vasco16 Posted October 5, 2009 at 01:08 PM Report Share #290038 Posted October 5, 2009 at 01:08 PM Boas pessoal, Estou a desenvolver uma aplicação mas bloqueie na elaboração do algoritmo. Se alguém me puder dar um empurrão agradecia. Então é assim: Dado 3 valores reais positivos superior a 1, que ficarão numa linha. Depois mais 3 valores reais positivos superiores a 0,5 que ficarão noutra linha. Agora com estas 2 linhas vou gerar 3 outros numeros (x,y,x): O processo de calculo desde 3 numeros é: x = (ao primeiro numero da segunda linha) * o primeiro numero da primeira linha y = (ao segundo numero da segunda linha) * o segundo numero da primeira linha z = (ao terceiro numero da segunda linha) * o terceiro numero da primeira linha Por fim vou calcular o resultado final que é (a,b,c): a = x - (Soma dos 3 valores da segunda linha) b = y - (Soma dos 3 valores da segunda linha) c = z - (Soma dos 3 valores da segunda linha) Nota: O valores da 2 linha podem (ou devem ser alterados) até um máximo de 10,00 Objectivo: Os três ultimos numeros (a,b,c) têm de ser positivos (incluindo 0) Link to comment Share on other sites More sharing options...
mogers Posted October 5, 2009 at 02:32 PM Report Share #290052 Posted October 5, 2009 at 02:32 PM Isto é um problema de programação linear (a versão inglesa é muito mais completa). Podes ver alguns slides que falam disto aqui. Eu não tenho nenhuma implementação de um "solver" destes problemas. Mas acho que existem bibliotecas online (caso não pretendas implementar um algoritmo de resolução). PS: Como só tens 3 variáveis (x2,y2,z2), se calhar arranjas forma mais simples de resolver o problema. "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação. Link to comment Share on other sites More sharing options...
vasco16 Posted October 5, 2009 at 02:52 PM Author Report Share #290061 Posted October 5, 2009 at 02:52 PM Isto é um problema de programação linear (a versão inglesa é muito mais completa). Podes ver alguns slides que falam disto aqui. Eu não tenho nenhuma implementação de um "solver" destes problemas. Mas acho que existem bibliotecas online (caso não pretendas implementar um algoritmo de resolução). PS: Como só tens 3 variáveis (x2,y2,z2), se calhar arranjas forma mais simples de resolver o problema. Onde que sites posso encontrar essas bibliotecas? Em relação a isto ser um problema de programação linear esses problemas não devolvem só o maximo ou o minimo? Em relação ao teu "PS" podes dar mais umas luzes de como simplificar? Link to comment Share on other sites More sharing options...
mogers Posted October 5, 2009 at 03:27 PM Report Share #290067 Posted October 5, 2009 at 03:27 PM Onde que sites posso encontrar essas bibliotecas? Se soubesse tinha colocado o link :x Acho que pesquisando no google deves encontrar. Na disciplina onde falamos disto, usamos programas (e não bibliotecas) para resolver este tipo de problemas. Em relação a isto ser um problema de programação linear esses problemas não devolvem só o maximo ou o minimo? Sim, minimizar ou maximizar uma função objectivo. Neste caso queres apenas uma solução, pelo que podes escolher uma coisa qualquer (implementando a primeira fase do método simplex a 2 fases ficas logo com uma solução admissível). Em relação ao teu "PS" podes dar mais umas luzes de como simplificar? Foi só um palpite, à espera de saber se alguém teria outra ideia porque usar bibliotecas optimizadas para a resolução de problemas com milhares de variáveis e restrições parece um bocado "overkill" para este problema com apenas 3 variáveis e 5 restrições. "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Warrior Posted October 5, 2009 at 04:03 PM Report Share #290072 Posted October 5, 2009 at 04:03 PM Eu não consegui perceber qual o problema, ou seja, quais as incógnitas. Se tens os 6 números das linhas e queres calcular (a, b, c), podes simplesmente calcular (x, y, z) e depois (a, b, c). Agora, isto é básico e evidente, portanto tenho que ter percebido mal qual é o teu input. Link to comment Share on other sites More sharing options...
vasco16 Posted October 5, 2009 at 04:39 PM Author Report Share #290086 Posted October 5, 2009 at 04:39 PM Eu não consegui perceber qual o problema, ou seja, quais as incógnitas. Se tens os 6 números das linhas e queres calcular (a, b, c), podes simplesmente calcular (x, y, z) e depois (a, b, c). Agora, isto é básico e evidente, portanto tenho que ter percebido mal qual é o teu input. Introduzo na primeira linha os numeros: 5 , 4 e 6 depois na segunda meto 0,6 ; 0,75; 0,5 ao fazer os calculos faço 0,6*5 = 3 ; 0,75*4 =3; 0,5*6=3; a soma da segunda linha é 0,6 + 0,75 + 0,5 = 1.85 agora com o calculo que fiz á pouco (faço 0,6*5 = 3 ; 0,75*4 =3; 0,5*6=3) vou obter os novos numeros para isso faço 3-1,85 = positivo; 3-1,85 = positivo; 3-1,85 = positivo Agora se usares outros valores sem sempre dá positivo.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
mogers Posted October 5, 2009 at 05:46 PM Report Share #290101 Posted October 5, 2009 at 05:46 PM Eu não consegui perceber qual o problema, ou seja, quais as incógnitas. Se tens os 6 números das linhas e queres calcular (a, b, c), podes simplesmente calcular (x, y, z) e depois (a, b, c). Agora, isto é básico e evidente, portanto tenho que ter percebido mal qual é o teu input. Ele não explicou bem o input. Também tive dificuldades em perceber. Depois mais 3 valores reais positivos superiores a 0,5 que ficarão noutra linha. Estes valores da 2ª linha não são dados, acho que estas é que são as incognitas. "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação. Link to comment Share on other sites More sharing options...
vasco16 Posted October 5, 2009 at 06:02 PM Author Report Share #290112 Posted October 5, 2009 at 06:02 PM Ele não explicou bem o input. Também tive dificuldades em perceber. Estes valores da 2ª linha não são dados, acho que estas é que são as incognitas. Exacto os valores da segunda linha são as incógnitas e o meu objectivo é um input dessas incógnitas calculadas com resultado positivo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Warrior Posted October 5, 2009 at 09:59 PM Report Share #290178 Posted October 5, 2009 at 09:59 PM Ah, era difícil perceber isso olhando para o post inicial.. Anyway, este problema em particular não me parece necessitar de programação linear, visto as equações não serem completas. Acho que esta pode ser uma possível resolução: Chamemos aos valores da primeira linha respectivamente a1, a2 e a3. Os da segunda linha, as nossas incógnitas, x1, x2 e x3. O teu (x, y, z) do post inicial serão então, respectivamente, a1.x1, a2.x2 e a3.x3. A soma dos valores da segunda linha, x1+x2+x3. Queres que ak.xk-(x1+x2+x3) <=> ak.xk - x1 - x2 - x3 sejam positivos, mas podemos mudar o problema para ele ser igual a 0. Ou seja, se resolveres o sistema: (a1-1).x1 - x2 - x3 = 0 -x1 + (a2-1).x2 - x3 = 0 -x1 - x2 - (a3-1).x3 = 0 Terás os valores das variáveis x1, x2 e x3 que colocam (a, b, c) a 0. O problema deles serem positivos pode ser resolvido substituindo este sistema de equações por um sistema de inequações. Julgo que isto seja possível, se for, podes resolver o sistema por eliminação gaussiana por exemplo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
mogers Posted October 5, 2009 at 11:06 PM Report Share #290185 Posted October 5, 2009 at 11:06 PM [offtopic] Warrior, passei-te agora no SPOJ. Toca a treinar!!! :knuppel2: [/offtopic] "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Warrior Posted October 5, 2009 at 11:34 PM Report Share #290189 Posted October 5, 2009 at 11:34 PM [offtopic] Quarta à tarde já vou reservar uma ou duas horas para ti! [/offtopic] Link to comment Share on other sites More sharing options...
vasco16 Posted October 6, 2009 at 02:25 PM Author Report Share #290259 Posted October 6, 2009 at 02:25 PM quando faço: (4,3-1) · x-y-z>0 -x+(2,3-1) · y-z>0 -x-y-(2,4-1) · z>0 Obtenho: x>(Y/42) + (Z/42) and x<22y-z Que faço com isto? vou escolhendo valores aleatórios ? :S Link to comment Share on other sites More sharing options...
mogers Posted October 6, 2009 at 03:15 PM Report Share #290270 Posted October 6, 2009 at 03:15 PM A solução do Warrior não funciona porque não garante que as variaveis têm um valor superior a 0.5 "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação. Link to comment Share on other sites More sharing options...
vasco16 Posted October 6, 2009 at 03:25 PM Author Report Share #290275 Posted October 6, 2009 at 03:25 PM A solução do Warrior não funciona porque não garante que as variaveis têm um valor superior a 0.5 Por outro lado, acho que não se pode usar eliminação gaussiana (pelo menos normal) para resolver um sistema de inequações (e.g. multiplicar uma linha por um valor negativo modificava a inequação de > pa < ou vice-versa). Mas eu não sou grande coisa a algebra. Será que existe algum um outro metodo? ou o exercicio é simplesmente estupido? Link to comment Share on other sites More sharing options...
mogers Posted October 6, 2009 at 03:33 PM Report Share #290280 Posted October 6, 2009 at 03:33 PM Como disse, aplicando programação linear funciona. Ex: Variáveis de decisão: X, Y, Z : valores da "2ª linha" Parâmetros: x1, y1, z1 : valores dados da 1ª linha Sujeito a: x1 * X >= X+Y+Z y1 * Y >= X+Y+Z z1 * Z >= X+Y+Z X,Y,Z > 0.5 X,Y,Z <= 10.0 Função objectivo: qualquer. Ex: min(X+Y+Z) "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Warrior Posted October 6, 2009 at 03:53 PM Report Share #290285 Posted October 6, 2009 at 03:53 PM A solução do Warrior não funciona porque não garante que as variaveis têm um valor superior a 0.5 Não me lembrei dessa restrição. Sendo assim, tem-se que usar mesmo programação linear. Já agora, provavelmente vais querer aplicar este algoritmo (ou encontrar o seu código na net) http://en.wikipedia.org/wiki/Simplex_algorithm Link to comment Share on other sites More sharing options...
vasco16 Posted October 6, 2009 at 04:17 PM Author Report Share #290288 Posted October 6, 2009 at 04:17 PM Como disse, aplicando programação linear funciona. Ex: Variáveis de decisão: X, Y, Z : valores da "2ª linha" Parâmetros: x1, y1, z1 : valores dados da 1ª linha Sujeito a: x1 * X >= X+Y+Z y1 * Y >= X+Y+Z z1 * Z >= X+Y+Z X,Y,Z > 0.5 X,Y,Z <= 10.0 Função objectivo: qualquer. Ex: min(X+Y+Z) Será que é sempre fiavel? é que nos valores que meto nao encontro intersecção Link to comment Share on other sites More sharing options...
mogers Posted October 6, 2009 at 07:59 PM Report Share #290315 Posted October 6, 2009 at 07:59 PM Eu acho que o problema nem sempre tem solução. "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação. Link to comment Share on other sites More sharing options...
vasco16 Posted October 6, 2009 at 08:55 PM Author Report Share #290337 Posted October 6, 2009 at 08:55 PM Eu acho que o problema nem sempre tem solução. pois eu tambem começo a achar isso. Link to comment Share on other sites More sharing options...
mogers Posted October 6, 2009 at 10:18 PM Report Share #290373 Posted October 6, 2009 at 10:18 PM Mas isso é normal em problemas deste género. "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts