Jump to content

Recommended Posts

Posted

Isso depende muito da linguagem que usas e também de que tipo de ficheiros é. Suponho que seja .txt mas mesmo assim preciso de saber a versão porque isso em .net é muito simples de fazer.

Fica bem;)😛 ;)

Posted
tens k usar os Input #1 e ou output salvo erro meu...

ou entao usas um compomente que e o commondialog

Ah e tal em vb6 eu usava uma richtextbox, mas pronto. O common dialog só te abre a janelita em que escolhes o file mais nada. Este aliado a uma richtextbox (que acho que tem um evento 'open'(filename) - no qual o filename seria o filename do commondialog) já faria qualquer coisita interessante.

Fiquem bem 😛 :P 😛

Posted

entao e assim..... o commondialog e o ritchtextbox sao compomentes adicionais no vb... tens que os ir adicionar, para os poder usar.. tens k ir ao menu projecto axo eu ... e dpx compoments .. se nao for no menu que eu tou a dizer e procurares por os compoments depois vai aparecer um lista de compomentes que podes que podes adicionar ao vb6... entao nessa lista tens que encontar o Microsoft commondialog qualquer coisa... que nao sei decor... ixto para poderes abrir os files, para os poder ver os textos tens que meter o ritchtextbox axo que o nome do compomente e Microsoft ritchtextbox qualquer ....

Posted

Se o objectivo é abrir um ficheiro no editor correcto para o mesmo ex.: txt no notepad, doc no word etc..., tens de usar o ShellExecute.

Este comando permite abrir ficheiros de todos os tipos, assim como páginas web.

Declara esta função:

Public Declare Function ShellExecute Lib "shell32" Alias "ShellExecuteA" (ByVal hWnd As Long, ByVal lpOperation As String, ByVal lpFile As String, ByVal lpParameters As String, ByVal lpDirectory As String, ByVal nShowCmd As Long) As Long

Em seguida basta usares o seguinte código:

ShellExecute hWnd, vbNullString, "Nome do Ficheiro", vbNullString, vbNullString, vbNormalFocus

onde "nome do ficheiro" é a localização do ficheiro que queres abrir.

Se o objectivo é carregar o conteúdo de um ficheiro txt para uma variável ou controlo então o caso muda de figura.

Dim CtrlFicheiro As Integer
   Dim Linha As String
   CtrlFicheiro = FreeFile

Open "path to file" For Input As #CtrlFicheiro 
   Do While Not EOF(CtrlFicheiro)

'== Obtem os dado da linha ==
       Line Input #CtrlFicheiro , Linha

'== Depois pode-se usar como se entender ==
       MsgBox Linha 

Loop

Close #CtrlFicheiro 

ser.gifsartim.gif

Posted

Thx pela ajuda.

Só mais uma duvida.. Eu quero usar o app.patch no nome do ficheiro, fica assim?

ShellExecute hWnd, vbNullString, app.path & "\ficheiro.txt", vbNullString, vbNullString, vbNormalFocus

Não dá erro, mas não abre o ficheiro.. :?

Posted

Meto mesmo "msgbox app.path" antes do shellexecute?

Meti isso mas não aconteceu nada, era suposto aparecer uma mensagem com a localização actual? ou seja do app.path ?