Jump to content

Selecção de células com base num ciclo for

jtiagodias
 Share

Recommended Posts

Ora viva.

Estou a fazer um pequeno programa para me facilitar um série de trabalhos rotineiros e deparei-me com um problema.

Julgo que aguém me poderá ajudar.

Quero, executando um ciclo for, seleccionar um determinado grupo de valores. Imagine-se uma linha que tem uma série de linhas que, na coluna pretendida, tem o nº 6. Outra série de linhas que tem o nº7 etc...

O que eu quero fazer é aplicar um ciclo for nessa coluna e, quando o ciclo detecta o primeiro 7 (supondo que esse é o meu critério de pesquisa) ele começa a seleccionar essa célula (para depois seleccionartoda a linha) e termina a sua selecção na última célula que tem o algarismo 7.

Será relativamente f´cil ou estou a complicar???

Desde já agradeço a vossa ajuda.

Abraço

Não sei se entendi bem, mas julgo ser algo do genero:

7 | xpto | etc

7 | xpto | etc

7 | xpto | etc

3 | xpto | etc

3 | xpto | etc

...

Se escolhesses o 7, seleccionava as 3 primeiras linhas inteiras (ou seja $1:$3).

Se assim for podes mandar fazer uma pesquisa (find, usa a gravação de macros para ver como funciona o VBA) pelo numero desejado. Este numero pode ser pedido por uma inputbox ou então numa célula especial para o efeito.

O que vais querer fazer é com o find fazeres uma selecção. find().select. o find deverá ser usado só na coluna a pesquisar (seleccionando a coluna e usando Selection.find(cena a procurar).select).

A partir daqui deverás usar um loop while e não um for. Guardas o valor da 1ª linha com 7(activecell.row) e vais fazendo activecell.offset(1,0) enquanto for igual a 7 a activecell. Guardas o valor da ultima linha com 7 e depois é so criares um range que inclua esses valores.

Isto foi escrito um bocado a pressa, mas espero que ajude.