Por isso agora vou experimentar realmente (mas antes fazer um novo backup, para não me lamentar caso algo corra mal) "Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!
anolsi Posted October 26, 2009 at 06:33 PM Author Report #293444 Posted October 26, 2009 at 06:33 PM Para que fique registado correu tudo como no VMware. Ele instalou o novo GRUB, e colocou lá os 3 SO que eu passei a ter. Depois bastaram umas pequenas alterações no menu.lst (para o colocar a iniciar por defeito o Windows, e trocar a ordem por que ele colocou os SO, só por uma questão organizativa) et voilá. 👍 "Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito."Não respondo a questões por PM que possam ser colocadas no fórum!
JoaoRodrigues Posted October 26, 2009 at 07:26 PM Report #293456 Posted October 26, 2009 at 07:26 PM It just works 👍
Recommended Posts
Create an account or sign in to comment
You need to be a member in order to leave a comment
Create an account
Sign up for a new account in our community. It's easy!
Register a new accountSign in
Already have an account? Sign in here.
Sign In Now