Jump to content

Click em label

pmaster
 Share

Recommended Posts

Bom dia a todos.

Pessoal é o seguinte, eu crio algumas labels por código da seguinte maneira:

Dim label As New Label
label.Location = New Point(20, 20)
label.Size = New Size(200, 20)
me.Controls.Add(label)

E até aqui tudo bem, mas eu pretendia criar um evento click nestas labels criadas, mas não sei como fazer.

Eu fiz da seguinte maneira mas não deu resultado.

Private Sub Label_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs)
        MsgBox("Click em label")
    End Sub

Mas para ver se me faço entender bem é o seguinte, eu crio X labels através de um ciclo, e queria um evento em cada uma delas, será possivel?

Obrigado 😉

Claro que é possível 😉

Para fazeres o que pretendes basta adicionares handlers por cada novo objecto.

Esses handlers podem ser endereçados a uma única sub (jogando depois com o sender para saber que objecto disparou o evento e com o e para passares argumentos) ou a subs diferentes.

Transformando o teu exemplo, ficaria algo como:

For i As Integer = 0 To 10
            Dim Lbl As New Label
            Lbl.Location = New Point(20, 20 + (i * 20))
            Lbl.Size = New Size(200, 20)
            Lbl.Text = "Clica me!"
            AddHandler Lbl.Click, AddressOf Cliques
            Me.Controls.Add(Lbl)
        Next

Private Sub Cliques(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs)
        MsgBox("Clicaste na label localizada em: " & CType(sender, Label).Location.ToString)
    End Sub

Um aparte, não é boa ideia dar como nome de uma instância, o nome do tipo. Como label As Label.

Outro aparte, quando inserires código no post, selecciona-o todo e escolhe a linguagem na combobox no canto superior direito. Dessa forma contribuis para a legibilidade do código no teu post.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

Já agora, e se usares a versão 2008, podes utilizar os relaxed delegates, que te permitem fazer isto:

Private Sub Cliques()
        MsgBox("Clicaste na label localizada em: " & CType(sender, Label).Location.ToString)
    End Sub

em vez disto:

Private Sub Cliques(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs)
    End Sub

Nesse caso sim. Mas num evento com argumentos "não standard" (se é que posso por desta forma), levas ripada (ou banhada).

Relaxed delegates sim, mas só quando dominares o que estás a fazer ou vais ter WTF moments.

Não concordas jpaulino?

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"