xploit Posted October 2, 2009 at 09:43 PM Report Share #289722 Posted October 2, 2009 at 09:43 PM Boas, eu localmente tenho este script a funcionar correctamente, pus no meu servidor remoto, que usa UNIX, não funciona dá este erro: Warning: fopen(../a/stopgame.now) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /home/yu/public_html/classes/class.WriteFile.php on line 14 Warning: fwrite(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/yu/public_html/classes/class.WriteFile.php on line 15 Warning: fclose(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/yu/public_html/classes/class.WriteFile.php on line 16 Agora não percebo é porquê... Excerto de código da classe: function writer($FILENAME,$TEXT){ $fp = fopen($this->Direction.$FILENAME, "w"); $escreve = fwrite($fp, $TEXT); fclose($fp); } tá em modo "W".. o que puderá ser? Link to comment Share on other sites More sharing options...
scorch Posted October 2, 2009 at 09:56 PM Report Share #289724 Posted October 2, 2009 at 09:56 PM Verifica se tens permissões para escrever ficheiros e se: "$this->Direction.$FILENAME" é um ficheiro que existe realmente. 😄 PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum. Link to comment Share on other sites More sharing options...
xploit Posted October 2, 2009 at 10:34 PM Author Report Share #289728 Posted October 2, 2009 at 10:34 PM Não o ficheiro não existe, mas eu pensei que o fopen em modo W, cria-se o ficheiro caso ele não exista, certo? Link to comment Share on other sites More sharing options...
xploit Posted October 2, 2009 at 10:40 PM Author Report Share #289729 Posted October 2, 2009 at 10:40 PM E se for um problema de permissões onde altero? é na INI do php ou é permissão na pasta ou ficheiro especificamente? Link to comment Share on other sites More sharing options...
softklin Posted October 3, 2009 at 09:11 AM Report Share #289752 Posted October 3, 2009 at 09:11 AM É mesmo nas pastas/ficheiros. Se tiveres acesso SSH onde tens os ficheiros, basta aceder e fazer um chmod 755 (tu tens todas as permissões, o grupo e outros têm permissões de execução e leitura), ou outro valor que aches mais conveniente. Em alternativa, o teu cliente de FTP/painel do alojamento deve-te oferecer essas opções. Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post. Link to comment Share on other sites More sharing options...
xploit Posted October 4, 2009 at 05:50 AM Author Report Share #289868 Posted October 4, 2009 at 05:50 AM mas ele até para criar pastas com o mkdir("exe",755); diz que não tenho permissão para o fazer... não percebo eu acho que isto é alguma definição no php.ini não será? este tipo de situações é o que costuma acontecer nos HOST grátis, mas o meu é uma vps.. o que acham? Link to comment Share on other sites More sharing options...
softklin Posted October 4, 2009 at 11:31 AM Report Share #289883 Posted October 4, 2009 at 11:31 AM O PHP é explícito na mensagem: permission denied. Se o ficheiro fosse remoto, ainda se podia considerar o facto de teres a função de obter ficheiros remotos inactiva, mas como se tratam de ficheiros locais, é quase de certeza problema de permissões. Se o teu host é um VPS, então provavelmente tens acesso à consola. Na consola, vais à pasta dos ficheiros web e espreita as permissões, listando os ficheiros: ls -l Como não sei ao certo como aparece a listagem, visto que não sou utilizador assíduo de Linux, deixo-te aqui uns links da wiki para te ajudar a determinar as permissões necessárias: http://wiki.portugal-a-programar.pt/sistemas_operativos:linux:tutorial_chmod Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post. Link to comment Share on other sites More sharing options...
xploit Posted October 4, 2009 at 04:00 PM Author Report Share #289911 Posted October 4, 2009 at 04:00 PM mas essas permissões dá para dar com o próprio filezilla por exemplo.. eu ja experimentei dar permissão 755 ao root a pasta que contém todos os files e está na mesma, penso que não seja necessário fazer-lo por ssh... Link to comment Share on other sites More sharing options...
softklin Posted October 4, 2009 at 04:27 PM Report Share #289915 Posted October 4, 2009 at 04:27 PM Sim, o Filezilla tem essa opção, embora não a tenha usado, deveria funcionar. Se pesquisares no Google, verificas que se trata quase sempre, senão sempre, de permissões. Tenta verificar com SSH se o Filezilla está efectivamente a escrever as permissões. Mas espera lá, estás a abrir o ficheiro para escrita? Experimenta usar o modo 766, que te permite que outros (provavelmente onde está o PHP) tenham permissões de escrita e leitura. Em último caso, tenta 777. Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post. Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted October 4, 2009 at 05:54 PM Report Share #289926 Posted October 4, 2009 at 05:54 PM Essa função no Filezilla funciona perfeitamente, exceptuando uma situação (e neste caso o problema não é do filezilla) : se a conta ftp não for a mesma do criador do ficheiro, este não tem permissões para mudar isso. before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction Link to comment Share on other sites More sharing options...
xploit Posted October 4, 2009 at 09:05 PM Author Report Share #289952 Posted October 4, 2009 at 09:05 PM fui verificar no próprio ftp do cpanel, e ele diz que todos os ficheiros o root inteiro está a 755, portanto não estou a perceber o que se está a passar, os caminhos estão fora de questão porque estão certissimos, eu na minha antiga vps o sistema funcionava perfeitamente, mudei para esta nova e aconteceu me isto, leva me a entender que é uma outra configuração para além das permissões as pastas e ficheiros, será que pode ser alguma configuração no apache ou assim? realmente não percebo... Obrigado pelas vossas indispensáveis ajudas 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
softklin Posted October 4, 2009 at 09:39 PM Report Share #289960 Posted October 4, 2009 at 09:39 PM Não sei se reparaste na minha última resposta, mas eu indiquei-te para colocar as permissões a 766 (escrita e leitura), em vez dos 755 (leitura e execução, sem escrita (w)). Pode ser disso, visto que estás a escrever em ficheiros e com 755 não tens permissões de escrita (grupo e outros, ode estará o PHP possivelmente). Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post. Link to comment Share on other sites More sharing options...
xploit Posted October 4, 2009 at 09:59 PM Author Report Share #289964 Posted October 4, 2009 at 09:59 PM Vou testar então ja aqui ponho o resultado. Obrigado softclean Link to comment Share on other sites More sharing options...
xploit Posted October 4, 2009 at 11:33 PM Author Report Share #289973 Posted October 4, 2009 at 11:33 PM Só funciona com permissão 777, a 766 inibe o resultado para o público, mas a 777 a minha aplicação fica inseguro não é? Link to comment Share on other sites More sharing options...
softklin Posted October 5, 2009 at 09:51 AM Report Share #290000 Posted October 5, 2009 at 09:51 AM Sim, porque estás a dar permissões totais (escrita, leitura e execução) para toda a gente, mas não sei se fará diferença num ambiente web. Eu não costumo mexer muito em Linux como disse, por isso será melhor aguardar a resposta de alguém que te saiba recomendar melhor as permissões que deves aplicar nesse caso. Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post. Link to comment Share on other sites More sharing options...
xploit Posted October 5, 2009 at 03:20 PM Author Report Share #290065 Posted October 5, 2009 at 03:20 PM Problema resolvido, a experimentar cheguei lá, mudei o PHP HANDLER da VPS para o modo "cgi" tava em modo "dso", alguém me sabe explicar porquê que o modo dso atrufia-se com as permissões? já agora gostava de saber o porquê de ter que ser assim... Obrigado a todos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
jreis Posted October 13, 2009 at 02:12 PM Report Share #291515 Posted October 13, 2009 at 02:12 PM Geralmente tem a ver com o utilizador em que o PHP corre, depende um pouco da distribuição usada/configuração, mas a partida em modo DSO/module o php é executado pelo Apache (e respectivo utilizador), já em CGI costuma ser o "nobody" (ou será o inverso??). Sem poder alterar o dono e/ou grupo das pastas, a única opção é mesmo usar permissões 777 na pasta. "Pensa positivo: tudo pode piorar" Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts