Jump to content

ajuda menu pesquisa

elcsat
 Share

Recommended Posts

um site de artigos e imagens, com centenas de artigos e imagens.

convem ter um menu de pesquisa no site para procurar artigos. cada artigo tem as suas determinadas palavras chaves.

eu gostaria de saber a melhor soluçao para criar isso

porque depois existe aqueles que escrevem mal as palavras e isso e gostava de sugerir o que eles queriam escrever, isto fase uma base de dados com tdas as palavras e pego em ajax no meu pensamento.

em relaçao a procurar tou a pensar da um indicador unico a cada artigo, e depois indicar na base de dados de cada artigo as palavras todas a que pode corresponder esse artigo.

mas gostava de saber outras soluçoes.

é qualse criar um motor de busca mas para artigos e imagens.

obrigado

A coisa mais simples, mas mais arcaica é fazeres uma query de SQL com o LIKE

SELECT * FROM artigos WHERE texto LIKE '%pesquisa%'

Podes pesquisar no texto e ainda nas palavras chave. Para aplicares critérios de ordenação de resultados podes considerar se o artigo é antigo, ou o número de ocorrências a dividir pelo número de palavras no texto, etc... Depois é ordenares com PHP os posts pela ordem que aches mais relevante.

Para a correcção ortográfica, parece haver bastantes coisas em PHP. Dá uma olhadela:

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=php+spell+checker&btnG=Pesquisar&meta=

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

imagina ta em 1000 imagens a atribuir palavras a que pode fazer correspondencia, isso sera muito trabalhoso e chato.

nao existe identificados de imagens automaticos ou assim, e a mesma coisa para os outros documentos.

os documentos ate e mais simples e ler os docs e colocar as palavras chaves do texto.

queria adoptar uma boa politica no desenvolvimento disto

Parece-me que o ideal seria quando fosse efectuado o upload de um documento (ou qualquer outra forma de envio) podias ter um script que lesse o documento e tirasse as keywords de lá e as coloque numa BD para posterior pesquisa. Agora só tens é de ter cuidado com uma coisa: se tirarares TODAS as palavras, vais ficar com uma BD gigante (se são assim tantos documentos...), talvez o melhor é apenas tirares as palavras com mais relevância (as que se repetem mais), palavras mais comuns (fazeres algo para não tirar "de", "para", "como", etc etc)...

Quanto às imagens.... não me parece que haja algum programa que "veja" a imagem e te dê uma keyword 🙂

Isso depende muito do banco que você usa

tenho uma aplicação parecida em oracle com php, gravo o caminho das imagens em meu servidor na hora de fazer upload é obrigatória a inserção de algumas palavras chave(keywords) a partir disso faço o select em cima dessas palavras chave, o mesmo mecanismo é usado no youtube.com com videos

quanto o ajax da muitas possibilidades a seu usuário como os recursos de auto-completar na busca e tambem dão um grande apoio visual

Espero ter ajudado

Grande abraço!