Jump to content

Portugal escolhido para sede de projecto europeu de supercomputação

M6

Recommended Posts

• 1 month later...

Era giro era ter uma maquina dessas em Portugal! Gestão administrativa.... já não é mau, mas bom bom era ter equipamento assim cá. (para já só temos o Magalhães (fabrica de piratinhas).... (Como lhe chamou o outro Dr.)

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Esquecer não esquecemos, mas mais uma serie deles não fazia mal nenhum. Afinal de contas a unica coisa que este País ainda tem "de bom" é a capacidade "Humana". No resto estamos completamente à rasca.... Não temos petroleo, não temos nada que gere "mais valias" a não ser grandes cerebros em todas as areas da ciência, que infelizmente passam a vida a emigrar, graças às maravilhosas condições que lhes dão.

Investir em tecnologia e investigação cientifica cá e termos cá mais supercomputadores, seria mais um incentivo ao desenvolvimento da capacidade e dos recursos humanos nacionais.

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Esquecer não esquecemos, mas mais uma serie deles não fazia mal nenhum. Afinal de contas a unica coisa que este País ainda tem "de bom" é a capacidade "Humana". No resto estamos completamente à rasca.... Não temos petroleo, não temos nada que gere "mais valias" a não ser grandes cerebros em todas as areas da ciência, que infelizmente passam a vida a emigrar, graças às maravilhosas condições que lhes dão.

Investir em tecnologia e investigação cientifica cá e termos cá mais supercomputadores, seria mais um incentivo ao desenvolvimento da capacidade e dos recursos humanos nacionais.

Concordo plenamente...

Será? Porquê? O quê?   - Estudar Sempre -

Por acaso acho essa estratégia redutora.

Temos muito mais para oferecer.

O turismo pode e deve ser mais e melhor explorado. Não fosse a tacanhês governamental e burocracia e já Troia estava a dar muitos empregos e dinheiro ao país.

A costa Alentejana é simplesmente fantástica e completamente sub-aproveitada.

O próprio interior alentejano pode produzir imensas coisas e está ao abandono (estivesse nas mãos dos Espanhóis ou dos Israelitas e seria uma autêntica mina de ouro, geradora de emprego e de riquesa).

O próprio oceano atlântico é sub aproveitado, temos imensas milhas sob o nosso domínio e o que fazêmos com isso? Absolutamente nada! Nem sequer conseguimos convencer as grandes competições de vela a passar por aqui...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Também concordo que o turismo poderia gerar mais valias em Portugal, mas de um modo geral não existe mentalidade para o fazer.

Relativamente à "capacidade humana" nós somos "mestres" mestres em muita coisa, e na mais importante "desenrascanço". Imagina se tivessemos incentivos à investigação cientifica cá? Conseguiria-mos competir a niveis muito bons com o "resto do mundo".

O turismo varia muito com a "economia", mas existem areas que nunca perdem cota de mercado, ganham sempre mais, e uma delas é a tecnologia aplicada a serviços essenciais.

O próprio interior alentejano pode produzir imensas coisas e está ao abandono (estivesse nas mãos dos Espanhóis ou dos Israelitas e seria uma autêntica mina de ouro, geradora de emprego e de riquesa).

Aqui concordo com tigo, se dessem as terras abandonadas a quem quer trabalhar seria uma mais valia, existem muitas terras aqui na região que estão ao abandono, se me dessem a mim algumas eu aproveitaria o que elas tem para dar. Temos aqui quase que uma espécie de "petrólio" português... 

Relativamente à "capacidade humana" nós somos "mestres" mestres em muita coisa, e na mais importante "desenrascanço". Imagina se tivessemos incentivos à investigação cientifica cá? Conseguiria-mos competir a niveis muito bons com o "resto do mundo".

O que é que são incentivos à investigação científica?

Não respondo a dúvidas por mensagem.

São bolsas de 900€ para quem fica aqui e bolsas de 1700€ para quem vai para um instituto estrangeiro. (Valores da FCT)

apocsantos, a minha pergunta era para o hristosax que comentou o que comentou 😛

Vou deixar uma quote de algo que escrevi há 10 minutos numa mailing-list. É sobre o tema de "pagar a quem sai do país e provavelmente não volta, do que investir em condições para os termos cá".

Chamares 'desertores' a quem sai do país é um bocado chato 🙂 Se saem ( tal como tu saíste ) foi porque acham que não conseguem fazer cá o que conseguem. O problema está em voltar. E o voltar está dependente de termos condições. Isto em Python define-se assim:

while True:

print 'Oops'

Para termos investigação de qualidade precisamos de dinheiro. Para termos dinheiro precisamos de investigadores de qualidade. Para termos investigadores de qualidade precisamos que eles tenham condições para que o consigam. Para que o consigam precisam de sair. Para sair precisamos de lhes dar dinheiro.

Os poucos que voltam vão criando condições. Ou não viste agora uma ERC a ser atribuida a um rapaz de Lisboa? Essa ERC vai permitir ter mais condições que vão fazer com que mais malta venha de volta.

Eu concordo plenamente contigo. Agora, acho que a primeira barreira que temos que ultrapassar no país não é a económica. É a social. Se fôssemos a fazer o que tu sugeres, vou-te ser muito honesto e dizer que Portugal caía no escuro. A maior parte do dinheiro ia para investimentos de m****, projectos de m****, investigadores de m****. Seria atribuído com base na homologia de genoma e não no mérito.

E quanto ao investimento no resto do país, nem me meto porque até tenho vergonha do sub-aproveitamento 😄

O que é que o governo quer com pôr já estes super computadores?

Por causa da Inquisição, Ditadura e outros factores, estamos Muitíssimo atrasados em relação a outros países.

E de repente põem aqui uma coisa fantástica, sem passar pelas milhares de coisas que podem e devem ser feitas neste país?

Passámos de -10 para 100, isto vai dar mal

hristosax, estes supercomputadores ( ou esta gestão dos mesmo ) vai trazer quanto mais não seja atenção sobre nós e sobre os nossos projectos. Ou achas que se lembraram e vão agora construir um BlueGene em Portugal?

Grão a grão enche a galinha o papo pá.

Só estou a dizer que há muito mais para se fazer do que se porem estes super-computadores.

Então imagina o pessoal do estrangeiro que pensa "então Portugal está avançado tecnologicamente, quero explorá-lo, chegam a Portugal e estes computadores são a única coisa que eles podem ver.

Damn.

poderem ver podem ver muita coisa, ate pk o nosso pais tem muita coisa para verem, lolol 🙂 , a grande questão é que estamos a investir numa tecnologia e esquecemos que para ter tecnologia de topo precisamos começar por ter tecnologia normal mas mais disseminada pelo pais, alem de que alem da tecnologia o nosso pais precisava de investir mais em muita coisa,  alem disso os nossos investigadores estão a abalar e acho que era de maior, investigarem cá do que lá fora e depois nos cá comprarmos o que eles descobrem lá...

Eles não vão PÔR os computadores cá. A gestão de quem acede e como acede é que passa a ser cá.

Exacto. A única coisa que vem para cá é o pessoal para dentro de um escritório para gerir supercomputadores instalados noutros pontos do globo.

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Por causa da Inquisição, Ditadura e outros factores, estamos Muitíssimo atrasados em relação a outros países.

Isso é treta. Muitos países sofreram igualmente com ditaduras, com "inquisições" e "outros factores". Inclusivamente, a maior parte da Europa teve de se reconstruir depois da WWII, e nós não. Estamos atrasados porque não soubemos aproveitar. Como se costuma dizer, "cada um tem o que merece".