Jump to content

automatos

kortes

Recommended Posts

ola

gostava se saber se tou certo ou errado ao pensar k os automatos sao umas peças k sao utilizadas em quadros elecctricos e dao pra programar???

se for isso sera k alguem tem ou conhece algum site ond possa encontrar um manual ou assim sobre esse tipo de programaçao???

e se for preciso algum programa onde posso encontra lo??? ?

desde ja agradeco aos k me reponderam  😁

fikem bem

Boas! Em relação a tua duvida pode-se dizer que estás certo e estás errado.

Estás certo porque:  SIM,.. á 'cenas dessas' para os quadros que se chamam automatos também.

Estás errado no sentido em que não é propriamente disso que se trata a secção, se bem que o tema se enquadra aqui.

Em relação á programação dos automatos que falas penso que não é preciso nada de especial para programar, pois a programação normalmente é bastante simples e é feita directamente no dispositivo. Em relação a uma manual,.. deve variar muito entre cada um deles.

(Se estou errado, corriam-me SFF 😁mas não deve de falhar muito disto )

cool stuffs to check.

http://blog.zxcoders.com//

• 2 weeks later...

Os autómatos programáveis não são mais do que microcontroladores, com a finalidade de instalações eléctricas industriais, e, nalguns casos, domésticas.

são classificados quanto ao nº de entradas/saídas e capacidade de memória e são programados em PLC. Uma espécie de assembler.

também têm a possibilidade de serem programados em "Ladder" k é um esquema que representa ligações, entradas e saídas.

ao contrário de um microcontrolador normal, o código não é executado linearmente (com jumps, etc...) mas sim ciclicamente. ou seja. Executa o código todo, que é constituido apenas por condições que activam/desactivam saidas, e no final copia o buffer das saídas para as latches das "saídas de potência" que podem debitar alguns amperes.

A vantagem dos autómatos, é k são facilmente programados (normalmente no pc,mas antigamente era mais barato umas "consolas" que programavam tb os autómatos), e qualquer electricista programa akilo.

Os autómatos têm temporizadores, contadores, e pode-se utilizar kk tipo de sensores, etc...

os mais avançados, têm possibilidade de comunicação por ethernet, entre outros meios, e podem ser estabelecidas redes entre muitos, todos comandados por um pc (por exemplo)

é um avanço na industria.

Este ano programei disso no sec.

[ ]