Jump to content

Criar galeria de imagens/fotografias


skin

Recommended Posts

? boas

bem aqui a uns tempos estava a visualizar um site que tinha um slideshow mt a frente entao eu tentei descobrir como tinha sido programado e descubri que tinha sido com um programa chamado de JAlbum.

Descrição do programa:

JAlbum é um software que cria álbuns com galerias de fotografias na Internet. Ele foi projetado para ser o mais fácil e poderoso da categoria e é de graça!

Com este programa, você não precisa de nenhum outro software extra para visualizar os álbuns, apenas seu navegador. Diferente dos scripts complicados "servidor e cliente", JAlbum prefere a simplicidade no compatilhamento de imagens na Internet ou CD-ROM.

Ele foi desenvolvido depois de várias decepções com softwares da categoria, com ele o usuário tem um controle completo sobre o visual final do seu álbum e não apenas o esquema de cor e layout básico.

Criar um álbum é uma tarefa simples: arraste as imagens e clique no seu local preferido. JAlbum processa imagens, cria páginas de índice e apresentações de slides e até mesmo faz o upload do seu álbum para a Internet sem complicações!

Espero que gostem

Download em:

http://baixaki.ig.com.br/download-redir.asp?url=piz%2E4%2E6mublAJ%2Fdaolnwod%2Ften%2Emublaj%2F%2F%3Aptth

Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King

Link to comment
Share on other sites

Depois de ter dado umas voltas com o programa devo dizer que estou satisfeito com os resultados, o programa está bastante completo e possui bastantes templates de bom aspecto.

Em resumo faz tudo o que é preciso para colocar uma galeria de imagens on-line.

As duas desvantagens que encontrei são o facto de não ser open source nem freeware, é grátis mas fica por ai, e de o ficheiro.bat que permite iniciar a aplicação não inclui um aumento da memória atribuida à JVM, e parece que a programação está um pouco pesada e os recursos não são bem libertados, resultado, dps de criar duas vezes um catalgo, mudando apenas o template e usando a melhor qualidade possivel para as imagens a JVM fica sem memória 😁.

Mesmo assim é um bom software, tem algumas vantagens que o picasa2 do google não oferece, como a inclusão de slide show, e uma grande variedade de templates.

Nota: freeware é software livre e não software grátis, free = livre.

Link to comment
Share on other sites

E a diferença aqui é ... ?

A diferença aqui é que se fosse freeware eu tinha acesso ao código fonte e podia corrigir algum erro exista na aplicação, da forma como está eu recebo um software de graça mas não o posso alterar para servir melhor as minhas necessidades, não sou livre para melhorar ou alterar o software estou dependente do programador original, que até pode decidir que amanhã o software é pago e ai eu e todos os sites onde eu tenha usado o software são obrigados a pagar ou a deixar de usar.

Para um utilizador comum, software livre ou grátis vai dar ao mesmo, ele não paga, mas para um utilizador como eu poder corrigir a aplicação, e neste caso suspeito de alguns sitios onde podia ajudar, é muito importante.

Quanto ao ficheiro .bat, tens razão, é possivel aumentar a memória, é pena é que na ajuda não haja referencia ao problema de memória, nem toda a gente que usa o software vai saber como dar a volta ao problema, e claro depois vou ouvir os anti-java a dizer: "está a ver?, está a ver?, jav anão presta" 😁, e claro que vou ter de concordar com eles até porque sem poder ver o código fonte não posso contrapor com o facto de a aplicação ter sido mal programada 😁

Já agora, formas para tornar a aplicação mais rápida:

-Xms<size>, para aumentar o tamanho da memória heap inicial, em que size é especificado em megas

-Xmx<size>, para definir o tamanho máximo da memória heap, em que size é especificado em megas

Link to comment
Share on other sites

Não opensource é um termo novo, freeware é o termo mais antigo que definia software livre, no entanto essa liberdade promovia alguns comportamentos menos ortodoxos, dai terem aparecido licenças como a GPL, LGPL, BSD etc.

Actualmente o termo freeware degenerou para software grátis, muito porque a tradução do termo ingles free acaba por ser grátis, no entanto em ingles free = livre.

Basicamente freeware = software livre, open source = software de código aberto, para software grátis o termo é mesmo software grátis.

Isto acaba por ser uma luta inglória, um utilizador acaba por se agarrar a que freeware é software grátis e nunca mais muda, tal como o termo Hacker, que para a grande parte do mundo define um ladrão... enfim é a evolução natural da linguagem, nada se pode fazer sobre o assunto, eu no entanto continuo a ser purista e continuo a usar os termos tais como os aprendi à 10 anos atrás, mais dia menos ano 😄 .

Para o caso no entanto basta saber que este software não me permite alterar o seu código fonte, o que é uma grande pena.

Link to comment
Share on other sites

Claro! Um programa open source pode, sem qualquer problema, ser vendido!

OK, esta frase não está muito correcta, a venda de um programa open source está sugeita aos termos da sua licença, isto é, se por exemplo tu criares um software e disponibilizares esse software sob a licença GPL, eu posso vender o software, pelo preço que eu quiser, sem te pagar 1€, no entanto sou obrigado a manter o programa com a sua licença original.

Qualquer software que não seja freeware no seu sentido puro possui uma licença e é sempre essa licença que dita as regras para a sua distribuição, alteração, venda, etc.

Repara que open source significa código aberto não significa estritamente grátis ou impossibilidade de vender, nas palavras do nosso amigo Richard Stallman, um programador também precisa de comer 😄

Link to comment
Share on other sites

Claro! Um programa open source pode, sem qualquer problema, ser vendido!

OK, esta frase não está muito correcta, a venda de um programa open source está sugeita aos termos da sua licença, isto é, se por exemplo tu criares um software e disponibilizares esse software sob a licença GPL, eu posso vender o software, pelo preço que eu quiser, sem te pagar 1, no entanto sou obrigado a manter o programa com a sua licença original.

Qualquer software que não seja freeware no seu sentido puro possui uma licença e é sempre essa licença que dita as regras para a sua distribuição, alteração, venda, etc.

Repara que open source significa código aberto não significa estritamente grátis ou impossibilidade de vender, nas palavras do nosso amigo Richard Stallman, um programador também precisa de comer 😄

Continuando o Off-Topic:

Então bastava eu ter 1 compiler da linguagem em que o programa é feito e podia só comprar um e espalhar o rsto gratuitamente pelo mundo... nao vejo a vantagem no open-Source poder ser vendido :\

Link to comment
Share on other sites

Podia mas repara, se o programa é open source, e supondo que a licença é a GPL, eu posso vender o programa mas sou obrigado a entregar o código fonte ao cliente, isto é, o cliente comprou o meu software mas possui a liberdade de o alterar para melhor corresponder às suas necessidades.

nao vejo a vantagem no open-Source poder ser vendido :\

Como disse antes, os programadores também precisam comer!, um software por mais simples que seja exigiu horas de trabalho e esse trabalho merece ser recompensado, quando os conceitos de free software e open source surgiram não vinham acabar com a venda de software, vinham criar uma estrutura em que o software pudesse ser partilhado sem restrições.

No inicio da informática as empresas compravam computadores que ocupavam salas e o software era oferta, à medida que a tecnologia se tornou cada vez mais barata as empresas começaram a cobrar pelo mesmo software que até então estava disponivel livremente e começaram a fecha-lo.

Quantos de nós não nos vimos já admirados diante de um windows que estoirou?, e quantos de nós já tiveram a possibilidade de corrigir o erro no código do windows? Em GNU/Linux isso não se passa, se o sistema tem um defeito é possivel corrigir esse defeito, o próprio utilizador se tiver conhecimentos pode faze-lo.

A pergunta poderia ser: "Se o código é livre e eu sou obrigado a oferece-lo será que alguém me vai comprar o software?"

Existem empresas que vivem um pouco disso, por exemplo o sistema operativo Xandros é um OS pago baseado em linux, é claro que também é regido por uma licença um pouco restritiva.

Talvez não haja vantagem em poder ser vendido, por outro lado também não é desvantagem.

Mas vamos a um exemplo final, eu, entre outros utilizadores deste forum, estou a tentar desenvolver um emulador de teclado braille apartir de um teclado normal de pc, ora se o meu código for aberto outras empresas podem ver nele oportunidade de negócio e começar a produzir e vender produto baseados no meu código, isso faz com que pessoas com deficiencias visuais passem a contar com uma variedade mais de produtos que as ajudem no dia a dia.

Se o código não pudesse ser vendido essa empresa provavelmente não veria vantagem e produzir seja o que for, se não tinha receitas para pagar aos seus empregados só tinha prejuizo!

aqui tens uma descrição da gpl: http://www.gnu.org/copyleft/gpl.html

procura no google por open source/ free software e encontras muito mais inforamção do que aquela que eu te posso dar 😄 .

Peace.

Link to comment
Share on other sites

hehehe fui eu que comecei e sou eu que agora estou com duvidas 👍

bem olha Knitter ja vi que tu entendes disto.

a minha duvida é a seguinte:

como posso através deste programa depois de o por online fazer com que ele atraves de PHP com envio de ficheiros ele se autoactualize sem eu mecher uma palha.  😄

isto e eu ponho uma ferrmenta em PHP para o ppl fazer upload de imagens e ele automaticamente faz tudo! isso é possivel?  ?

Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King

Link to comment
Share on other sites

isto e eu ponho uma ferrmenta em PHP para o ppl fazer upload de imagens e ele automaticamente faz tudo! isso é possivel?

Humm... o programa não contempla isso, isto é, penso que o objectivo do programa não é esse no entanto, e eu não percebo muito de php, na verdade não percebo coisa alguma 👍 , mas o programa cria galerias baseando-se em templates, se a tua função php se basear no mesmo template então deve ser possivel, no entanto ai estás a deixar de usar o programa... sinceramente nunca tinha pensado nisso, desculpa mas não te posso ajudar 😄

Link to comment
Share on other sites

isto e eu ponho uma ferrmenta em PHP para o ppl fazer upload de imagens e ele automaticamente faz tudo! isso é possivel?

Humm... o programa não contempla isso, isto é, penso que o objectivo do programa não é esse no entanto, e eu não percebo muito de php, na verdade não percebo coisa alguma 🙂 , mas o programa cria galerias baseando-se em templates, se a tua função php se basear no mesmo template então deve ser possivel, no entanto ai estás a deixar de usar o programa... sinceramente nunca tinha pensado nisso, desculpa mas não te posso ajudar 😛

ok não ha crise eu desenrasco-me  😛

Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.