Jump to content

Guerra do Iraque

herakty

Recommended Posts

Mas pode-se aprender com o erro e deve haver arrependimento.

Um pedido de desculpa não tem o objectivo de reparar o mal feito.

pois... se fosse boa gente e se quisessem realmente aprender... mas recentemente vimos que o governo ingles não é assim tão boa gente

está bem recente o suicidio de um cientista por ter sido obrigado a mentir e a provocar uma guerra ilegal (iraque onde já foi assumido o erro com pedido de desculpas do tipo "criamos uma guerra com base em mentiras... destruimos um pais para roubar o petroleo... mas pedimos desculpa") com base em mentiras

o que lhe aconteceu? ou se suicidou ou sileciaram-no

o comportamento mantem-se... terão aprendido realmente algo?

qualquer uma me parece uma atitude de gente má... é a minha opinião apenas

teckV

Roubar petroleo? E ter as despesas militares que têm com isso? LOL

O petroleo continua na mão dos iraquianos, como todos os recursos naturais de todos os países.

E não foi o Reino Unido nem os EUA a criar uma guerra civil no Iraque. Foram os iraquianos e os extremistas muçulmanos.

Claro que anteriormente o petroleo era vendido para financiar os palácios e outras taradices do Sadam e sua familia, a fazer guerras com os países vizinhos (Kwait, Irão), e tentar provocar outras (Israel), a fazer limpezas étnicas (curdos), etc...

Parece que na tua opinião isso sim era correcto...

Libertar o um povo e devolver-lhe o controlo do seu país (há eleições democráticas e livres no Iraque), é que é errado.

Quanto à questão do cientista ela é suspeita, mas não há provas. E acusar sem provas é tar falta de honestidade intelectual.

President Bush quickly appointed Phil Carroll, a former high-ranking US oil executive, to assume control of Iraq's oil industry and on May 22, Bush issued Executive Order 13303 giving immunity to oil companies for all activities in Iraq and deals involving Iraqi oil. On the same day, under pressure from the US and the UK, the UN Security Council passed Resolution 1483 which lifted the former sanctions and allowed the occupation authorities to sell Iraqi oil and put the proceeds in an account they controlled.

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

A list  of command line apps

E qual é a fonte dessa informação?

E sabes se a situação de se mantém?

Tanto quanto sei, neste momento o petróleo é controlado pelo ministério do petróleo Iraquiano e o Governo do Iraque, recebe dinheiro pela exploração de petróleo no Iraque. Como podem confirmar pelas fontes oficiais.

O sr Philip Carroll foi nomeado presidente de uma comissão de aconselhamento do Ministério do Petróleo em 2003. Comissão essa da qual faziam parte mais dois Iraquianos.

http://www.nytimes.com/2003/05/03/international/worldspecial/03OIL.html?ex=1052539200&en=c173c9428e372341&ei=5062&partner=GOOGLE/

Convém lembrar que desde a deposição do ditador, até agora, a governação do Iraque passou das mãos dos EUA, para as da ONU, e depois para as do povo Iraquiano.

Em 2004 o poder passou para o Governo Interino do Iraque e no fim de 2005  foi eleito um governo pelo povo Iraquiano.

Contar metade é sempre uma forma de se ganhar argumentos...

In Mosul Qusay Salahaddin, a Sunni Arab student leader was abducted and killed after leading a demonstration against the election results. Some 2,000 fellow students gathered at the mosque where Salahaddin's body was taken. Sunni's quickly accused militia forces loyal to one of the main parties in the Shiite Alliance bloc for Salahaddin's death. No group has yet claimed responsibility for the murder.
Quando líderes de movimentos da oposição são raptados e mortos, dificilmente se podem considerar eleições livres.

Btw, nesse artigo que likaste diz:

Mr. Othman, in his latest role, took part in negotiations with major foreign oil companies in the late 1990's to develop Iraqi fields upon the lifting of United Nations sanctions.
Sim, são sem dúvida senhores completamente isentos :|

E diz também:

The Oil Ministry itself will be led by Thamir Ghadhban, who served as its director of planning under Saddam Hussein's government and who has taken an active role in reviving the industry since the American victory here.
Ainda bem que livraram os iraquinanos do Saddam e seus amigos!... Wait, what?

❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞- John Carmack on software patents

És burro se achas que só trabalha para um governo ditatorial pessoas que gostam desse governo.  As pessoas precisam de trabalhar, mesmo nas  ditaduras.

Sabias que tens à frente da Sic um membro da Assembleia Nacional do tempo da ditadura que chegou a ser Primeiro Ministro depois do 25 de Abril?

Sabias que tiveste na legislatura anterior um Presidente da Assembleia da República outro ex-deputado da Assembleia Nacional?

Queres que continue?

Sabes que tiveste como o primeiro Presidente da República pós 25 de Abril um oficial do Exército que defendia a continuação do controlo por parte de Portugal das suas actuais ex-colónias (mas um controlo diferente).

Queres mais?

Sabes que tens como um dos maiores historiadores um ex-ministro da educação do tempo da ditadura?

Sabes que tens como Presidente da Comissão Europeia um ex-membro de um partido maoista que segundo um testemunho que conheço chegou a pegar em armas no 25 de Novembro?

As coisas não são assim tão simplistas como tu fazes querer, ou como tu pensas que é.

Quanto aos raptos, sabes quem os fez?

Sabes quantos gajos do governo não foram também mortos e raptados?

Continuam a contar só metade da coisa...

"És burro se achas que só trabalha para um governo ditatorial pessoas que gostam desse governo.  As pessoas precisam de trabalhar, mesmo nas  ditaduras."

O Srº Ghadhban não era um funcionário de uma repartição, era director do planeamento do Ministério do Petróleo. De certeza que não era alguém que se oposesse moralmente ao governo, porque não acredito que não tivesse outras formas de trabalhar. Se era a forma mais confortável de viver, não duvido, mas não o torna menos cúmplice.

E o Srº Othman trabalhava para grandes empresas petrolíferas estrangeiras, e agora trabalha para o Ministério do Petróleo. Isto é obviamente um forte atractivo à corrupção e seria ilegal em muitos países europeus.

Sabias que tens à frente da Sic um membro da Assembleia Nacional do tempo da ditadura que chegou a ser Primeiro Ministro depois do 25 de Abril?

Sabias que tiveste na legislatura anterior um Presidente da Assembleia da República outro ex-deputado da Assembleia Nacional?

Queres que continue?

Sabes que tiveste como o primeiro Presidente da República pós 25 de Abril um oficial do Exército que defendia a continuação do controlo por parte de Portugal das suas actuais ex-colónias (mas um controlo diferente).

Queres mais?

Sabes que tens como um dos maiores historiadores um ex-ministro da educação do tempo da ditadura?

Sabes que tens como Presidente da Comissão Europeia um ex-membro de um partido maoista que segundo um testemunho que conheço chegou a pegar em armas no 25 de Novembro?

As coisas não são assim tão simplistas como tu fazes querer, ou como tu pensas que é.

Desculpa, mas Strawmens não funcionam. Eu não disse que defendia essas acções, portanto não me podes criticar por isso.
Quanto aos raptos, sabes quem os fez?

Sabes quantos gajos do governo não foram também mortos e raptados?

Não interessa. Há medo, quer de um lado quer do outro, logo as eleições não são livres. Se ganharia o mesmo partido? É possível, mas nunca saberemos.

os ingleses admitiram que mentiram sobre as armas... estas fora

alias... porque houve uma mudança de governo?

e então porque invadiram o pais? quantos paises (centenas) neste planeta são geridos por ditadores PIORES que o SADAM??

porque não vao lá salvar o ppl todo? só vao onde há interesses... borracha no vietnam... petroleo no iraque... etc, etc

O petroleo continua na mão dos iraquianos, como todos os recursos naturais de todos os países.

E não foi o Reino Unido nem os EUA a criar uma guerra civil no Iraque. Foram os iraquianos e os extremistas muçulmanos.

Claro que anteriormente o petroleo era vendido para financiar os palácios e outras taradices do Sadam e sua familia, a fazer guerras com os países vizinhos (Kwait, Irão), e tentar provocar outras (Israel), a fazer limpezas étnicas (curdos), etc...

Parece que na tua opinião isso sim era correcto...

Libertar o um povo e devolver-lhe o controlo do seu país (há eleições democráticas e livres no Iraque), é que é errado.

eu não acredito nisto Falco.. tenho-te em consideração... mas....

sabes que o curioso é que os governos já admitiram... não viste o bush dizer que a invasão do iraque foi um erro?

não ouviste os neo-liberais assumirem que a necessidade de petroleo dos USA justificam os meios?

e nao.. .o petroleo não é dos Iraquianos

a unica coisa que os USA mantiveram verdadeiramente sob control foi o menisterio do petroleo e tudo que o rodeia... é conhecida a situação do pipeline que foi criado para que o petroleo nao saisse pelo iraque mas pelo kuwait

como é possivel alguem achar o que tu achas...

sabes... eu informo-me mt... acedo a mts documentos.. .de varias formas e de varias fontes e tudo o que tenho falado é real... mt desta info é de textos escritos pelos proprios ou entrevistas

vi uma entevista em que o agente da CIA, (arrependido pelo que fexz por ter percebido afinal o que foi a guerra) admitiu ter subornado iraquinaos para instigar a violencia, atravez de artigos em jornais, etc, etc

é obcio que foi um negocio para o neo liberais americanos

fazes ideia dos lucros que a industria do armanento teve com a guerra? não é o povo mas os lobyes of corse

fazes ideia de que a subida astronomica do petroleo teve a ver com o facto de os USA neste momento controlarem a maior parte da produção e como tal são eles que ditam as regras?

fazes ideia do lucro que foi para a industria petrolifera (coicidencia ser onde os bush têm negocios)?

os USA como pais investiram mt na guerra.. mas a nivel humano e o povo nada vai receber disso

agora... os man in black... esses lucraram RIOS

nem queria acreditar no que lia..,. DEPOIS de TUDO ter SIDO ASSUMIDO oficialmente

teckV

angola esta a viver uma das piores ditaduras... é completamente controlada POR UMA FAMILIA

o povo é morto na rua sem direito a julgamento... a corrupção têm niveis astronomicos

é tudo do presidente.. .o petroleo, as TV´s, os diamantes...

a sua segurança pessoa é mais forte que exercitos de certos paises...

porque é que os USA saõ tao amigos de angola e colaboram com o gajo? porque nao vao salvar os angolanos? e os guinenses? e quase todos os paises de africa?

e porque é que os USA apoiaram pinochet??

os USA e UK assumiram que afinal não avia armas de destruição no iraque que foi o ARGUMENTO oficial para legislar a guerra... bem.. se o argumento oficial afinal é falso... o que fica?

fogo

teckV

para um pais do tamanho dos USA só haver dois blocos partidarios... ou seja... é livre para escolher entre dois... podes escolher a tua mulher mas apenas destas duas...

és livre de te vestir como quiseres mas apenas nestas duas cores

os USA são o pais mais hipocrita da historia

foram para a 2º guerra combater o racismo quando tinham em vigor leis racisttas que impediam os negros de frequentar certos locais e autocarros

condenaram portugal por fazer a guerra colonial na mesma altura em que faxiam a guerra do vietnam

kisinger no livro de memorias assumiu que o vietnam foi para controlar aquela zona depois de os franceses a terem perdido... era a zona de maior produção de borracha (acho que depois do amazonas)

tenho mts amigos no USA que sao excelentes e se falares com eles vais ouvir isto... eles sentem-se sob uma ditadura

teckV

Claro. Porque a única solução é apaga-lo daqui e mete-lo noutro lado. Caso contrário têm que haver respostas.

E o Srº Othman trabalhava para grandes empresas petrolíferas estrangeiras, e agora trabalha para o Ministério do Petróleo. Isto é obviamente um forte atractivo à corrupção e seria ilegal em muitos países europeus.

Uma coisa é trabalhar numa entidade consultiva do Ministério, outra é mandar.

Corrupção?

Um gajo é incentivado a ser corrupto porque trabalhou em outras empresas?

Isso não faz sentido nenhum!

Desculpa, mas Strawmens não funcionam. Eu não disse que defendia essas acções, portanto não me podes criticar por isso.

Não estou a dizer que defendes, estou a dizer que estes exemplos demonstram que o que tu estás a dizer não prova que as pessoas que tu acusas de serem "más", estejam a fazer mal. Alias nem apresentaste provas de que elas serem "más", porque ter trabalhado para grandes empresas, ou trabalhado para um governo ditatorial, não faz necessariamente dessas pessoas corruptas, ou qualquer outra coisa, boa, ou má.

Não interessa. Há medo, quer de um lado quer do outro, logo as eleições não são livres. Se ganharia o mesmo partido? É possível, mas nunca saberemos.

As eleições foram livres.

Não quer dizer que não houvessem problemas, mas foram livres.

os ingleses admitiram que mentiram sobre as armas... estas fora

E onde é que eu disse que é verdade?

Eu continuo no entanto a achar que depor um ditador e devolver o poder ao povo é SEMPRE, legitimo.

e então porque invadiram o pais? quantos paises (centenas) neste planeta são geridos por ditadores PIORES que o SADAM??

É verdade que poucos...

O Sadam matava carradas de pessoas por ano, umas directamente, outras indirectamente (como resultado das sanções que foram impostas ao Iraque).

Ele poderia ter uma aparência bastante civilizada, mas era tudo menos isso.

Mas haver piores, não é justificação para que não o depusessem.

porque não vao lá salvar o ppl todo?

Porque ninguém consegue fazer isso...

sabes que o curioso é que os governos já admitiram... não viste o bush dizer que a invasão do iraque foi um erro?

Eu já achava que atacar o Iraque naquele momento era um erro, antes de o fazerem.

E achava isso por razões estratégias. Acho que é primeiro necessário ganhar no Afganistão.

não ouviste os neo-liberais assumirem que a necessidade de petroleo dos USA justificam os meios?

Não.

Mas eu não quero saber quais foram os motivos deles.

Só quero saber do efeito.

e nao.. .o petroleo não é dos Iraquianos

É pois! E todas as companhias que operam nesse sector pagam ao governo Iraquiano.

a unica coisa que os USA mantiveram verdadeiramente sob control foi o menisterio do petroleo e tudo que o rodeia... é conhecida a situação do pipeline que foi criado para que o petroleo nao saisse pelo iraque mas pelo kuwait

Não mantiveram controlo.

Quem manda no ministério são os Iraquianos. Há consultores sim. Mas consultores não mandam.

vi uma entevista em que o agente da CIA, (arrependido pelo que fexz por ter percebido afinal o que foi a guerra) admitiu ter subornado iraquinaos para instigar a violencia, atravez de artigos em jornais, etc, etc

Houve vários casos em que determinados agentes recorreram a esse tipo de técnicas para que fossem combatidas milícias sem que fossem as forças americanas a fazer todo o esforço.

Não as acho legitimas. Mas deve-se dar toda a informação, para que as coisas sejam vistas pelo que são e não como outra coisa.

Quanto ao controlo da industria petrolifera pelos EUA, isso é disparato. OS EUA não controlam a maior parte da industria. Provavelmente a Venezuela e/ou o Brasil controlam bem mais.

angola esta a viver uma das piores ditaduras... é completamente controlada POR UMA FAMILIA

E anteriormente como era?

LOL

para um pais do tamanho dos USA só haver dois blocos partidarios... ou seja... é livre para escolher entre dois... podes escolher a tua mulher mas apenas destas duas...

Estás enganado!

Nos EUA há muitos mais partidos.

E melhor ainda, os independentes têm mais capacidade para se candidarem a cargos públicos que em Portugal.

foram para a 2º guerra combater o racismo quando tinham em vigor leis racisttas que impediam os negros de frequentar certos locais e autocarros

Não foram para a Segunda Grande Guerra combater racismo. Foram defender-se de um ataque.

condenaram portugal por fazer a guerra colonial na mesma altura em que faxiam a guerra do vietnam

Foram guerras bastante distintas. O vietname, não era, nem nunca foi uma colónia dos EUA. Nem estavam a lutar pela independência em relação aos EUA. E os EUA só empenharam tropas em combate depois de um acto de guerra do regime comunista. E sim estavam a ajudar a combater um regime comunista, que para mim é por si só legitimidade q.b..

Manter o Vietname era vital para a estabilidade da área. Era uma questão de controlar a expansão comunista na zona. Por causa do sucesso comunista na zona, o Laos teve uma situação complicada e o Cambodja viveu uma situação horrorosa, a Tailândia nunca estabilizou democraticamente tendo reagido na direcção oposta (ditadura de direita), por haver medo do comunismo e outros países da região também foram indirectamente afectados (embora muito menos que estes).

Uma coisa é trabalhar numa entidade consultiva do Ministério, outra é mandar.
Pois, o director de planeamento de o ministério mais importante do país não manda nada, agora...
Corrupção?

Um gajo é incentivado a ser corrupto porque trabalhou em outras empresas?

Isso não faz sentido nenhum!

A promiscuidade entre cargos privados e públicos que tutelem a mesma área pode levar a que haja o perigo de as empresas em que ele participou sejam beneficiadas por ele mandar na mesma área da governação.

Isto é óbvio, e aliás em Portugal está contemplado na lei:

Artigo 5.º

Regime aplicável após cessação de funções

1. Os titulares de órgãos de soberania e titulares de cargos políticos não podem exercer, pelo período de três anos contado da data da cessação das respectivas funções, cargos em empresas privadas que prossigam actividades no sector por eles directamente tutelado, desde que, no período do respectivo mandato, tenham sido objecto de operações de privatização ou tenham beneficiado de incentivos financeiros ou de sistemas de incentivos e benefícios fiscais de natureza contratual.

http://www.parlamento.pt/Legislacao/Paginas/RegimeJuridicoIncompatibilidadesImpedimentos.aspx

E há vários partidos que defendem um aumento do denominado "período de nojo".

Não estou a dizer que defendes, estou a dizer que estes exemplos demonstram que o que tu estás a dizer não prova que as pessoas que tu acusas de serem "más", estejam a fazer mal. Alias nem apresentaste provas de que elas serem "más", porque ter trabalhado para grandes empresas, ou trabalhado para um governo ditatorial, não faz necessariamente dessas pessoas corruptas, ou qualquer outra coisa, boa, ou má.

Ter um alto cargo num governo ditatorial é, para mim, algo abjecto.

Quanto ao ter trabalhado para várias empresas, ver acima. Eu não digo que ele seja corrupto, eu digo é que ele não devia ser escolhido porque a probabilidade de ser corrupto, ou seja, beneficiar injustamente as empresas em que esteve é muito maior do que numa pessoa que não viesse dessa área do privado. E os legisladores portugueses concordam comigo.

As eleições foram livres.

Não quer dizer que não houvessem problemas, mas foram livres.

Claro. Eu posso ser morto por defender uma posição, mas nada me impede de a defender. Ah, espera, É PODER SER MORTO.

Quanto ao resto, o que eu acho é que ninguém escolheu os EUA como polícias do mundo nem o estilo de vida deles é determinado por Deus como o "certo", e portanto acho que eles não tinham nada que utilizar da força para impor as suas políticas e/ou visões do que é correcto.

Acho que têm todo o direito de se recusar a estabelecer qualquer tipo de contacto com esse país, e tentar levar os outros países a fazer o mesmo.

Que aliás é o que fazem nos países sem petróleo (vide Coreia do Norte, Ruanda, Somália, etc).

Pois, o director de planeamento de o ministério mais importante do país não manda nada, agora...

Não é director de planeamento. É director de um orgão consultivo para o planeamento.

A promiscuidade entre cargos privados e públicos que tutelem a mesma área pode levar a que haja o perigo de as empresas em que ele participou sejam beneficiadas por ele mandar na mesma área da governação.

LOL

Mas qual promiscuidade?

Se ele tivesse a exercer esses cargos ao mesmo tempo, ainda faria sentido, mas não!

E ainda assim tens que provar essas tuas acusações, porque uma coisa seria uma eventual possibilidade de corrupção, outra é haver de facto.

Essa citação da lei, é para a situação oposta. É para o caso em que se vai do público para o privado e não o contrário.

Ter um alto cargo num governo ditatorial é, para mim, algo abjecto.

Depende do cargo e da forma como a função é de facto exercida!

Claro. Eu posso ser morto por defender uma posição, mas nada me impede de a defender. Ah, espera, É PODER SER MORTO.

Era algo que poderia acontecer votando, ou não votando. No Iraque não se morre por ter ideais, morre-se por causa dos tarados extremistas que matam indiscriminadamente. Não foi uma circunstância diferente do dia à dia. E a prova de que houveram eleições livres q.b. tendo em conta a circunstância, é que o governo é de coligação, ou seja, diferentes forças políticas conseguiram boas votações.

Quanto ao resto, o que eu acho é que ninguém escolheu os EUA como polícias do mundo

Não são polícias, mas acho bem que tem poder o exerça.

Ficar a ver os povos serem oprimidos por ditadores é que sim é inaceitável. Quem defende a inacção é cúmplice e só espero que não se vejam eles na situação de oprimido, porque não desejo isso a ninguém.

nem o estilo de vida deles é determinado por Deus como o "certo"

Sou ateu. Referências religiosas não me dizem nada.

portanto acho que eles não tinham nada que utilizar da força para impor as suas políticas e/ou visões do que é correcto.

Deviam ficar a ver os outros serem chacinados e oprimidos, porque isso é que tá certo???

Eu concordo com a utilização da força para garantir a liberdade. E quem a tem deve utilizar para proteger quem não tem. E ao contrário do que dizes, isto é o que é certo!

Que aliás é o que fazem nos países sem petróleo (vide Coreia do Norte, Ruanda, Somália, etc).

Só bons exemplos... Já se viu de onde vem a tua inspiração...

Eu continuo no entanto a achar que depor um ditador e devolver o poder ao povo é SEMPRE, legitimo.

acho piada... tens visto os documentarios no terreno do iraque? ves o poder nas mãos do povo? o povo morre a cada esquina...

os USA instigam os odios entre eles para os dominarem.. uma técnica mt antiga

há uma carta escrita por um comerciante de escravos que dizia "a melhor forma de controlar um povo é coloca-los uns contra os outros"

e quando os governos nos mentem sobre a informação que têm como podemos falar em legitimidade? como sabemos a verdade sobre o pais que querem atacar?

quem é o bom e o mau ditador? quem decide isso? quantos paises no mundo têm ditadores e quantos deles SÃO AMIGOS dos USA?

a china é uma ditaduira que MATA milhares do seu povo em praça publica... não é uma ditadura a china???? mas então porque são amigos dos USA e têm acordos comerciais com eles?? não deveriam libertar o povo chines dos seus ditadores assassinos?

kisinger esteve cerca de 40 anos na administração dos USA... como sabem a maior parte dos cargos nos USA não são elegiveis directamente pelo povo mas pelo presidente...

há uma fação politica, os neo-liberais, que são a maior força politica nos USA de hoje... estão ligados à industria do armamento e do petroleo

não é o povo americano que ganha com a guerra.. o povo perde

mas e o complexo industrial do armamento que vende armas a preços astronomicos ao governo?

e o facto de assumirem o controle de mais de 50% das reservas de petroleo do mundo que usaram logo para fazer subir o preço do mesmo... achas coicidencia os preços subirem na altura em que os USA dominam o iraque?

tambem teve a ver com a destruição de plataformas no mar do mexico mas principalmente foi especulação devido ao facto de dominarem a oferta

estás por dentro da situação mundial? de quantos ditadores há no mundo? quantas guerras crueis com genocidios incluidos?

viste o ruanda e o pedido de intevenção feito por um general à ONU? viste ser recusada a ajuda quando decorria um genocidio? como explicas que deixam acontecer genocidios e vao atacar o iraque?

se vermos os paises com quem os USA fizeram guerra todos são ricos em recursos importantes como petroleo (iraque), borracha (vietnam)... a questão da coreia teve a ver com o colonialismo...

como os europeus ficaram de rastos e perderam as colonias houve um confronto entre a USSR e os USA pelo controle das antigas colonias, ricas em recursos naturais que era o que alimentava o imperio britanico

teckV

LOL

Mas qual promiscuidade?

Se ele tivesse a exercer esses cargos ao mesmo tempo, ainda faria sentido, mas não!

E ainda assim tens que provar essas tuas acusações, porque uma coisa seria uma eventual possibilidade de corrupção, outra é haver de facto.

Essa citação da lei, é para a situação oposta. É para o caso em que se vai do público para o privado e não o contrário.

Ah, portanto quando ele é governante não pode saltar para um empresa porque a pode ter beneficiado injustamente, mas se já esteve nela e obviamente mantém relações com a empresa nunca lhe pode dar para a beneficiar.

Que ideia.

Era algo que poderia acontecer votando, ou não votando. No Iraque não se morre por ter ideais, morre-se por causa dos tarados extremistas que matam indiscriminadamente. Não foi uma circunstância diferente do dia à dia. E a prova de que houveram eleições livres q.b. tendo em conta a circunstância, é que o governo é de coligação, ou seja, diferentes forças políticas conseguiram boas votações.
Se calhar uma das facções teria ganho expressivamente se não fosse isso. Desculpa lá, mas quando matam líderes de movimentos políticos as eleiçõe não são livres.
Não são polícias, mas acho bem que tem poder o exerça.
A lei da selva: ganha o mais forte.
Ficar a ver os povos serem oprimidos por ditadores é que sim é inaceitável. Quem defende a inacção é cúmplice e só espero que não se vejam eles na situação de oprimido, porque não desejo isso a ninguém.
Não apoiar confrontos armados != Inacção.
Sou ateu. Referências religiosas não me dizem nada.
Mas o Bush não, ele disse diversas vezes que Deus se lhe dirigia.
Deviam ficar a ver os outros serem chacinados e oprimidos, porque isso é que tá certo???
Não, fazer waterboarding é que está certo.
Eu concordo com a utilização da força para garantir a liberdade. E quem a tem deve utilizar para proteger quem não tem. E ao contrário do que dizes, isto é o que é certo!
O que é a Liberdade? É a liberdade de ter o país numa guerra civil?

Quando usas a força não sabes se não vais fazer pior do que estava.

Só bons exemplos... Já se viu de onde vem a tua inspiração...
/Facepalm.

Eu estava a mostrar exemplos de ditadores tão maus ou piores que o Saddam e para os quais os EUA se estão a borrifar.

Porque será que escolheram o Iraque para libertar?

EDIT: Estava enganado acerca do resto. Tinha ideia que o ataque aos curdos se tinha passado antes de 1983 e não foi assim. O resto do meu post em baixo é portanto um argumento inválido.

Porque é que mudaram de opinião acerca do Saddam? Ele passou de ser uma óptima pessoa a um ditador terrível de um momento para o outro?

rumsfield-saddam.gif

"As with all sovereign nations, we respect Iraq's independence, sovereignty and territorial integrity."

-- Donald Rumsfeld, 1983

"This is a regime that is responsible for the deaths of hundreds of thousands of people."

-- Donald Rumsfeld, March 21, 2003

"We don’t have an opinion on inter-Arab disputes such as your border dispute with Kuwait, and we have directed our official spokesman to reiterate this stand, and I have a directive from the President, personally, that I should work to expand and deepen relations with Iraq."

– April Glaspie, US ambassador to Iraq, transcript of meeting with Iraqi leadership a week before Iraq's invasion of Kuwait in 1990

Porque é que antes respeitavam a soberania do Saddam e depois já não?

Falco IceBrain, esse último argumento parece a critica do Sócrates à MFL por ter mudado de opinião quanto ao TGV. A 2ª frase foi dita 20 anos depois da 1ª. É natural que muita coisa se tenha passado e haja diferenças.

Claro que é tudo politiquisses mas de qualquer modo, 20 anos são 20 anos, não é de esperar que uma posição se mantenha só porque sim e "a regime that is responsible for the deaths of hundreds of thousands of people." seria uma razão valida para mudar de opinião (não é que não ocorresse antes).

edit: desculpa Falco, enganei-me. Não consigo ler estes posts enormes. Olhei mais por alto :\

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.

Não foi o Falco que disse isso, fui eu. Mas tens razão, eu tinha ideia que a campanha Al-Anfal contra os curdos tinha sido antes disso, mas estava enganado. Mea culpa.

Apesar disso, a falta de condenação (pelo menos mais de que uma simples frase) a certos regimes contrasta demasiado com as acções armadas no Iraque.

Apesar disso, a falta de condenação (pelo menos mais de que uma simples frase) a certos regimes contrasta demasiado com as acções armadas no Iraque.

Sem dúvida. Os interesses comerciais e politicos com a China ou a Rússia (entre outros) falam muito mais alto. Com o Iraque era muito diferente porque entraram no país com relativa facilidade e tinham o petróleo para ganharem dinheiro.

Por exemplo, eu li que a China tem comprado a dívida dos EUA, ou seja, basicamente financia os défices orçamentais absurdos dos últimos anos. É impensável para os EUA perderem esse dinheiro. Penso que continuam a ser o estado com maior dívida externa no mundo.

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.