ricardo_1977 Posted October 15, 2009 at 08:47 PM Report Share #291810 Posted October 15, 2009 at 08:47 PM Boas, eu tenho uma BD em mysql e estou a fazer algo como insercao,listagem,remocao,etc. quando vou listar a BD aparece-me tudo desformatado do tipo: Id Data Servico Comentario Total 1 2009-10-15 ccc ccc 12.5 como posso por a saida formatada(estou a utilizar o html para mostrar). como posso passar os dados para por ex excel? como ler depois de excel para a BD? agradecia ajuda Link to comment Share on other sites More sharing options...
softklin Posted October 15, 2009 at 08:53 PM Report Share #291811 Posted October 15, 2009 at 08:53 PM E que código estás a utilizar para devolver a listagem de conteúdos da base de dados? Quanto à questão do Excel, acho que podes resolver usando ficheiros no formato CSV (comma separated values). Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post. Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted October 15, 2009 at 08:57 PM Report Share #291812 Posted October 15, 2009 at 08:57 PM Complementando o que o softclean disse, podes usar funções predefinidas do PHP para ler e escrever como CSV. http://pt2.php.net/manual/pt_BR/function.fgetcsv.php http://pt2.php.net/manual/pt_BR/function.fputcsv.php 🙂 PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ricardo_1977 Posted October 15, 2009 at 09:02 PM Author Report Share #291816 Posted October 15, 2009 at 09:02 PM tou a utilizar html.aqui vai o codigo: listar.php: <html> <head> <title> listar a base de dados</title> <meta http-equiv="Content-Type" content = "text/html; charset=iso-8859-1"> </head> <body> <?php //conecta á base de dados require("conectdb.php"); //executa a query $query = "SELECT *FROM servico"; $res = mysql_query($query); //conta o numero de registos $num_reg = mysql_num_rows($res); //TESTE PARA SABER SE TRAZ RESULTADOS //echo '<script type="text/javascript">alert(\'Linhas na Base de Dados '.$num_reg.'\');</script>'; //monta uma tabela para organizar os dados echo '<table boder="0" cellpadding="1" cellspacing="1">'; //cria 1 ciclo for para a exebição dos dados echo "<pre>ID Data Hora Servico Comentario Total</pre>"; while($mostra = mysql_fetch_array($res)) { echo"<tr>"; //exibe os resultados echo "<td>".$mostra[id]."</td>"; echo "<td>".$mostra[data]."</td>"; echo "<td>".$mostra[servico]."</td>"; echo "<td>".$mostra[comentario]."</td>"; echo "<td>".$mostra[total]."</td>"; //echo "<td>".$mostra[data_entrada]."</td>"; echo "</tr>"; } //encerra a tabela echo "</table>"; echo "<a href = 'javascript:history.back() '> VOLTAR</a>"; //encerrar a conexao //mysql_close($db); ?> </body> listar.html: <html> <head> <title> Formulario para inserir na bd </title> <meta http-equiv = "Content-Type" content = "text/html; charset = iso-8859-1"> </head> <body BGCOLOR = "#CDCDCD"> <form action = "listarS.php" method = "get" name = "servico" id = "servico"> <br><br><td height = "29" colspan = "2" valign = "top"><div align = "center"> <input type = "submit" name = "Submit" value = "Ver dados"> </div> </td> </form> <form action = "bd.html" method = "get" name = "Produto" id = "Produto"> <td height = "29" colspan = "2" valign = "top"><div align = "center"> <br><input type = "submit" name = "Submit" value = "Voltar"> </div> </td> </form> </body> </html> APARTE: Não te esqueças de usar Geshi. 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted October 15, 2009 at 09:09 PM Report Share #291818 Posted October 15, 2009 at 09:09 PM Ele não te dá erros, o ficheiro PHP? Tenta assim: <meta http-equiv="Content-Type" content = "text/html; charset=iso-8859-1"> </head> <body> <?php //conecta á base de dados require("conectdb.php"); //executa a query $query = "SELECT *FROM servico"; $res = mysql_query($query); //conta o numero de registos $num_reg = mysql_num_rows($res); //TESTE PARA SABER SE TRAZ RESULTADOS //echo '<script type="text/javascript">alert(\'Linhas na Base de Dados '.$num_reg.'\');</script>'; //monta uma tabela para organizar os dados echo '<table boder="0" cellpadding="1" cellspacing="1">'; //cria 1 ciclo for para a exebição dos dados echo "<pre>ID Data Hora Servico Comentario Total</pre>"; while($mostra = mysql_fetch_array($res)) { echo"<tr>"; //exibe os resultados echo "<td>".$mostra["id"]."</td>"; echo "<td>".$mostra["data"]."</td>"; echo "<td>".$mostra["servico"]."</td>"; echo "<td>".$mostra["comentario"]."</td>"; echo "<td>".$mostra["total"]."</td>"; //echo "<td>".$mostra["data_entrada"]."</td>"; echo "</tr>"; } //encerra a tabela echo "</table>"; echo "<a href = 'javascript:history.back() '> VOLTAR</a>"; //encerrar a conexao //mysql_close($db); ?> </body> </html> Mas não percebi a tua primeira dúvida. 🙂 PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
softklin Posted October 15, 2009 at 09:12 PM Report Share #291820 Posted October 15, 2009 at 09:12 PM Podes usar os cabeçalhos das tabelas em html para imprimires os títulos da tua tabela. Em vez de: echo "<pre>ID Data Hora Servico Comentario Total</pre>"; usa echo "<tr><th>ID</th><th>Data</th><th>Hora</th><th>Servico</th><th>Comentario</th><th>Total</th></tr>"; Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post. Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted October 15, 2009 at 09:17 PM Report Share #291822 Posted October 15, 2009 at 09:17 PM Não estava a perceber a primeira dúvida, mas agora li o post do softclean e já percebi. Faz o que o softclean te disse. Só queria acrescentar uma coisa: para usares as funções de CSV, tens de a função fopen e fclose, como podes ver nos exemplos. 🙂 PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ricardo_1977 Posted October 15, 2009 at 09:30 PM Author Report Share #291826 Posted October 15, 2009 at 09:30 PM agora aparece mais formatado mas precisava de espacos.aqui vai como aparece: ID Data Servico Comentario Total 1 2009-10-15 21:20:38lavar jj 12.5 eu queria algo do genero: ID Data Servico Comentario Total 1 2009-10-15 21:20:38 lavar jj 12.5 ja agora tenho 1 metodo de pesquisa e nao me da resultado nenhum. estou a pesquisar numa tabela de clientes e da-me sempre resultado zero. aqui vai o codigo: procurar.php: <?php //recebe o nº serie do formulario $id = $_POST['Id']; //conectar á base de dados include("conectdb.php"); //monta a query de procura inserindo o nº de serie como parametro $query = "SELECT * FROM clientes where id LIKE '%'$id'%'; "; //executa a query $res=mysql_query($query); //conta o nº de registos encontrados pela pesquisa $num_reg = mysql_num_rows($res); echo '<script type="text/javascript">alert(\'Registos encontrados '.$num_reg.'\');</script>'; //monta uma tabela para organizar os dados echo "<table border='0' cellpadding='1' cellspacing='1'>"; //cria ciclo for para exibir os dados while($mostra = mysql_fetch_array($res)){ echo "<tr>"; //exibe os resultados echo "<td> $mostra[$id] </td>"; echo "<td> $mostra[$nome] </td>"; echo "<td> $mostra[$morada] </td>"; echo "<td> $mostra[$contacto] </td>"; echo "<td> $mostra[$data_nascimento] </td>"; echo "<td> $mostra[$data_entrada] </td>"; echo "</tr>"; } //encerra a tabela echo "</table>"; echo "<a href = 'javascript:history.back() '> VOLTAR</a>"; //encerrar a conexao //encerra a conexao //mysql_close($db); ?> procurar.html: <html> <head> <title> Formulario para procurar na bd </title> <meta http-equiv = "Content-Type" content = "text/html; charset = iso-8859-1"> </head> <body BGCOLOR = "#CDCDCD"> <form action = "procurar.php" method = "get" name = "clientes" id = "clientes"> <table width = "450" border = "0" cellspacing = "0" cellpadding = "3"> <tr> <br><td width = "111"><div align = "right"> Id:</div></td> <td width = "339"> <input name = "id" type = "text" id = "id" size = "30"></td> </tr> <tr> <td height = "29" colspan = "2" valign = "top"><div align = "center"> <input type = "submit" name = "Submit" value = "Procurar"> </div> </td> </tr> </table> </form> /*<form action = "bd.html" method = "get" name = "Produto" id = "Produto"> <tr> <td height = "29" colspan = "2" valign = "top"><div align = "center"> <br><input type = "submit" name = "Submit" value = "Voltar"> </div> </td> </tr> </form>*/ </body> </html> o que esta mal? APARTE: Não te esqueças de usar Geshi. 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted October 15, 2009 at 09:34 PM Report Share #291828 Posted October 15, 2009 at 09:34 PM Tenta meter em CSS: th { padding-right: 5px; padding-left: 5px; } td { padding-right: 5px; padding-left: 5px; } table { text-align: center; } PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ricardo_1977 Posted October 15, 2009 at 09:36 PM Author Report Share #291829 Posted October 15, 2009 at 09:36 PM como faço isso?nunca trabalhei com css Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted October 16, 2009 at 12:13 PM Report Share #291889 Posted October 16, 2009 at 12:13 PM <html> <head> <title> Formulario para procurar na bd </title> <meta http-equiv = "Content-Type" content = "text/html; charset = iso-8859-1"> <style type="text/css"> th { padding-right: 5px; padding-left: 5px; } td { padding-right: 5px; padding-left: 5px; } table { text-align: center; } </style> </head> <body BGCOLOR = "#CDCDCD"> <form action = "procurar.php" method = "get" name = "clientes" id = "clientes"> <table width = "450" border = "0" cellspacing = "0" cellpadding = "3"> <tr> <br><td width = "111"><div align = "right"> Id:</div></td> <td width = "339"> <input name = "id" type = "text" id = "id" size = "30"></td> </tr> <tr> <td height = "29" colspan = "2" valign = "top"><div align = "center"> <input type = "submit" name = "Submit" value = "Procurar"> </div> </td> </tr> </table> </form> /*<form action = "bd.html" method = "get" name = "Produto" id = "Produto"> <tr> <td height = "29" colspan = "2" valign = "top"><div align = "center"> <br><input type = "submit" name = "Submit" value = "Voltar"> </div> </td> </tr> </form>*/ </body> </html> PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ricardo_1977 Posted October 16, 2009 at 05:50 PM Author Report Share #291915 Posted October 16, 2009 at 05:50 PM continua com o mesmo formato. quanto á outra duvida que pus: estou a pesquisar uma tabela(clientes) pelo seu id e da me sempre resultado zero.tenho o codigo descrito acima em procurar.html e procurar.php. o id é 1 inteiro com auto increment e é chave primaria da tabela. podem-me ajudar? Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted October 16, 2009 at 08:09 PM Report Share #291930 Posted October 16, 2009 at 08:09 PM Tenta antes assim: <?php //recebe o nº serie do formulario $id = $_POST['id']; //conectar á base de dados include("conectdb.php"); //monta a query de procura inserindo o nº de serie como parametro $query = "SELECT * FROM clientes where id LIKE '%'$id'%'; "; //executa a query $res=mysql_query($query); //conta o nº de registos encontrados pela pesquisa $num_reg = mysql_num_rows($res); echo '<script type="text/javascript">alert(\'Registos encontrados '.$num_reg.'\');</script>'; //monta uma tabela para organizar os dados echo "<table border='0' cellpadding='1' cellspacing='1'>"; //cria ciclo for para exibir os dados while($mostra = mysql_fetch_array($res)){ echo "<tr>"; //exibe os resultados echo "<td> $mostra[$id] </td>"; echo "<td> $mostra[$nome] </td>"; echo "<td> $mostra[$morada] </td>"; echo "<td> $mostra[$contacto] </td>"; echo "<td> $mostra[$data_nascimento] </td>"; echo "<td> $mostra[$data_entrada] </td>"; echo "</tr>"; } //encerra a tabela echo "</table>"; echo "<a href = 'javascript:history.back() '> VOLTAR</a>"; //encerrar a conexao //encerra a conexao //mysql_close($db); ?> Quanto à segunda dúvida de formatação, podes mostrar o HTML que o browser gera? O Código-Fonte. 😛 PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ricardo_1977 Posted October 16, 2009 at 08:28 PM Author Report Share #291939 Posted October 16, 2009 at 08:28 PM quanto á pesquisa continua a dar resultado zero elementos encontrados. quanto á formatação aqui vai o codigo fonte: <html> <head> <title> listar a base de dados</title> <meta http-equiv="Content-Type" content = "text/html; charset=iso-8859-1"> </head> <body> <table boder="0" cellpadding="1" cellspacing="1"><tr><th>ID</th><th>Data</th><th>Servico</th><th>Comentario</th><th>Total</th></tr><tr><td>1</td><td>2009-10-15 21:20:38</td><td>lavar</td><td>jj</td><td>12.5</td></tr></table><a href = 'javascript:history.back() '> VOLTAR</a></body> Link to comment Share on other sites More sharing options...
ricardo_1977 Posted October 16, 2009 at 08:32 PM Author Report Share #291942 Posted October 16, 2009 at 08:32 PM quanto á questao de pesquisa se puser: $query= "SELECT * FROM clientes where id LIKE '%'$id'%'; "; da-me resultado zero elementos encontrados mas se puser: $query= "SELECT * FROM clientes where id LIKE '%$id%'; "; da-me todos os elementos que estao na tabela clientes Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted October 16, 2009 at 08:37 PM Report Share #291945 Posted October 16, 2009 at 08:37 PM Erro meu. Desculpa. Coloquei no ficheiro errado. 😛 Tenta assim. <?php //recebe o nº serie do formulario $id = $_POST['id']; //conectar á base de dados include("conectdb.php"); //monta a query de procura inserindo o nº de serie como parametro $query = "SELECT * FROM clientes where id LIKE '%'$id'%'; "; //executa a query $res=mysql_query($query); echo "<html><head>"; echo "<style type="text/css"> th { padding-right: 5px; padding-left: 5px; } td { padding-right: 5px; padding-left: 5px; } table { text-align: center; } </style>"; //conta o nº de registos encontrados pela pesquisa $num_reg = mysql_num_rows($res); echo '<script type="text/javascript">alert(\'Registos encontrados '.$num_reg.'\');</script>'; echo "</head><body>"; //monta uma tabela para organizar os dados echo "<table border='0' cellpadding='1' cellspacing='1'>"; //cria ciclo for para exibir os dados while($mostra = mysql_fetch_array($res)){ echo "<tr>"; //exibe os resultados echo "<td> $mostra[$id] </td>"; echo "<td> $mostra[$nome] </td>"; echo "<td> $mostra[$morada] </td>"; echo "<td> $mostra[$contacto] </td>"; echo "<td> $mostra[$data_nascimento] </td>"; echo "<td> $mostra[$data_entrada] </td>"; echo "</tr>"; } //encerra a tabela echo "</table>"; echo "<a href = 'javascript:history.back() '> VOLTAR</a>"; //encerrar a conexao //encerra a conexao //mysql_close($db); echo "</body></html>"; ?> PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ricardo_1977 Posted October 16, 2009 at 08:44 PM Author Report Share #291949 Posted October 16, 2009 at 08:44 PM o problema é que aqui continua a não me dar dados nenhuns.nao sei se me fiz explicar mas aqui vai de novo:eu tenho uma tabela clientes onde 1 dos campos é o id que é inteiro com auto increment e chave primaria.depois eu quero pesquisar na minha tabela por um desses elementos e quero que a tabela me devolva todos os dados desse elemento.por ex se pesquisar por:1 deveria dar: 1 ricardo braga 2009-10-15 1977-06-12 mas ou nao me da nada ou me da os resultados todos(todos os id's k tenho). volto a por o codigo que tenho: procurar.html: <html> <head> <title> Formulario para procurar na bd </title> <meta http-equiv = "Content-Type" action = "post" content = "text/html; charset = iso-8859-1"> </head> <body BGCOLOR = "#CDCDCD"> <form action = "procurar.php" method = "get" name = "clientes" id = "clientes"> <table width = "450" border = "0" cellspacing = "0" cellpadding = "3"> <tr> <br><td width = "111"><div align = "right"> Id:</div></td> <td width = "339"> <input name = "id" type = "int" id = "id" size = "30"></td> </tr> <tr> <td height = "29" colspan = "2" valign = "top"><div align = "center"> <input type = "submit" name = "Submit" value = "Procurar"> </div> </td> </tr> </table> </form> <form action = "bd.html" method = "get" name = "Produto" id = "Produto"> <tr> <td height = "29" colspan = "2" valign = "top"><div align = "center"> <br><input type = "submit" name = "Submit" value = "Voltar"> </div> </td> </tr> </form> procurar.php: <?php //recebe o id do procurar.html $id = $_POST['id']; //conectar á base de dados include("conectdb.php"); echo "<table>"; //monta a query de procura inserindo o id como parametro $re= "SELECT * FROM clientes where id LIKE '%'$id'%'; "; $result = mysql_query($re); //conta o nº de registos encontrados pela pesquisa $num_reg = mysql_num_rows($result); echo '<script type="text/javascript">alert(\'Registos encontrados '.$num_reg.'\');</script>'; //monta uma tabela para organizar os dados //echo "<table border='0' cellpadding='1' cellspacing='1'>"; //cria ciclo for para exibir os dados while($dados= mysql_fetch_assoc($result)) { ?> <tr><td>ID:</td> <td><?=$dados['id'];?></td></TR> <td>Nome:</td> <td><?=$dados['nome'];?></td></TR> <td>Morada</td> <td><?=$dados['morada'];?></td></TR> <td>Contacto:</td> <td><?=$dados['contacto'];?></td></TR> <td>Data de Nascimento:</td> <td><?=$dados['data_nascimento'];?></td></TR> <td>Data de Entrada::</td> <td><?=$dados['data_entrada'];?></td></TR> <td>--------------------</td></TR> <?php } //encerra a tabela echo "</table>"; echo "<a href = 'javascript:history.back() '> VOLTAR</a>"; //encerrar a conexao //encerra a conexao mysql_close($db); ?> agradeço a ajuda @ricardo_1977, começa a usar Geshi, para o post ficar com um aspecto mais apresentável. 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted October 16, 2009 at 09:48 PM Report Share #291969 Posted October 16, 2009 at 09:48 PM Tenta antes assim: <?php //recebe o id do procurar.html $id = $_POST['id']; //conectar á base de dados include("conectdb.php"); echo "<table>"; //monta a query de procura inserindo o id como parametro $re= "SELECT * FROM clientes where id LIKE '%$id%'"; $result = mysql_query($re); //conta o nº de registos encontrados pela pesquisa $num_reg = mysql_num_rows($result); echo '<script type="text/javascript">alert(\'Registos encontrados '.$num_reg.'\');</script>'; //monta uma tabela para organizar os dados //echo "<table border='0' cellpadding='1' cellspacing='1'>"; //cria ciclo for para exibir os dados while($dados= mysql_fetch_assoc($result)) { ?> <tr><td>ID:</td> <td><?=$dados['id'];?></td></TR> <td>Nome:</td> <td><?=$dados['nome'];?></td></TR> <td>Morada</td> <td><?=$dados['morada'];?></td></TR> <td>Contacto:</td> <td><?=$dados['contacto'];?></td></TR> <td>Data de Nascimento:</td> <td><?=$dados['data_nascimento'];?></td></TR> <td>Data de Entrada::</td> <td><?=$dados['data_entrada'];?></td></TR> <td>--------------------</td></TR> <?php } //encerra a tabela echo "</table>"; echo "<a href = 'javascript:history.back() '> VOLTAR</a>"; //encerrar a conexao //encerra a conexao mysql_close($db); ?> Não tenho a certeza, porque não costumo usar o LIKE querys, mas uma pequena busca pelo oogle e acho que encontrei o erro na tua query. 😛 PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ricardo_1977 Posted October 16, 2009 at 09:53 PM Author Report Share #291972 Posted October 16, 2009 at 09:53 PM se puser dessa forma da-me os registos todos e eu quero o registo com aquele id. ja dei voltas e voltas e ou me da zero registos ou os registos todos. agora so volto ca amanha. se conseguires ver o meu erro responde. obriigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted October 16, 2009 at 09:56 PM Report Share #291974 Posted October 16, 2009 at 09:56 PM Nessa query, estás a excluir todos os registos que contiverem esse ID. tens consciência disso? Podes ver aqiu um grande exemplo (em inglês): SQL LIKE Operator PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts