Jump to content

fwrite (w) warning

xploit
 Share

Recommended Posts

Boas, eu localmente tenho este script a funcionar correctamente, pus no meu servidor remoto, que usa UNIX, não funciona dá este erro:

Warning: fopen(../a/stopgame.now) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /home/yu/public_html/classes/class.WriteFile.php on line 14

Warning: fwrite(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/yu/public_html/classes/class.WriteFile.php on line 15

Warning: fclose(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/yu/public_html/classes/class.WriteFile.php on line 16

Agora não percebo é porquê...

Excerto de código da classe:

function  writer($FILENAME,$TEXT){
  $fp = fopen($this->Direction.$FILENAME, "w");
      $escreve = fwrite($fp, $TEXT);
      fclose($fp);						
}

tá em modo "W".. o que puderá ser?

É mesmo nas pastas/ficheiros. Se tiveres acesso SSH onde tens os ficheiros, basta aceder e fazer um chmod 755 (tu tens todas as permissões, o grupo e outros têm permissões de execução e leitura), ou outro valor que aches mais conveniente. Em alternativa, o teu cliente de FTP/painel do alojamento deve-te oferecer essas opções.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

O PHP é explícito na mensagem: permission denied. Se o ficheiro fosse remoto, ainda se podia considerar o facto de teres a função de obter ficheiros remotos inactiva, mas como se tratam de ficheiros locais, é quase de certeza problema de permissões.

Se o teu host é um VPS, então provavelmente tens acesso à consola. Na consola, vais à pasta dos ficheiros web e espreita as permissões, listando os ficheiros:

ls -l

Como não sei ao certo como aparece a listagem, visto que não sou utilizador assíduo de Linux, deixo-te aqui uns links da wiki para te ajudar a determinar as permissões necessárias:

http://wiki.portugal-a-programar.pt/sistemas_operativos:linux:tutorial_chmod

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Sim, o Filezilla tem essa opção, embora não a tenha usado, deveria funcionar. Se pesquisares no Google, verificas que se trata quase sempre, senão sempre, de permissões. Tenta verificar com SSH se o Filezilla está efectivamente a escrever as permissões.

Mas espera lá, estás a abrir o ficheiro para escrita? Experimenta usar o modo 766, que te permite que outros (provavelmente onde está o PHP) tenham permissões de escrita e leitura. Em último caso, tenta 777.

fui verificar no próprio ftp do cpanel, e ele diz que todos os ficheiros o root inteiro está a 755, portanto não estou a perceber o que se está a passar, os caminhos estão fora de questão porque estão certissimos, eu na minha antiga vps o sistema funcionava perfeitamente, mudei para esta nova e aconteceu me isto, leva me a entender que é uma outra configuração para além das permissões as pastas e ficheiros, será que pode ser alguma configuração no apache ou assim?

realmente não percebo...

Obrigado pelas vossas indispensáveis ajudas  😄

Não sei se reparaste na minha última resposta, mas eu indiquei-te para colocar as permissões a 766 (escrita e leitura), em vez dos 755 (leitura e execução, sem escrita (w)). Pode ser disso, visto que estás a escrever em ficheiros e com 755 não tens permissões de escrita (grupo e outros, ode estará o PHP possivelmente).

Sim, porque estás a dar permissões totais (escrita, leitura e execução) para toda a gente, mas não sei se fará diferença num ambiente web. Eu não costumo mexer muito em Linux como disse, por isso será melhor aguardar a resposta de alguém que te saiba recomendar melhor as permissões que deves aplicar nesse caso.

Geralmente tem a ver com o utilizador em que o PHP corre, depende um pouco da distribuição usada/configuração, mas a partida em modo DSO/module o php é executado pelo Apache (e respectivo utilizador), já em CGI costuma ser o "nobody" (ou será o inverso??). Sem poder alterar o dono e/ou grupo das pastas, a única opção é mesmo usar permissões 777 na pasta.

"Pensa positivo: tudo pode piorar"