chalkos Posted October 9, 2009 at 10:03 PM Report Share #290977 Posted October 9, 2009 at 10:03 PM Boas, eu estou no ultimo ano do curso de informática e tenho de fazer um projecto final (PAP). para a minha PAP pensei fazer um jogo. O jogo será mais ou menos assim: - Terá um modo FPS multiplayer - Será apenas para windows (queria usar DirectX) - Só terá um mapa: o do meu colégio (vai ser lindo vai...) A maneira como que queria fazer as coisas é que não sei se é possível... Eu saquei alguns ebooks de DirectX e vi alguns tutorials online que falavam em desenhar TUDO à mão. tudo mesmo. Ora, se já não é facil fazer gráficos de qualidade em programas de desenho 3D muito mais complicado seria desenha-los com código ? O que eu pensei em fazer foi assim: - Desenhar mapas e personagens e acções (acções tipo vidro a partir e coisas do genero) e tudo em 3D Studio Max. (que é o que estou a fazer agora e é a unica coisa que tenho realmente certeza que dá para fazer) - Usar uma ferramenta do DirectX que me converte os ficheiros do 3D Studio Max em ficheiros Direct3D (ficheiros .x) [se alguém me podesse confirmar esta parte agradeço, pois já li sobre isso na net mas não sei se dá realmente para fazer] - Usar os novos ficheiros .x, importa-los no códgio C++ usando bibliotecas do Direct3D e tudo o que se tinha desenhado no 3DSM estava agora no programa como se eu tivesse escrito tudo em C (ou seja, escrito onde estavam as coisas, de que cores, layers, XYZ, etc etc) e prontos a eu agarrar (por exemplo) numa lampada (L) e dizer ao programa que quando se disparava contra a lampada (L) a fonte de luz branca (😄 apagava-se e ficava só a luz ténue vermelha (V). Alguém me consegue dizer se isto é possível? e se sim, onde posso arranar tutorials disso? ou o que devo pesquisar? é que não me vem muita coisa à cabeça além de "import Direct3D c++" (para o que o google nao me dá grandes respostas)... e seria possível modificar os objectos depois de estarem no jogo (por exemplo os bonecos, não podem ser estáticos.. pelo menos quando estão a andar deveriam ter uma animação deles a mexerem as pernas [esta poderia ser feita em 3DSM], mas como posso trabalhar com animações em DirectX? Sim, o projecto é complicado. Só precisava que alguém com mais conhecimentos na área de programação de jogos 3D me desse umas luzes.. 😞 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted October 10, 2009 at 12:51 AM Report Share #291005 Posted October 10, 2009 at 12:51 AM Aqui tens um exporter: http://www.andytather.co.uk/Panda/directxmax_info.aspx Estou disposto a esclarecer-te as dúvidas que tiveres, mas aviso-te já que acho o projecto ambicioso de mais para quem não tem experiência em jogos 3D. Um FPS é complicado de se fazer. Se queres fazer o FPS, então recomendo-te a usar o Irrlicht ou o OGRE como motores 3D. Principalmente o Irrlicht, que é o mais fácil de usar e suporta ficheiros .x (do DirectX) de raiz. <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
chalkos Posted October 10, 2009 at 03:02 PM Author Report Share #291045 Posted October 10, 2009 at 03:02 PM Muito obrigado 😛 Eu sei que não vai ser fácil. Eu tenho experiência de programação e design 3D.. Achei que juntar os dois seria uma boa ideia. Tenho até Julho portanto acho que não será assim tão complicado visto que tenho tempo para compreender tudo o que preciso. Eu tenho alguma experiência em jogos 3D só que é apenas na criação de mapas. Então deixa ver se compreendi: uso o 3D studio max para criar os mapas (ou a mesh, que desconfio que seja só mesmo o espaço físico sem texturas nem nada), depois utilizo o Irrlicht para agarrar em tudo e criar o mapa e programaticamente criar os eventos.. Já estive a ver o site do Irrlicht e outras aplicações que a mesma team desenvolveu e gostei. Também fizeram um editor de "mundo" que suporta importação de ficheiros .3ds e exportação num formato mais amigo do Irrlicht. E é bom em termos de compatiblidade, portabilidade, estabilidade, rapidez.. Muito bom mesmo. Muito obrigado pela referência. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Create an account or sign in to comment
You need to be a member in order to leave a comment
Create an account
Sign up for a new account in our community. It's easy!
Register a new accountSign in
Already have an account? Sign in here.
Sign In Now