Jump to content

Base de Dados para uma Oficina de Automóveis

Mr_John
 Share

Recommended Posts

Isso requer um pequeno trabalho de investigação. Não sei se isso par algum cliente em particular, ou se é para algum trabalho escolar/pessoal. Caso seja para um cliente, o melhor mesmo é fazer o levantamento de requisitos junto do mesmo.

Caso seja um trabalho escolar (que me parece ser o caso), podes considerar um caso geral de uma oficina. No mínimo dos mínimos, será do teu interesse que a tua base de dados possua informação relativa a:

* clientes

* funcionários

* peças disponíveis na oficina

* vendas e reparações

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Na realidade é para um cliente.

Ja tenho a informação necessária.

Um cliente chega com o carro e entrega-o.

O carro tem uma marca e correspondente modelo.

O carro obrigatoriamente para uma reparação ou eventual revisão.

Nessa reparação serão usados no carro um ou mais produtos.

A reparação feita, os produtos usados e o cliente terão no fim uma factura detalhada com aquilo que foi usado no respectivo carro e a quantia a pagar.

Ainda quero que tudo seja guardado num historico a fim de ver quantas reparações fez e quanto se gastou e ganhou.

E fazer a gestao de stock dos produtos.

Necessito realmente de uma grande ajuda para efectuar a base de dados.

Esta foram todas as informações que o cliente que quer o programa me disse.

Depois a programação deixem comigo.

Indicaste tudo o q precisas.

-Tabela Carros

-Tabela Clientes

-Tabela Produtos

e onde são guardadas as reparações, revisoes, etc...

-Tabela Servicos

Se guardares todos os registos na Tab. Servicos, o historico fica feito só por si, se a tabela TServicos permitir updates, podes considerar criar uma Tab. ServicosHistorico.

Á parte disto podes ainda criar uma tabela Users para logins/passwords/Roles caso seja necessário p a tua aplicação

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos

Nas 3 primeiras metia:

- ID  int; campo identidade; Chave Primária

- Outras Colunas necessárias

- Data/User Criação/Alteração caso isto fosse uma possibilidade

- Timestamp caso fosse necessário implementar concorrencia optimista.

Na dos servicos:

- ID  int; campo identidade; Chave Primária

- Campos necessários

- Data/User Criação/Alteração caso isto fosse uma possibilidade

- Chaves estrangeiras para as outras 3 tabelas

Seria mais ou menos qq coisa do género.

Depois fazia uns testes de carga para ver se era necessário e/ou rentável criar indices.

Gratuito na Play Store.

O termo correcto em português é biblioteca. E o que querias recomendar é o QATDB.

Embora valorize bastante o trabalho do ribeiro55, acho que neste caso não é o mais apropriado (pelo menos na versão actual do QATDB), pois tem falta de algumas funcionalidades, por exemplo chaves primárias, relações, e penso que também não implementa joins. Essa base de dados vai crescer, e vai necessitar de um SGBD mais avançado para cobrir todas as necessidades.

Se me enganei, o ribeiro55 que me atire uma pedra 🙂😄

Quanto à pergunta, acho que depende um bocado com o que estiveres à vontade, e qual vai ser a linguagem de programação escolhida. As minhas recomendações iriam para o MySQL, ou Acccess, mas não é uma área em que trabalhe muito, alguém te vai dar mais alternativas.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Eu diria que MySQL é uma boa escolha.

Aqui fica um tutorial (em inglês) com três partes: desenho da BD, instalação do MySQL e criação da BD, e instalação e uso do componente para usar a BD em VB.NET.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

A QATDB e o Access são soluções se a aplicação não for distribuida.

Se for uma aplicação q mta gente pode aceder ao mesmo tempo e à mm base de dados deves utilizar um motor preparado p isso, como mySql, Sql Server, Oracle, ...

Gratuito na Play Store.

Para manter o fórum organizado e as dúvidas mais bem organizadas, era uma boa ideia expores a tua dúvida na secção de VB.Net Dúvidas e Ajudas. Lá estará pessoal que saberá responder a este tipo de dúvidas. Aliás se fores ver outros tópicos nessa secção deparas que é uma dúvida muito comum.

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

Sign on a computer system consultant's desk