Jump to content
Sign in to follow this  
HugoDaniel

O C++0X

Recommended Posts

HugoDaniel

Boas,

deparei-me com este video algures na net:

http://csclub.uwaterloo.ca/media/C++0x%20-%20An%20Overview.html

é uma apresentação dada pelo Sr. C++ (o nome dele é demasiado complicado para que o consiga soletrar e escrever correctamente, doravante passo-lhe a chamar C++) sobre o seu "novo standard".

Alguns pontos que gostaria que fossem debatidos sobre o assunto:

- O processo de elaboração do standard é lento e trabalhoso. (não vivemos na era do planeamento ágil?)

- Falta de uma política para tornar funcionalidades obsoletas no C++0x. (mais uma vez, planeamento ágil?)

- Preocupação desnecessária com a performance. (se é para programar usando as funcionalidades 'pouco flexíveis em prol da performance' que o C++ oferece, porque é que não estamos todos a programar em Assembly?)

- Falha em especificar as optimizações de baixo-nível que realmente interessam, deixando-nos todos pendurados nas extensões fornecidas pelos compiladores (alinhamento/packing, tipos de dados vectoriais, simd, etc...)

+ Preocupação no foco em optimizações úteis (aquelas que têm de ser feitas no início do planeamento do código ;), e não aquelas que habitualmente acabamos por ter de fazer [inline em funções, e trinta-por-um-linha]).

+ Preocupação em dar prioridade a funções de bibliotecas, em prol de criarem extensões à linguagem

Share this post


Link to post
Share on other sites
forcewill

Antes de mais acho interessante o interesse das pessoas em falar mal do C++ em vez de falarem bem das suas linguagens favoritas deve ser algum problema de alergia ou comichão.

Quanto aos tópicos

1º Elaborar um standard de uma linguagem como C++ que corre nativamente em plataformas tão distintas como telemoveis, pc, consolas, Placas Gráficas, obviamente não é algo que se faça á pressão. Especialmente pois o impacto num feature qualquer pode afectar outras partes não directamente relacionadas.

2º Concordo plenamente nesta contigo.

3º Discordo plenamente, a menos que faças partes daqueles programadores que acham que já temos cpu's rápidos o suficiente que não é necessário desenvolver/escolher os melhores algoritmos possiveis. Claro que existe software no qual optimizações não são tão importantens e ninguem tas obriga a usar é esse um dos o principios básicos de c++.

4º  alinhamento estás equivocado http://www.open-std.org/jtc1/sc22/wg21/docs/papers/2006/n2140.pdf, é dificil forncer especificações para coisas que estão sempre a surgir com lançamento de novos CPU's como SIMD MMX, etc

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.