hristosax Posted October 8, 2009 at 04:56 PM Report Share #290717 Posted October 8, 2009 at 04:56 PM Alguém sabe com que bibliotecas e tal é que se fazem jogos como Savage2, Counter-strike, WoW, warcraft, ? Sei que normalmente é C++(acho), mas gostava de saber que bibliotecas e coisas assim é que usam para os gráficos? Tipo:Allegro thanks 😞 Link to comment Share on other sites More sharing options...
JD557 Posted October 9, 2009 at 10:06 PM Report Share #290979 Posted October 9, 2009 at 10:06 PM OpenGL ou DirectX (Por vezes ambas) integradas com a win32 API Mas se calhar o melhor é pegares num motor gráfico já feito e começar daí, se não nunca mais tens o jogo feito. MIEIC @ FEUP http://project557.blogspot.com/ --- Development Blog Proteja a sua pen: http://lastknight.pt.vu Link to comment Share on other sites More sharing options...
hristosax Posted October 9, 2009 at 10:46 PM Author Report Share #290989 Posted October 9, 2009 at 10:46 PM OpenGL ou DirectX (Por vezes ambas) integradas com a win32 API Mas se calhar o melhor é pegares num motor gráfico já feito e começar daí, se não nunca mais tens o jogo feito. O que queres dizer com "motor gráfico"? Não te percebo 😄 E não encontro um IDE (ou la como se chama) para directX 😞 Link to comment Share on other sites More sharing options...
IceBrain Posted October 10, 2009 at 09:46 AM Report Share #291015 Posted October 10, 2009 at 09:46 AM A game engine is a software system designed for the creation and development of video games. There are many game engines that are designed to work on video game consoles and desktop operating systems such as Microsoft Windows, Linux, and Mac OS X. The core functionality typically provided by a game engine includes a rendering engine (“renderer”) for 2D or 3D graphics, a physics engine or collision detection (and collision response), sound, scripting, animation, artificial intelligence, networking, streaming, memory management, threading, and a scene graph. The process of game development is frequently economized by in large part reusing the same game engine to create different games. Ou seja, quando se faz um jogo, não se faz tudo de raíz. Pega-se numa "framework", ou motor de jogo, que te simplifique o trabalho. Tens aqui uma lista de motores gratuitos: http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Free_game_engines Para escolheres um, tens que saber que tipo de jogo queres, pois normalmente os motores estão mais adaptados a um determinado género (Cube é para FPSs, Spring para RTSs, etc). ❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents A list of command line apps Link to comment Share on other sites More sharing options...
hristosax Posted October 10, 2009 at 10:10 AM Author Report Share #291017 Posted October 10, 2009 at 10:10 AM Ou seja, quando se faz um jogo, não se faz tudo de raíz. Pega-se numa "framework", ou motor de jogo, que te simplifique o trabalho. Tens aqui uma lista de motores gratuitos: http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Free_game_engines Para escolheres um, tens que saber que tipo de jogo queres, pois normalmente os motores estão mais adaptados a um determinado género (Cube é para FPSs, Spring para RTSs, etc). Achas difícil programar um jogo FPS(ou não FPS, pode ser uma coisa pequena) a partir de um motor de jogo? Ainda sou um pouco begginer em C++, mas quero introduzir-me nesta área da programação desde cedo, parece-me boa ideia 😛 Já agora, só encontro o JOGO Cube, não encontro nada que me sirva de motor de jogo :S Any help? Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrosorio Posted October 10, 2009 at 11:51 AM Report Share #291029 Posted October 10, 2009 at 11:51 AM Já agora, só encontro o JOGO Cube, não encontro nada que me sirva de motor de jogo :S Na primeira linha da página da wikipedia onde "apenas encontraste o jogo": "Cube is a first-person shooter video game and also the name of its game engine which is free and open source software." Não respondo a dúvidas por mensagem. Link to comment Share on other sites More sharing options...
JD557 Posted October 10, 2009 at 12:59 PM Report Share #291034 Posted October 10, 2009 at 12:59 PM hristosax, se ainda és iniciado, vai com calma. Primeiro começa com coisas simples como jogos de texto, depois por api's simples como SDL ou allegro para jogos 2D e depois é que avanças. Vais ver que vais ganhar muita experiência não só na programação como também no game design. 😛 MIEIC @ FEUP http://project557.blogspot.com/ --- Development Blog Proteja a sua pen: http://lastknight.pt.vu Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted October 10, 2009 at 01:51 PM Report Share #291040 Posted October 10, 2009 at 01:51 PM hristosax, se ainda és iniciado, vai com calma. Primeiro começa com coisas simples como jogos de texto, depois por api's simples como SDL ou allegro para jogos 2D e depois é que avanças. Vais ver que vais ganhar muita experiência não só na programação como também no game design. 😛 Mesmo em cheio! Segue o conselho do JD557. Simplesmente não vais criar logo um FPS assim de um dia para o outro. Já agora, não tens necessariamente de começar por jogos 2D. Ter conhecimento sobre libs de jogos 2D não te vai ajudar muito para libs de jogos 3D. Aconselho-te este motor, porque é muito fácil de usar. Meia dúzia de linhas tens um nível no ecrã: Irrlicht Engine. <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
hristosax Posted October 10, 2009 at 09:14 PM Author Report Share #291090 Posted October 10, 2009 at 09:14 PM Mesmo em cheio! Segue o conselho do JD557. Simplesmente não vais criar logo um FPS assim de um dia para o outro. Já agora, não tens necessariamente de começar por jogos 2D. Ter conhecimento sobre libs de jogos 2D não te vai ajudar muito para libs de jogos 3D. Aconselho-te este motor, porque é muito fácil de usar. Meia dúzia de linhas tens um nível no ecrã: Irrlicht Engine. A seguinte resposta é para vocÊs os dois: obrigado pelos conselhos. AInda estou confuso a tentar decidir no que fazer primeiro, porque não sei o grau de dificuldade de fazer um jogo 2D, nem um de texto. Acho que vou começar por pensar em fazer um jogo do galo em texto depois fazia um com gráficos. acham boa ideia ? por agora vou no tutorial da MS sobre C++, estou a aprender ponteiros, só para saberem onde ando na programação. Thanks Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted October 10, 2009 at 09:15 PM Report Share #291092 Posted October 10, 2009 at 09:15 PM http://love2d.org/ Toma. 😛 <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
hristosax Posted October 10, 2009 at 09:17 PM Author Report Share #291094 Posted October 10, 2009 at 09:17 PM Na primeira linha da página da wikipedia onde "apenas encontraste o jogo": "Cube is a first-person shooter video game and also the name of its game engine which is free and open source software." Estava a tentar dizer que não encontro a maneira de USAR o motor de jogo Cube(eu sabia que era e jogo e o motor). percebes? 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
hristosax Posted October 10, 2009 at 09:18 PM Author Report Share #291095 Posted October 10, 2009 at 09:18 PM http://love2d.org/ Toma. 😛 love2d nao e para Lua? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted October 10, 2009 at 09:23 PM Report Share #291096 Posted October 10, 2009 at 09:23 PM love2d nao e para Lua? Sim, mas é fixe para fazer experiências. <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
hristosax Posted October 10, 2009 at 09:26 PM Author Report Share #291098 Posted October 10, 2009 at 09:26 PM Sim, mas é fixe para fazer experiências. hmm talvez mais tarde aprenda Lua, mas não me interessa tanto :S Link to comment Share on other sites More sharing options...
forcewill Posted October 10, 2009 at 10:06 PM Report Share #291102 Posted October 10, 2009 at 10:06 PM O meu conselho e sendo que a minha área de gosto foi game dev, é nas mesmas linhas dos conselhos acima, excepto num pormenor que é o do uso de um motor de jogos. Ou seja se o teu objectivo é mesmo só fazer um jogo sim nesse caso deves 100% usar um motor de jogo, no entanto se o teu objectivo é aprenderes o maximo possivel sobre a area de game dev talvez até como profissão, então deves começar primeiro por pequenas aplicações onde vás aprendendo os principios de Computer Graphics se for essa area especifica que te interesse onde possas aprender conceitos como Transformações lineares (matrizes e transformações, projecções etc), iluminação, texturação, etc... Depois então podes tentar fazer um jogo, esqueçendo o fazer um motor de jogo sendo que a maior parte do pessoal começa a fazer um motor de jogo (algo k demora cerca de 5 anos com equipas completas) e desanima visto que só passado longo tempo é começa a ver algo no ecra apelativo PS: antes disso tudo deves dominar bem uma linguagem de programação como por ex o C++ que é a linguagem mais usada na industria. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted October 10, 2009 at 10:08 PM Report Share #291103 Posted October 10, 2009 at 10:08 PM Depois então podes tentar fazer um jogo, esqueçendo o fazer um motor de jogo sendo que a maior parte do pessoal começa a fazer um motor de jogo (algo k demora cerca de 5 anos com equipas completas) e desanima visto que só passado longo tempo é começa a ver algo no ecra apelativo Isto é totalmente verdade! 😛 Estou a fazer o meu motor de jogo há meses, e só agora comecei a ter qualquer coisa no ecrã. <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
forcewill Posted October 10, 2009 at 10:15 PM Report Share #291104 Posted October 10, 2009 at 10:15 PM Hum já agora se for em OpenGL avisa ai, que também ando de volta do meu mas para já como acabei o curso e ando á procura de job está um pouco em standby, mas quando estiver numa altura mais "calma" vou continuar, e é sempre bom conheçer pessoal tuga com os mesmo gostos 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted October 10, 2009 at 10:28 PM Report Share #291106 Posted October 10, 2009 at 10:28 PM Hum já agora se for em OpenGL avisa ai, que também ando de volta do meu mas para já como acabei o curso e ando á procura de job está um pouco em standby, mas quando estiver numa altura mais "calma" vou continuar, e é sempre bom conheçer pessoal tuga com os mesmo gostos 😛 http://www.assembla.com/wiki/show/vapor Se quiseres ajudar, era bem fixe. E sim, usa OpenGL (moderno, só com shaders e VBOs). <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
hristosax Posted October 11, 2009 at 09:31 AM Author Report Share #291129 Posted October 11, 2009 at 09:31 AM O meu conselho e sendo que a minha área de gosto foi game dev, é nas mesmas linhas dos conselhos acima, excepto num pormenor que é o do uso de um motor de jogos. Ou seja se o teu objectivo é mesmo só fazer um jogo sim nesse caso deves 100% usar um motor de jogo, no entanto se o teu objectivo é aprenderes o maximo possivel sobre a area de game dev talvez até como profissão, então deves começar primeiro por pequenas aplicações onde vás aprendendo os principios de Computer Graphics se for essa area especifica que te interesse onde possas aprender conceitos como Transformações lineares (matrizes e transformações, projecções etc), iluminação, texturação, etc... Depois então podes tentar fazer um jogo, esqueçendo o fazer um motor de jogo sendo que a maior parte do pessoal começa a fazer um motor de jogo (algo k demora cerca de 5 anos com equipas completas) e desanima visto que só passado longo tempo é começa a ver algo no ecra apelativo PS: antes disso tudo deves dominar bem uma linguagem de programação como por ex o C++ que é a linguagem mais usada na industria. Ok... Vou começar a fazer joguinhos como o jogo do galo em texto, e quando já tiver C++ mais ou menos "dominado" vou começar a ver umas coisas de gráficos e tal... É que eu penso ter a programação como um backup, não como uma profissão de alta importância. Em princípio sigo música, mas se houver problemas... Já percebeste, huh? 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
hristosax Posted October 11, 2009 at 09:36 AM Author Report Share #291130 Posted October 11, 2009 at 09:36 AM Hum já agora se for em OpenGL avisa ai, que também ando de volta do meu mas para já como acabei o curso e ando á procura de job está um pouco em standby, mas quando estiver numa altura mais "calma" vou continuar, e é sempre bom conheçer pessoal tuga com os mesmo gostos 😛 Olha que há jogos(acho eu) como o Savage2, e outros que te dão job na programação deles. Por exemplo o Savage2(é tipo uma mistura entre WoW e Warcraft) é programado em C++, e eles precisam e querem programadores, acho que podes fazer isso à longa distância, a partir do PC. E deve haver algum em Portugal? Se nao houver esperemos que pró ano haja, depois das eleições 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts