Ir para o conteúdo
Tesla

PHC em servidor linux

Mensagens Recomendadas

Tesla

Boas.

É possível esta solução? Onde posso ir buscar informação sobre a sua adopção?

Obrigado!  :)

Assinatura editada pelo staff, por favor consulte as regras.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Que eu conheça se for servidor só correndo o MS-SQL em Virtual Machine.

Se for terminal, penso que não funcione, uma vez que recorre "por demais" a api's do windows nomeadamente ao controlador ODBC para aceder à base de dados.

Mas também vou tentar fazer isso, quanto mais não seja pela curiosidade e postarei posteriormente alguma coisa.

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Bom dia,

Não deu.... infelizmente sopinha.... até ao momento e depois de algumas tentativas o PHC recusa-se a funcionar em linux.

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tesla

Não que eu seja um perito nestas andanças e muito menos em linux, mas será que nos poderias indicar que passos seguiste nessa tua tentativa?

Abraço.

Assinatura editada pelo staff, por favor consulte as regras.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Utilizei a distro Ubunto TLS 8, com wine, o setup do PHC Corporate 2008 correu relativamente bem, até à hora arrancar em que simplesmente pendurou sem aviso qualquer.

Ainda estou a ver o que pode ter causado isso, mas não tenho grandes esperanças. O PHC é demasiado dependente das API's do windows. Assim que tenha resultados definitivos (quer consiga correr com sucesso, ou resulte num fracasso redondo), deixarei aqui um post com todos os passos e detalhes. Escolhi o Corp 2008 porque me pareceu a versão mais simples para uma tentativa destas.

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
VilasBoas

Boas

Estou a utilizar o PHC Corporate 2009 África e ando desesperado tenho de usar o windows Vista para trabalhar com o PHC.

Adoro Linux e sempre que tenho de usar o windows desespero, consigo instalar o PHC com o wine 1.0 e arranca muito bem mas não consegue utilizar a base de dados porque não consigo estabelecer como no wnindows onde vou a windows>painel control>ferramentas do sistema>odbc e estabeleço o servidor onde está a base de dados.

Quer dizer podemos deixar de usar windows quer no servidor quer nas desktops se conseguirmos defenir que o phc faz a ligação ODBC para aquela máquina.

Gostava de contar com o vosso apoio para podermos dar o passo que falta para colocarmos o phc no linux :P

Obrigado pela colaboração

VilasBoas

Microsft gives you windows,

Linux Gives you a World :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

O problema é exactamente esse. O ODBC do windows que eu conheça não existe no linux :P infelizmente até que se consiga contornar essa situação ou criar um substituto para linux do ODBC, não existe forma de fazer a ligação com a BD.

Boa sorte e boa pesquisa.

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
IceBrain

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Em teoria é passivel de funcionar este http://www.unixodbc.org/, mas da teoria até à pratica ainda vai alguma coisa. Se tiver tempo ainda testo hoje. Se alguém testar antes que diga. :P

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Testei mas não consegui por a funcionar.... Infelizmente o PHC está demasiado dependente do Windows, e não consegue comunicar com a base de dados. É uma pena. Não desisti ainda, mas não tenho grandes esperanças.

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
herakty

olhem... a PHC não suporta linux e deixem-me dizer uma coisa, porque ganhei sentimentos positivos por algumas pessoas daqui...

pessoal... até vos vou responder mas antes tenho de deixar algo claro, porque quem adquire o software PHC pela rede de parceiros nunca terá as duvidas que voçes apresentam... e até me supreendem do ponto de vista técnico, tendo em conta o teor das duvidas, as respostas e o que pretendem fazer

cenas como o wine e mono implementam partes das API´s e sempre na filosofia de "tradutor"... e como sabem há tanta difença nos SO´s que é sempre uma questão complicada... e hoje vive-se a era das VM´s que resolvem todos os pontos aqui pretendidos. porque não estão a ir por ai e querem dar a volta ao mundo para irem ao café do lado?

a minha nota é que não coloquem questões de software de licenças comercias e que especialmente apenas operam com redes de parceitos certificados... é que neste modelo um problema nunca será resolvido ou respondido fora dessa rede... isso pode criar mal entendidos

nesse modelo de negocio todas essas questões são resolvidas por esses parceiros e apenas por eles... ninguem pode implementar ou vender PHC sem estar autorizado e certificado e essas pessoas têm acesso aos pedidos de assistencia técnia

estão me entender? eu sei que a PHC têm uma politica muito rigida nesse sentido....digo isto porque não há nenhuma razão para que não se coloquem essas questões pelo sistema de PAT´s da rede de parceiros e por fim a PHC

digo isto na melhor das fés

a questão técnica agora, porque conheço mesmo mt bêm o software PHC do ponto de vista de progamador (e não vou entrar em pormenores)

e pelo que vi a questão divide-se em duas: (o mostra claramente pelo nivel de desconhecimento que aqui há gato, se é que me entendem...no manual e na certificação tudo isso é respondido... é algo que é mt comum ser questionado à PHC e a PHC têm mt investigação feita nesse sentido... mas pelo espirito do forum, que nem todos partilham mas mesmo assim eu continuo a acreditar nele como o faço desde o inicio)

1) correr o PHC em windows e ligar a BD em linux.

O PHC apenas funciona com SQL Server... respondi? claro né

2) correr PHC em linux com wine... esta deixou-me uma beca zonzo.

Antes demais desmistificar o wine (e não entrem em debates sobre o wine porque temos é de não dar muito nas vistas neste topico... e até terminalo

O wine não é o windows e não implementa toda a a API e componentes do windows... logo só suporta um nº limitado de aplicações que usem esse subset da implementação das API´s windows

O PHC usa mts coisas que não estão no wine nem que conjuguem com outros emuladores tipo o mono (como sabem o PHC usa varaias API´s, tecnologias e frameworks, como por exemplo a Win32 base e .Net

E como na maioria destes softwares é composto não só pelos builds e componentes próprios como recorre a uma série de componentes de terceiros e estes tb não são suportados por linux e não funcionam com o wine

Como disseram o PHC está mesmo mt dependente do windows, como todos os ERP´s do segmento, e não há como darem a volta, pois são tantos as questões técnicas envolvidas, os componentes e dependencias... que não vale a pena tentarem... é uma situação já mt investigada e conhecida

teckV

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mpleite

Não percebo de todo a lógica do ultimo post...

Eu trabalho na rede de parceiros.. E ha todo o interesse, pelo menos de uma parte da rede, em por:

a) a base de dados abstracta (por forma a correr em postgres, mySql, etc). Mas há consciência que este passo é complicado, até técnicamente. Mas n impossivel.

:P Por o cliente a bombar em linux. Mesmo que com algumas funcionalidades reduzidas. E porquê? porque muito boa parte do custo de uma implementação PHC é software M$.. e quanto mais cara for a solução global, mais dificil é vender e ou menores são as margens.

Posto isto:

EU já cheguei a consegui por o PHC, (a ultima tentativa foi com corp 2008) usando wine (que n era ainda sequer a 1.0) unixobdc e freeTDS (iirc)

O software funcionava, a ligação à BD era estabelecida, ficha reconhecida. A questão com que me deparei na altura tinha a ver com, na minha implementação, o wine+phc derreter o cpu todo, de forma que não era utilizável. Mas isto foi á 2-3 anos.

Muita coisa evoluiu. o wine, o mono, o freetds, etc. E ando a ser pressionado por alguns clientes, nomeadamente para quem tem cenários de produção para voltar aos testes... um dia destes. um dia destes. se tiver novidades, posto.

NOTA: aint no codder. Sou de sistemas.

inté

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

Já saí da rede de parceiros à algum tempo. Mas continuo interessado em saber a evolução disso.

Compreendo que tornar a bd abstracta seja complicado, mas não é de todo impossível, muito menos tecnicamente impossível.

Como deixei de fazer parte da rede de parceiros deixei de ter acesso às ultimas versões. A ultima tentativa que fiz foi com linux Opensuse, em finais de 2010 e funcionou. Não na perfeição mas funcionou. Usei a Advanced 2008 para realizar esse teste.

Caso haja interesse em voltar a esta matéria e dado que mantenho contacto com ex-colegas que ainda estão na comunidade de parceiros PHC, posso voltar a "martelar um bocado nisto" :P

Sobre o FX, eu não gostaria de ter dados da minha empresa armazenados em servidores de terceiros, por isso ressalvo a minha "preocupação" com o FX.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jla

Boas!

Não esta directamente ligado ao topico mas dado q é um problema com PHC (clinica) e não quero recorrer aos canais de distribuição, preciso de umas dicas!

Avariou uma maquina (cliente) onde corria o PHC. Tenho outra maquina para funcionar como cliente mas n consigo ligar a BD q está no servidor. O problema está ao nível do user/pass! Alguem pode dar uma sugestão?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa tarde,

Já crias-te a DSN ODBC no windows? Na maquina cliente? A login e pass do server SQL que o PHC usa são normalmente as credenciais de abertura da maquina onde o SQL-Server está instalado. algo do genero: Login: maquina\utilizador ; Password: Pass_do_user

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jla

Viva, já criei e testei a conectividade e a resposta foi com sucesso.

No entanto a DSN ODBC pode não estar bem (SO Windows Vista)

Devo acrescentar no DSN alguma linha tipo: Phc_sql ou outra sintax?

Antes disso tinha mapeado (no cliente) a pasta \\server\Phc.

No ecra de logon tenho o nome da empresa (Dentix) e BD (Phc_Sql)...

Tentei utilizar no cliente o mesmo user (sa) que utilizo no servidor e a mesma pass... pq por enquanto, como não tenho cliente operacional, tenho trabalhado no server em modo terminal.

Atraves do cliente dá sempre problemas de conectividade qdo tento a ligação, ao nivel do user/pass ou de DSN ODBC!  :mad:

Tks

Jose Luis

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

Qual é  versão do SQL-Sever ? Caso seja 2005 ou superior tem de ser configurado para poder aceder a partir da rede.

A DSN tem de ser DSN de Sistema. Testa a conexão ODBC assim que ela esteja a funcionar o programa está pronto para trabalhar.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jla

Boa noite!

Obrigado pelas infos.

Só quarta ou quinta vou estar junto das maquinas e então vou verificar a versão do SQL server.

Vou proceder em conformidade e ver se consigo colocar o cliente a funcionar.

Depois dou feedback.

Mais uma vez obrigado.

Jose Luis

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jla

Boas tardes!

No PC cliente e no Server esta o SQL Server 2005.

No DSN de Sistema do Cliente tenho duas linhas: PHC SQL Native Client e, PHC_SQL SQL Native Client.

No Server está a correr o "SQL Server Service Manager" e na janela de Server tenho: SRV-IBM\PHC  e em "Services" tenho: SQL Server.

Na parte inferior da janela tenho a info que está a correr: "Running - \\SRV-IBM\PHC - MSSQL Server.

Tentei configurar o DSN de sistema no Cliente com estes dados mas não consegui estabelecer a ligação. Ainda adicionei o SQL Server (no DSN de sistema) e preenchi com os dados do server (\\SRV-IBM\PHC),  fiz n tentativas com user e pass mas nada.

Se puder envia-me um mail para contactar directamente a ver se me vejo livre disto...

norpal@gmail.com

Obrigado,

José Luis

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa tarde,

Provavelmente falta activar a conexão por TCP/IP ao servidor SQL. No Sql Server Manager tens de habilitar as ligações por protocolo TCP/IP.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jla

Obrigado pelas infos!

O prob estava ao nivel do user e password!

Um colega ainda me disse para testar a ligação por Telnet para ver se havia contacto entre as maquinas. O Telnet n funcionava (servidor bloqueava) mas conseguia pingar o servidor.

Depois foi só testar o DSN e eureka! Mas deu luta.

Agora queria era mudar o user da BD q é "sa" e a pass, mas ainda não cheguei lá... vou tentar!

Tks

Jose Luis

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

No Microsoft SQL Server Management Studio Express, depois de te ligares ao SQL Express, podes adicionar um user e atribuir-lhe permissões na BD. O user "sa" é a login standard de administrador e a pass é definida no "Microsoft SQL Server Management Studio Express".

No caso do PHC podes criar um outro user, definir-lhe permissões na base de dados do PHC e utliza-lo. Existe informação sobre como criar users no SQL Express basta pesquisar um pouco.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.