Jump to content

[Ajuda] Javac na linha de comandos

ApolloPT
 Share

Recommended Posts

Antes de mais,

Olá a todos,

Alguém me sabe dizer o porquê de este comando não funcionar na linha de comandos?

"(caminho da pasta onde o ficheiro está coloado)/javac HelloWorld.java'

O código que está no ficheiro é o seguinte:

// Ficheiro: HelloWorld.java

public class HelloWorld {

public static void main(String[] args) {

System.out.println("Hello world!");

}

}

P.S. como podem ver ainda me estou na estaca 0 do java  :bored:

Aguardo uma resposta,

Fábio

Não tens o Java registado na PATH do Windows, o que significa que o Windows não faz ideia de onde está o 'javac'.

Tens 2 formas de o fazer:

1) indicar sempre o caminho completo para o javac, no teu caso deve ser:

C:\Programas\Java\jdk1.6.0_15\bin\javac.exe

2) Ou, se calhar da forma que mais gostas, adicionar o comando à PATH e já podes fazer 'javac ficheiro.java'.

Para adicionar então o caminho vais ao Meu Computador e numa área banca clicas no botão direito e escolhes 'propriedades' (sem clicares em nenhum ícone). Deve-te aparecer aquela caixa com a versão do Windows, entre informações da tua máquina. Vais ao separador 'Avançadas' e clicas no botão 'variáveis de ambiente'

Deve aparecer uma nova janela com duas listas. Vais à primeira, e editas a entrada PATH, que já deve conter alguns valores. Deves então colocar o seguinte:

;C:\Programas\Java\jdk1.6.0_15\bin\

(tem em atenção o pormenor do ponto e virgula inicial, serve para separar os diferentes caminhos. EM principio, já poderás iniciar uma shell usando o cmd, e usar o javac.

Isto para o XP. No Vista ou no 7, deve ser idêntico nos passos intermédios, mas o passo de adicionar o caminho do java à PATH é igual.

Já agora, certifica-te tens o JDK que tens instalado.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Não tens o Java registado na PATH do Windows, o que significa que o Windows não faz ideia de onde está o 'javac'.

Tens 2 formas de o fazer:

1) indicar sempre o caminho completo para o javac, no teu caso deve ser:

2) Ou, se calhar da forma que mais gostas, adicionar o comando à PATH e já podes fazer 'javac ficheiro.java'.

Para adicionar então o caminho vais ao Meu Computador e numa área banca clicas no botão direito e escolhes 'propriedades' (sem clicares em nenhum ícone). Deve-te aparecer aquela caixa com a versão do Windows, entre informações da tua máquina. Vais ao separador 'Avançadas' e clicas no botão 'variáveis de ambiente'

Deve aparecer uma nova janela com duas listas. Vais à primeira, e editas a entrada PATH, que já deve conter alguns valores. Deves então colocar o seguinte:(tem em atenção o pormenor do ponto e virgula inicial, serve para separar os diferentes caminhos. EM principio, já poderás iniciar uma shell usando o cmd, e usar o javac.

Isto para o XP. No Vista ou no 7, deve ser idêntico nos passos intermédios, mas o passo de adicionar o caminho do java à PATH é igual.

Já agora, certifica-te tens o JDK que tens instalado.

antes de mais obrigado pela resposta,

estive a ver na pasta do java e só tenho duas pastas lá 'jre1.6.0_05' e 'jre6' mas já instalei, fiz o primeiro passo e apareceu o mesmo, adicionei a variável primeiro nas 'variáveis de sistema' e depois nas 'variáveis de utilizador' e nada 😉

vou deixar um print screen ...

http://img3.imageshack.us/img3/8227/javacprob.jpg

Talvez o problema nao seja esse mas estás a compilar ficheiros .txt... a extensão apropriada é .java

Experimenta ir pela linha de comandos a pasta bin do jdk e executa directamente o javac...

por acaso esqueci-me do txt mas já tinha tentado antes e voltei a tentar com a extensão java e está na mesma por caminho directo e pela variável, executei o ficheiro javac apareceu a janela do cmd mas fechou automaticamente!

Enganaste-te no passo de adicionar a PATH. Não era para criar uma entrada a dizer javac, mas sim adicionar um caminho na entrada PATH.

Olha, tens aqui uma explicação oficial:

http://www.java.com/en/download/help/path.xml

Quanto ao JDK, não deve haver problema com as versões.

Ainda quanto ao correr o javac e fechar imediatamente é normal, é sinal que compilou com sucesso e deves ter um ficheiro <nome>.class que podes executar com o java, fazendo 'java <nome>.class'.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Não era isso que queria dizer..

Abre a consola normalmente.. depois escreves isto: C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_13\bin (é claro que no teu caso o caminho pode ser diferente e tens de mudar..

depois deve ter aparecido o caminho indicado na pasta onde estás (podes escrever dir e premires enter para ver a lista de ficheiros da pasta onde te encontras e vê se está o javac.exe..)

se estiver, escreve apenas javac e vê se aparece uma espécie de menu de instruções/ajuda... se aparecer podes compilar a partir usando javac nome.java nome mas se der por aí isso indica que o problema foi não teres inserido bem a variavel de ambiente

EDIT: nem tinha reparado.. o nome da variavel não é javac mas sim PATH 😉 Se já existir separas o caminho com ; se ainda não existir crias e metes o caminho

Boas!

Eu tenho um ficheiro apk e pretendo saber o código. O que fiz foi colocar o ficheiro apk em rar e extrai-lo e depois fiz os passos em linha de comandos e no passo: java -jar ./AXMLPrinter2.jar AndroidManifest.xml > AndroidManifest-convertido.xml

Ao executar este passo, da-me o erro: 'java nao é reconhecido como um comando interno ou externo, programa operacional ou ficheiro bath.’

Já fiz os passos aqui indicados neste blog mas:

Quando vou ao meu computador, propriedades, def.avancadas, variáveis de ambiente, nas variaveis de sistema aparece-me: Path. Neste Path, tenho que o nome da variavel: Path e o valor: C:\Program Files (x86)\PC Connectivity Solution\;C:\Program Files\Common Files\Microsoft Shared\Windows Live;C:\Program Files (x86)\Common Files\Microsoft Shared\Windows Live;C:\Windows\system32;C:\Windows;C:\Windows\System32\Wbem;C:\Windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;C:\Users\João\AppData\Local\Smartbar\Application\;C:\Program Files (x86)\Windows Live\Shared;C:\Users\João\AppData\Local\Smartbar\Application\;C:\Program Files (x86)\Google\Google Apps Sync\...

- Ao mudar este valor, posso correr o risco de o java nao funcionar?

- Devo mudar o valor do Path para o caminho que voces indicam?

Obrigado!

não deves mudar o valor por completo, mas sim adicionar o caminho da tua instalação do JDK/bin.

agora só tu é que poderás dizer qual é esse caminho

ps : nota que os caminhos no PATH estão separados por ;

Edited by HappyHippyHippo
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p