Jump to content

Templates em C++ e uma linguagem funcional

HugoDaniel
 Share

Recommended Posts

Boas,

deparei-me com este artigo no reddit, achei muito interessante, o seu autor aborda os templates do C++ descrevendo-os através de uma linguagem funcional mais elegante e expressiva chamada "Haskell".

O ritmo de explanação é interessante, e a sua forma de ver e entender o assunto julgo ser bastante relevante.

Deixo à vossa apreciação:

http://www.reddit.com/r/haskell/comments/9wfv0/what_does_haskell_have_to_do_with_c/

Boas,

deparei-me com este artigo no reddit, achei muito interessante, o seu autor aborda os templates do C++ descrevendo-os através de uma linguagem funcional mais elegante e expressiva chamada "Haskell".

Sem dúvida. Haskell é mais elegante que TMP, e superior para programação funcional: Foi desenhada com esse fim, e fá-lo explêndidamente. 😉

Já tinha lido este artigo ontem, já que subscrevo a feed do autor no Google Reader (costuma ter artigos interessantes sobre a linguagem D). Mas confesso que não tenho muita experiência em TMP, é algo que pretendo aprofundar um dia que me sentir à vontade com o resto da linguagem.

Achei interessante os variadic templates. Já não sei onde li, mas com esta adição na linguagem, o código do Boost poderia ser reduzido para 20% do que é hoje.

<3 life

Sim, e não só isso, os "tuples" vão ser uma grande novidade dentro da STL.

Também já os estou a usar em alguns sitios, mas na maior parte dos casos que me deparei, fez mais sentido criar uma good ol' struct para guardar as coisas. Acho que o código com tuples rapidamente fica muito complicado de ler. Tenho uns bocados de código que tenho de obter elementos da tupla mas como sabes tens de obter por indice, e rapidamente ficas sem perceber o que é o quê. Como todo o resto da STL e C++, por vezes é útil. É preciso ter bom senso e usar a melhor ferramenta/técnica em cada caso.

<3 life