Jump to content

MySQL + C .... pre-compilador a usar?? dev-c++ ... ajuda sff...

Recommended Posts

Posted

Bem pessoal ... andava aqui a ler um livro de SQL ... e aprender umas coisas em MySQL  😁... quando agora que chego quase ao fim do livro existe uns exercicios em C + MySQL ... só que pelo que percebi preciso de um pre-compilador para os comandos SQL poderem ser compilados ... penso que deve ser apenas umas bibliotecas ...

Se alguém já fez alguma coisa em C + MySQL... agradecia que desses umas dicas quanto ao pre-compilador que usou ... já agora tou a usar o DEV-C++... emquanto isso vou continuar a minha pesquisa no google  :smoke:...

Posted

Eu tenho que usar isso e na verdade estou atrasado, já devia ter começado. Tambem estou a ter problemas pois já não toco em C há seis anos. O meu colega de trabalho é que está responsavel por isso mas o gajo tem-se desleixado um bocado e ainda n pôs isso a trabalhar.

Não precisas de um pré-compilador precisas da API de C do MySQL. API de C é uma libraria e é distribuida com o MySQL. Vai à página do mysql, saca o código fonte e, lá no meio vem a API de C.

Depois tens que incluir o ficheiro myglobal.h e este encargar-se-á de incluir todos os .c.

Ora bem... é aqui que começam os meus problemas, não consigo perceber que ficheiros fazem partte da API. Aquilo, pelo menos que eu tenha visto, não tem nenhuma pasta onde etão os ficheiros necessários.

Se tiveres mais prática a compilar C diz-me se foste bem sucedido ou não que eu já nem sei linkar a porra de uma libraria.

Na pasta "clients", acho eu, estão os códigos fonte dos vários utilitários que vêm com o MySQL, por exmeplo o "dump", o próprio "mysql" etc etc... esses são escritos em C, pelo que podes abri-los e ver mais ou menos como utilizar a api.

Dá uma vista de olhos tambem ao manual do SQL, no capítulo da API de C.

http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/c.html

Ao que parece acaba por ser parecido a usar o mysql com php por exemplo.

Bem.... mais n posso ajudar porque n consigo linkar isto... diz aí qq coisa, se conseguires por isso a fincionar notifica aí que depois já eramos dois a usar C+mysql 😁

Posted

OFFTOPIC

por que razão é que tanta gente insiste em chamar libraria às bibliotecas?

e tradução de library para português é biblioteca, e não libraria que nem sequer existe em português.

se não gostam de dizer biblioteca pelo menos digam library (sem traduzir).

Por engano e estupidez, claro que é biblioteca, lol... nem sequer pensei nisso, depois saíu "livraria" lol

Posted

Eu tenho que usar isso e na verdade estou atrasado, já devia ter começado. Tambem estou a ter problemas pois já não toco em C há seis anos. O meu colega de trabalho é que está responsavel por isso mas o gajo tem-se desleixado um bocado e ainda n pôs isso a trabalhar.

Não precisas de um pré-compilador precisas da API de C do MySQL. API de C é uma libraria e é distribuida com o MySQL. Vai à página do mysql, saca o código fonte e, lá no meio vem a API de C.

Depois tens que incluir o ficheiro myglobal.h e este encargar-se-á de incluir todos os .c.

Ora bem... é aqui que começam os meus problemas, não consigo perceber que ficheiros fazem partte da API. Aquilo, pelo menos que eu tenha visto, não tem nenhuma pasta onde etão os ficheiros necessários.

Se tiveres mais prática a compilar C diz-me se foste bem sucedido ou não que eu já nem sei linkar a porra de uma libraria.

Na pasta "clients", acho eu, estão os códigos fonte dos vários utilitários que vêm com o MySQL, por exmeplo o "dump", o próprio "mysql" etc etc... esses são escritos em C, pelo que podes abri-los e ver mais ou menos como utilizar a api.

Dá uma vista de olhos tambem ao manual do SQL, no capítulo da API de C.

http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/c.html

Ao que parece acaba por ser parecido a usar o mysql com php por exemplo.

Bem.... mais n posso ajudar porque n consigo linkar isto... diz aí qq coisa, se conseguires por isso a fincionar notifica aí que depois já eramos dois a usar C+mysql 😄

pelo que parece bem umas bibliotecas de C logo com o MySQL .... pus essas bibliotecas todas na pastas include do meu compilador de C (DEV-C++) mas pelos vistos mesmo assim n consegui nada .... tive agora ver e biblioteca my_global.h também lá estava ....

vou continuar pesquisar se tiver novidades posto aqui 👍

Posted

OFFTOPIC

por que razão é que tanta gente insiste em chamar libraria às bibliotecas?

e tradução de library para português é biblioteca, e não libraria que nem sequer existe em português.

se não gostam de dizer biblioteca pelo menos digam library (sem traduzir).

De facto a palavra libraria não existe, mas sim a palavra livraria que também tem por sinónimo a palavra biblioteca,

logo é correcto aplicar o termo livraria em programação.

Posted

apesar de serem sinónimos, do meu ponto de vista, uma biblioteca é um local onde existem livros para serem consultados, enquanto que uma livraria é um local onde existem livros, mas para serem comprados/vendidos.

tendo em conta que nós apenas "consultamos" as funções, o termo correcto é biblioteca (no entanto este é apenas o meu ponto de vista 😄 ).

nunca vi, em qualquer outro contexto, a palavra library ser traduzida por livraria, mesmo sendo sinónimos.